Últimos artigos

Alavanque sua empresa na internet em 6 passos – Midias sociais (parte2)

 

Vamos dar continuidade a série de artigos sobre “como alavancar seus negócios na internet”, com este artigo que gira em torno de usar um sistema de email marketing para conseguir resultados, as redes sociais e a contratação de campanhas patrocinadas.

 

Conforme citamos no artigo anterior, sobre as 3 dicas essenciais para iniciar seu negócio efetivamente no mundo online, é importante que o empreendedor desenvolva um website simples e direto, para atingir os clientes de maneira mais conclusiva, sem excessos de informação. Disponibilizar  conteúdo de qualidade, o que garantirá que o cliente fique no seu site pelo maior tempo possível, e criar o conteúdo da sua página direcionada as técnicas de SEO, que fará com que seu site se destaque na lista principal da busca orgânica de sites como o Google.

 

Neste artigo, iremos falar sobre a importância do seu website estar envolvido  com as mídias sociais e o uso do email marketing.  Como o conceito de “mídias sociais” já causou muita confusão, quando nos referimos a mídias sociais, pretendemos dizer sobre Facebook, Orkut, Linkedin, Google e demais sites que agreguem os usuários da internet.

 

Hoje em dia, não basta que você possua um website completo. É preciso focar a criação do conteúdo e do layout diretamente para o cliente, para que o mesmo permaneça em um ambiente agradável pelo maior tempo possível.  Utilizando o sistema do Google Analytics, conforme explicado no artigo anterior, você poderá acompanhar por quanto tempo os usuários permanecem em sua página e especialmente em qual página. Isso significa que você terá dados de acessos completos(inclusive demográficos), e sem dúvida, com a ajuda do Analytics, a criação de conteúdo para o site do seu negócio ficará mais simples.

 

Use um sistema de email marketing

 

Para quem não sabe, email marketing é a forma que você irá atingir o seu cliente enviando um email sobre determinado nicho de mercado, de forma automatizada. Isso quer dizer que é possível  enviar um email sobre determinado produto, para centenas de clientes, através do email fornecido por eles.  Mas, antes disso, é preciso que você aprenda sobre como realizar a captura de email dos clientes.

 

Existem muitos sistemas na internet que habilitam uma série de ferramentas sobre a captura de emails, um deles é o FeedBurner, do Google. Mas a intenção do FeedBurner não é para envio de emails de marketing, e sim para atualizações no seu site, apesar de ser possível usar para essa finalidade. Geralmente, um programa para envio de emails de marketing não é gratuito, você irá pagar pelo serviço. Por exemplo, indicamos o Uol Host e seu sistema de Email Marketing, que fornece diversas ferramentas e formas de monitoramento dos emails dos clientes. Neste link, você pode conferir se a campanha gerada pelo Email Marketing é viável financeiramente para sua empresa, com um cálculo bastante simples.

 

O uso do email marketing é extremamente importante para manter os seus clientes atualizados sobre as novidades que acontecem em seu negócio, promoções e outras questões ligadas a gestão do conhecimento da sua empresa.

 

Use sistematicamente as mídias sociais (Twitter, Facebook, etc.)

 

Se muitas empresas de recrutamento estão monitorando candidatos através das midias sociais, porque o seu negócio não pode priorizar este segmento? Alias, é um fator imprescindível, na atualidade, desenvolver esse tipo de relacionamento com os clientes. Falamos aqui da excelente opção de pesquisa de mercado através das redes sociais, para descobrir as vontades dos clientes e manter uma forma de comunicação plena entre a empresa e seus consumidores.

 

 

Os nossos amigos do PapoDeHomem administram muito bem uma dinâmica interessante com seus leitores, através de sua FanPage, conforme podem ver na página acima. Se você não faz idéia de como criar uma FanPage, sugerimos a leitura do artigo do MestreSEO sobre a criação de FanPages.

 

É importante que as empresas criem especificamente FanPages para os seus negócios, e não criar um perfil como um usuário comum:  provavelmente estão perdendo dinheiro. O ideal é de fato criar uma Page, pois a mesma fornece uma série de opções que facilitarão o contato da empresa e do cliente. O que não é possível apenas com o perfil.

 

Se faz necessário, também, criar um Linkedin, um Twitter e manter um blog descrevendo as atividades que acontecem em seu ambiente de trabalho. Outra coisa muito interessante que traz resultados satisfatórios é criar uma promoção específica para promover a sua FanPage na rede social. Várias idéias podem ser implementadas(indicar os usuários para curtir um link e posteriormente convidar amigos, criação de frases, etc) e esse tipo de ação começa a se tornar viral, os próprios usuários trabalham para o marketing do seu negócio.

 

Contrate campanhas patrocinadas

 

Você já tem um site em ordem, criou todo o ambiente necessário para a produção de conteúdo e relacionamento com os clientes, mas precisa de um retorno rápido: Contrate uma campanha patrocinada!

 

Recomendamos com afinco o uso do Google Adwords, que é simplesmente a melhor plataforma para anúncios na internet. Claro que existem outras ferramentas de anúncios, mas sem dúvida, devido o fluxo de clientes, o Adwords é o melhor. Entretanto, faz-se necessário uma profunda análise de métricas, custos por clique, views e demais procedimentos conectados ao Adwords.

 

Para entender passo a passo o projeto, visitem um website dedicado a dicas para campanhas patrocinadas, clicando neste link.

 

Queremos sua opinião a respeito de negócios na internet

 

Esperamos assim salientar diversas dúvidas sobre como colocar uma empresa definitivamente na internet. E como nossos leitores utilizam a internet para realizar negócios? Exploram todas as ferramentas que possibilitam uma maior divulgação de seus projetos?

Blogueiro, entusiasta do marketing digital e apaixonado por Psicologia. Quer compreender o verdadeiro significado da expressão "Viver em excelência". Sua meta é viver com qualidade ajudando várias pessoas. E claro, ganhando dinheiro com isso. Confira meu perfil Google+.

Um comentário

  1. ola, adorei o conteudo do site, parabens!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>