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Agis Expedition 2011 em Belo Horizonte – Parte 1

 

Estivemos presentes no Agis Expedition: Evento que reúne grandes marcas para divulgação de seus produtos e novidades no mercado, focado na atualização da dinâmica existente entre revendedores e fornecedores. Leia agora as novidades que várias marcas prepararam este ano para o mercado nacional.

 

Nosso convite surgiu por filiação da minha empresa com a distribuidora Agis (Referência em distribuição de produtos de alta tecnologia), e como não poderia deixar de estar presente, visto que o evento já está em sua sétima edição, fomos ao Ouro Minas, hotel nobre de nossa capital, Belo Horizonte. As marcas que estavam presentes foram: HP IPG, Microsoft, Xerox, HP Cons, AMD, Lex, Asus, TP-Link, Epson, SM, Benq e Itautec. Tivemos a presença também de Ivair Rodrigues, Diretor de estudos de mercado da empresa ITData Consultoria e do renomado jornalista Paulo Henrique Amorin, debatendo o tema do crescimento brasileiro nos últimos anos e oportunidades de empreendedorismo.

 

OBS: Quero frisar que as observações referentes às empresas citadas por nós são de exclusividade do EmpreendedorX, não fazendo parte deste nosso review as opiniões e necessidades das marcas. O que foi observado se refere apenas a palestras e informações que foram mais nítidas e coercitivas. Isso quer dizer que algumas marcas não vão ser citadas, entretanto, isso não quer dizer que não foram importantes.

 

Microsoft:

 

A palestra da Microsoft foi organizada por Breno Pinheiro, que é gerente de canais da empresa. O tema em si se tratava diretamente sobre como as revendas poderiam organizar informações sobre os produtos da Microsoft na hora da venda dos computadores e notebook’s, deixando claras as informações positivas que poderiam ser agregadas e estabelecidas como valor total da máquina. Uma questão bastante discutida por Breno é relativa à carência de informações que as revendas tem dos produtos Microsoft. Simplesmente, o vendedor não sabe o porquê (explicar as qualidades do software) de se contratar um produto original Microsoft, deixando o cliente obter por conta própria um software pirata. Portanto, aproveitando o ensejo, Breno pediu a presença de um dos participantes em uma simulação de vendas, para demonstrar como poderia ser vendido o software do Windows além do Office, ressaltando diversas qualidades do produto original, bem como advertências a possíveis extravios de informações que poderão ser acometidos os computadores com softwares piratas.

 

TP-Link:

 

 

Rodrigo Paiva

 

Algo fantástico que Rodrigo Paiva, gerente de produtos da TP-Link esclareceu para os participantes é que a empresa não só produz roteadores e modems wifi, mas diversos outros produtos (antenas, modems 3g, placas de rede, Switchers, Print servers, Conversores e Transceivers, Ip-Cameras, etc.) e que estes podem muito bem ser oferecidos a consumidores que a cada dia necessitam de mais tecnologia em suas residências. Outro fato interessante apresentado por Rodrigo: A TP-Link é a líder mundial em vendas de ADSL/Wirelles e Líder Nacional em vendas na categoria. Portanto, como frisava, estava mais do que na hora das revendas se capacitarem com essas informações e agregarem valor a venda, disponibilizando ao cliente os produtos da TP-Link.

Outra coisa bem interessante que Rodrigo deixou claro aos participantes é a nova tecnologia que a TP-Link vem trazer ao mercado futuro, o Power Line: Internet pela rede Elétrica.

(Slides da palestra)

 

 

Entenda como funciona

Lexmark:

 

André Ramires, gerente de distribuição da Lexmark abriu a palestra dizendo que a Lexmark é a líder mundial em impressão a Laser Monocromático e que nos últimos anos a empresa dobrou sua quantidade de funcionários, demonstrando assim uma ascensão no mercado de impressões. Seu discurso foi voltado na área de economia de material, energia e tempo, demonstrando vários aspectos que as impressoras Lexmark possuem (Tecnologia de impressão e redução de consumo de energia). Aliado ao fato da economia e produtividade, a marca desenvolveu uma série de aplicativos que são instalados em computadores para otimização do custo total da impressão. Ressaltou, também, que a Lexmark vem investindo em uma nova tecnologia de impressão, chamada Vizix (cartuchos de tinta individuais, que garante impressões em alta qualidade). Ou seja, vários aspectos que poderiam ser demonstrados a clientes para que a marca se consolidasse em efetivo ao cliente final. Questionado sobre a logística da empresa em trocas de toners em impressoras Lexmark nos últimos anos, André reconheceu que em 2009-2010 a Lexmark enfrentou alguns problemas nesse sentido, mas garantiu que os mesmos foram superados e que hoje as operações da Lexmark sobre atendimento a clientes já funciona corretamente.

 

Ivair Rodrigues, Diretor da IT Data Consultoria:

 

 

Ivair Rodrigues

 

Conforme bem explicado em seu website oficial,a IT Data Consultoria:

É uma empresa brasileira de consultoria e inteligência de mercado especializada em pesquisas e estudos com foco exclusivo no acompanhamento dos mercados de produtos e serviços tecnológicos na América do Sul. Dentre os mercados e produtos acompanhados de forma regular e ad hoc pela IT Data, destacam-se as áreas de TI (informática), componentes, eletroeletrônicos, energia, telecom e telefonia, bens de capital, indústria automobilística, dentre muitas outras. Fundada em 2005, a IT Data possui mais de 200 clientes no Brasil e no exterior, atuando em toda a América do Sul. Todos os profissionais da IT Data possuem mais de 10 de experiência no mercado, vindos da indústria, de empresas de pesquisa de mercado e de consultorias.

Ivair Rodrigues é diretor da IT Data e professor de marketing, e sua contribuição no evento Agis Expedition foi simplesmente sensacional. Trouxe a oportunidade dos participantes, informações completamente decisivas no mercado de revendas, como por exemplo, uma pesquisa realizada pelo Wal Mart em que se cita que 63% dos consumidores de tecnologia da loja são mulheres. Ou seja, caso uma determinada loja desse segmento, construir o seu espaço para uma temática mais feminina, com certeza atrairia o público feminino para o consumo de seus produtos. Apesar do dado alarmante que apresentou de que 47% das revendas fecharam as portas nos últimos anos, disse que é possível, sim, sobreviver neste mercado, justamente porque o tratamento de revendas é mais diferenciado do que os das magazines (Ricardo Eletro, Ponto Frio, Carrefour, etc.). Ou seja, esta é a diferença total de uma revenda: Os clientes são bem atendidos e podem conhecer a fundo o produto, porque o profissional está mais capacitado na venda em relação ao vendedor da grande magazine.

 

Ivair apresentou cinco itens que para ele são imprescindíveis na área da conquista do sucesso:

1 – Conhecer o concorrente

2 – Nos conhecer

3 – Conhecer o nosso cliente

4 – Conhecer o mercado

5 – Aprender sempre

 

A cada item, Ivair apresentava dados e estatísticas, demonstrando informações totalmente válidas sobre o contínuo aprendizado da sobrevivência no mercado. Outra informação extremamente importante que concedeu foi a de que dois milhões de empresas não possuem computador em todo o Brasil! Ou seja, um nicho de mercado que pode ser bem explorado por revendedores de produtos na área de TI.

Se posso citar uma frase bem explorada por Ivair, seria: “Negociar é saber lidar com as pessoas”. O mesmo ressaltou que “O atendimento é mais importante do que o preço” e que por isso, um grande problema de lojistas comuns é competir pelo preço e não pelo atendimento diferenciado.

 

Outra dica bem interessante que citou sobre “A hora da venda”:

1 – Não falar preço ou especificações técnicas

2 – Ao invés disso, perguntar: “Por que você precisa deste produto?” ou “O que você realmente precisa?”

Pois sendo assim, o cliente se abrirá e através dessas informações você poderá indicar um produto de qualidade.

 

 

Trecho da palestra de Ivair Rodrigues

[youtube]4R0_nOPc5JU[/youtube]

(Pedimos desculpas aos leitores sobre a qualidade da filmagem)

 

(Slides da palestra)

Qual seria a dica de vocês para a sobrevivência de uma revenda?

Blogueiro, entusiasta do marketing digital e apaixonado por Psicologia. Quer compreender o verdadeiro significado da expressão "Viver em excelência". Sua meta é viver com qualidade ajudando várias pessoas. E claro, ganhando dinheiro com isso. Confira meu perfil Google+.

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