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Como analisar as redes sociais da concorrência e aprender muito com isso

Já falamos aqui da importância de se manter e deixar ser envolvido pela inovação, para estar sempre um passo à frente da concorrência. É uma forma de sobrevivermos, e também de nos sobressairmos diante de situações de crise, como esse momento que vivemos atualmente.

Falamos também em como é importante analisar a concorrência quando se está escolhendo um ponto comercial, por exemplo, e também na hora de abrir um negócio com pouco dinheiro. Do mesmo modo, os concorrentes são bem visíveis na hora de analisar as menções que sua empresa recebe nas redes sociais, e também no momento de fazer uma boa e completa pesquisa de mercado.

Pois bem.

Vamos dar um foco agora em como analisar os concorrentes através de suas redes sociais e aprender bastante com isso. Em alguns casos, pode servir de um “puxão de orelha” pra nós, em outros, fonte de inspiração, mas nunca como objeto de cópia ou algo que fuja de uma correta ética profissional.

A melhor maneira de ficar perto dos seus concorrentes nas redes sociais ainda é assistindo-os, vendo o que eles fazem e analisando-os cuidadosamente. Isso mesmo: analisar a concorrência é essencial dentro de suas estratégias nas redes sociais.

Afinal de contas, como você pode tomar decisões inteligentes para ajudar a manter seus clientes atuais e a atrair novos se você não sabe nada sobre a sua concorrência? Quanto mais perto dos seus concorrentes, mais chances você tem de saber se as suas atividades nas mídias sociais estão no caminho certo ou se há algo que deve ser potencializado, eliminado ou revisto.

Vamos mostrar neste artigo como fazer uma análise bem competitiva com relação à seus concorrentes. Vamos lá?

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Por que analisar as redes sociais da concorrência

Se você está se perguntando por que é tão importante fazer análise da concorrência, vai ver todas as respostas abaixo e não vai mais precisar pensar nessa pergunta.

Veja 12 razões:

  • Fornece uma visão geral do seu ramo de atuação;
  • Ajuda a saber como seus concorrentes se comunicam com o público;
  • Saber em todos os momentos o que a concorrência está fazendo, onde quer que esteja;
  • Identificar os pontos fortes e fracos da sua estratégia – e das deles;
  • Conhecer melhor os seus clientes e ter uma ideia mais sólida dos seus hábitos;
  • Inspirar a fazer coisas novas e implementar ações mais potentes;
  • Detectar algo que você não tinha levado em conta mas que é relevante;
  • Saber o que você está fazendo certo e o que não  – para então agir de acordo com as necessidades;
  • Evitar surpresas já que você vai conhecer todos os movimentos da concorrência;
  • Sair na frente, já que você conhecerá o contexto e poderá prever seu comportamento;
  • Permitir que você monitore a atividade e a evolução de seus concorrentes para comparar com a sua performance;
  • Evitar o estancamento e fomentar a permanente melhora para que você se posicione como uma referência no seu setor.

Mas é importante que você tenha em mente que não se trata de ‘espiar’ a concorrência, é preciso analisá-la para poder tirar o maior proveito da sua estratégia. Basicamente, a análise da concorrência não serve para espionar ou copiar, e sim para ter ideias e identificar uma vantagem competitiva.

Veja quem são os seus concorrentes

O primeiro passo na análise de seus concorrentes é saber quem são e onde estão. O primeiro passo é procurar no Google e nas Redes Sociais, encontre a sua concorrência e escolha pelo menos quatro competidores. Dessa forma, você já vai ter dados suficientes para começar o estudo.

Para que a análise da concorrência seja completa, preste atenção nos tipos de concorrentes:

  • Concorrência direta. Ache os seus concorrentes diretos, ou seja, os empreendimentos que fazem parte do mesmo mercado em que você se encontra e oferecem o mesmo produto ou serviço, por exemplo: Coca-Cola e Pepsi, Samsung e Apple.
  • Concorrência indireta. Por outro lado, encontre os seus concorrentes indiretos, ou seja, as empresas que fazem parte do seu setor e têm o mesmo público-alvo, mas que vendem um produto diferente.

Defina os dados da concorrência que você quer analisar

Depois de ter identificado os seus concorrentes, é necessário definir quais são os dados que você vai analisar.

Por exemplo, em quais redes sociais estão os seus concorrentes? Quantas publicações diárias e semanais fazem no Facebook, Twitter e em todos os canais de mídia social? Quantos seguidores têm? Que tipo de conteúdo publicam? Quantas interações são geradas com likes, shares e comentários? Eles respondem as mensagens do público?

Resumindo, tudo o que você acha que pode lhe ajudar a aprender mais sobre a sua concorrência e analisar seu comportamento de forma mais eficaz.

E se você não sabe por onde começar ou quais dados incorporar, além dos mencionados acima, não se preocupe, porque no passo 4 eu vou compartilhar um modelo para download para que você saiba quais os dados precisam ser seguidos.

Tenha as melhores ferramentas para analisar as redes sociais da concorrência

Estamos na era da Internet, onde tudo é mais fácil do que nunca, por isso, se você não sabe como analisar as redes sociais da concorrência, não se preocupe: existem ferramentas especificamente criadas para ajudá-lo a fazer uma análise dos concorrentes da forma mais abrangente possível.

E, apesar de que encontrar estes dados é uma coisa que você pode fazer com facilidade – revisando os perfis rivais – aqui vão algumas ferramentas que podem ser bastante úteis:

1. Quicksprout – https://www.quicksprout.com/

Permite comparar até quatro concorrentes ao mesmo tempo e mostra a quantidade de conteúdo compartilham em suas redes sociais.

2. Fanpage Karma – http://www.fanpagekarma.com/

Controle a sua presença e da sua concorrência nas redes sociais. O plano gratuito dá a possibilidade de analisar os últimos 90 dias de todas as contas e permite comparar o desempenho, o crescimento, o conteúdo mais usado, o número de fãs, as interações, a frequência de publicação e o engagment, dependendo do dia, da hora, e muito mais.

3. Audiense – https://es.audiense.com/

Permite medir a sua marca e a concorrência no Twitter ao mesmo tempo. A ferramenta compara as suas ações com as dos seus concorrentes.

4. Twitter Counter – http://twittercounter.com/

Com esta ferramenta é possível fazer uma comparação de seguidores e tweets no Twitter, embora a versão gratuita só permita visualizar no máximo seis meses.

5. Like Alyzer – http://likealyzer.com/

Faz uma análise completa de fan pages do Facebook se você informar só a URL: Analisa desde informações mais básicas até o rendimento das publicações.

6. Quintly – https://www.quintly.com/facebook-analytics/

É semelhante à Fan Page Karma e permite monitorar as redes sociais (como Facebook, por um período de teste gratuito). Fornece informações sobre os KPIs, o comportamento dos fãs, usuários mais ativos, tempo de resposta e interações com os usuários e localização, entre outros.

Recolha dados e analise as informações

Esse é o momento de fazer a análise da concorrência, identificar qual é a sua vantagem competitiva (e, portanto, trabalhar para promovê-la) e ver quais são as informações úteis que você pode extrair dos seus concorrentes para melhorar o desempenho da sua estratégia nas redes sociais.

Para poder analisar tudo isso, é fundamental que você monte um documentou ou planilha onde vai anotar os dados de forma clara e agrupável. É importante fazer esse seguimento e dedicar o tempo necessário à análise.

Tome decisões estratégicas

Depois de ter recolhido e analisado informações dos seus concorrentes, chega o momento crucial: tomar as decisões que vão mudar o rumo da sua empresa.

No fundo, esta é a verdadeira razão pela qual você analisa os seus concorrentes: pra fazer o seu negócio melhorar. Então, agora que você já tem todos os dados à sua disposição, é hora de decidir o que fazer com eles.

Aproveite a oportunidade pra fazer um brainstorming e redefinir a sua estratégia de mídia social, mas também vá além e aproveite pra potencializar as ações que você sabe que funcionaram, deixe de fazer tudo o que não esteja funcionando e nunca deixe de provar novas ideias. É assim que você vai encontrar a fórmula que vai lhe permitir crescer e crescer enquanto você vê os concorrentes ficarem pequenininhos no seu retrovisor.

Se você fizer uma boa análise dos concorrentes e tomar as medidas adequadas, ninguém vai pará-lo.

Leader of competition. Concept. 3d illustration.

Resumo para finalizar

Você viu neste artigo que:

1) Ver o que os outros estão fazendo vai lhe ajudar a melhorar a sua própria estratégia de mídia social e fazer que o seu negócio cresça.

2) A análise da concorrência não serve para espionar ou copiar, e sim para ter ideias e identificar uma vantagem competitiva;

3)Depois de ter identificado os seus concorrentes, é necessário definir quais são os dados que você vai analisar;

4) Apesar de que encontrar estes dados é uma coisa que você pode fazer com facilidade, existem ferramentas que podem ser bastante úteis.

Então, o que você achou destes passos e orientações sobre como analisar as redes sociais da concorrência? Vai implementar? As informações foram úteis? Participe e interaja conosco através dos comentários!

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