Últimos artigos

Está sem motivação? Então veja o que Bill Gates tem a dizer e ensinar

Acordar na segunda-feira e ir trabalhar, encarar aquele ou aquela colega chato(a) no serviço, ler uma infinidade de e-mails na caixa de entrada antes de pegar no batente…

São muitos os acontecimentos na nossa rotina que nos deixam cansados(as), exaustos(as), insatisfeitos(as) ou apenas sem motivação para continuar. Ainda que você esteja “sofrendo”, a máquina da produção continua a girar, e os clientes esperando para adquirir seus produtos ou contratar seus serviços. Vamos combinar que todos passam por momentos assim, e você não está sozinho(a) neste barco.

Está sem motivação? Então veja o que Bill Gates tem a dizer e ensinar.

Separamos as melhores frases do mostro da tecnologia para dar um empurrãozinho na sua “árdua” rotina. O nome Bill Gates dispensa apresentações, não é mesmo? É um gênio dos códigos de programação, que realizou grandes feitos em sua vida – como a criação do Windows e a popularização do computador.

Se hoje você pode “ostentar” um smartphone, notebook ou tablet, certamente Bill Gates tem muito de contribuição nessa acessibilidade. Mesmo que você diga que a Apple é melhor que a Microsoft e que Steve Jobs seja seu maior ídolo, não dá para negar a importância de Gates na democratização da informática e modernização de processos no mundo. Portanto, arrume um espacinho no coração para ele também!

O dia-a-dia exige disposição e ânimo, afinal, a luta para enfrentar todos os desafios do trabalho e da vida pessoal não param (e caminham em uma constante). Nós que acostumamos e somos treinados para dar o máximo nos nossos empregos, e fazer “tudo-ao-mesmo-tempo-agora”, muitas vezes somos nossos auto gestores e não temos o luxo de deixar tudo para trás. Estamos cada dia mais em busca de nos tornarmos o profissional do futuro, e para isso, devemos estar em aprendizado contínuo.

Neste artigo você vai encontrar os principais ensinamentos de Bill Gates, em cápsulas para se motivar e encher o seu dia de positividade. Não precisa de receita e o consumo é livre!

“Ao persistirem os sintomas, o artigo deverá ser consultado”, combinado?

35_bill_gates1

Mas afinal, quem é Bill Gates?

Então, vamos lançar alguns dados biográficos deste empresário que tem muito a ensina-lo(a).

Para conhecer alguém, é sempre bom saber de onde veio, sua trajetória e eventos que marcaram a sua vida.

Pois bem.

Bill Gates e seu parceiro Paul Allen começaram no mundo da tecnologia em 1975. A visão comercial somado à visão tecnológica tornou possível o acesso a computadores pessoais (personal computers, ou apenas PCs) em praticamente todo o mundo. Junto ao hardware (parte física), surgiu o OS (sistema operacional) Windows.

Em apenas 6 anos o então jovem Bill Gates já aparecia na lista dos homens mais ricos do mundo pela Revista Forbes. Para isso acontecer ele precisou abandonar a carreira em Harvard em 1976, o que não impediu que o rapaz tivesse um extremo sucesso.

Após vários anos dedicados à desenvolver seus produtos e soluções tecnológicas, e de ter conseguido mudar a forma como as pessoas se comunicavam e trabalhavam, Bill Gates decidiu depois de alguns anos que era um bom momento para se afastar dos trabalhos diários na Microsoft e se entregar a atividades filantrópicas.

Desde 2008, ele dedica a maior parte de seu tempo para trabalhar em uma fundação chamada Bill & Melinda Gates Foundation, de combate a pobreza mundial. A instituição se dedica a promover caridade e ciência pelo mundo, e tem sede nos Estados Unidos. Além de se dedicar à filantropia, por meio da fundação, Bill Gates também financia pesquisas diversas na área da saúde.

O que talvez você não saiba é que ele vendeu seu primeiro programa de computador por US$ 4,2 mil, aos 17 anos, para a escola onde estudava. Você também não deve saber que, durante o período da faculdade, resolveu um complexo problema matemático, feito que foi publicado em uma revista acadêmica e que não foi superado pelos 30 anos seguintes.

Impressionante, né?

Estamos falando de um empreendedor cujas ideias modificaram as vidas de praticamente todas as pessoas do mundo de forma profunda e ampla.

As principais lições de gestão de Bill Gates

Agora que você sabe de quem estamos falando, quem melhor pra incentivar o seu dia a dia do que uma das figuras mais importantes de todos os tempos?

No livro “A gestão segundo Bill Gates”, o autor Des Dearlove aponta diversos pontos importantes na administração do empresário que todo empreendedor deve conhecer para fazer uma boa gestão de seus negócios.

Como empreendedor, você deve estar sempre atento às principais tendências, novidades e transformações sociais e tecnológicas do mundo, e fazer um exercício constante de pensar à frente e tirar proveito das mudanças que ocorrem.

Veja as principais lições que separamos:

1 – Estar no lugar certo na hora certa

Se tem uma coisa que Gates sempre soube fazer foi reconhecer uma boa oportunidade e aproveitá-la. E talvez essa seja uma das características mais importantes para um empreendedor. Quer um exemplo? A primeira parceria da Microsoft foi com a IBM, nos anos 80. A empresa de hardware, querendo entrar no mercado de computadores pessoais, procurava um fornecedor de software.

Gates fechou com a IBM, comprou um software criado por uma empresa pequena por 50 mil dólares, implementou melhorias substanciais no produto e o vendeu* por 8 milhões de dólares para a IBM. Isso é que é margem, não é?

2 – Investir na equipe e motivá-la

Gates é conhecido por trazer para sua equipe os melhores estudantes recém saídos da universidade, além dos bons pacotes de benefícios para motivar a equipe. Como qualquer bom empreendedor, ele sabia que sozinho não iria chegar à lugar algum e que precisava investir em uma equipe engajada e comprometida.

O engajamento é um ativo fundamental para o sucesso de uma empresa, e só será conquistado a partir de uma cultura que valorize verdadeiramente o funcionário e possibilite que ele se conecte com os valores da empresa. Escute seu funcionário, invista nele e transforme sua organização em um lugar onde as pessoas querem trabalhar, mais do que isso, onde elas se orgulham de trabalhar.

Artigo sobre liderança – Como ser um líder eficiente que eleva os resultados do seu time (ainda não foi publicado)

3 – Pedir e ouvir os feedbacks de clientes

A Microsoft sempre acreditou na importância de receber feedbacks de seus clientes. Na versão beta do Office 2010, por exemplo, os clientes davam o feedback em formato de fácil entendimento para a equipe, com divisões para comentários positivos e negativos. A empresa também é conhecida por receber bem as reclamações, além de arquivá-las, para que os erros possam ser corrigidos de forma rápida.

4 – Saber tudo que se passa no seu negócio

Para Bill Gates, gostar de tecnologia era muito importante, principalmente como fundador de uma empresa cujo core estava ligado à tecnologia. Agora, mais do que isso, o empreendedor ressaltava a importância de conhecer e entender todos os processos de uma empresa para estar sempre bem informado, perto de seus funcionários e por dentro de tudo que se passa.

5 – Ser visionário

Um visionário da tecnologia, Bill Gates sempre pensou à frente. Tão à frente que anteviu, em 1999, muitas das grandes mudanças pelas quais o mundo está passando no momento. Palpites que na época em que foram feitos pareciam “não ter pé nem cabeça”, mas que, de fato, se tornaram realidade. Alguns exemplos:

  • Comparadores de preços na web: vide os grandes sites especializados como Buscapé, JáCotei e Zoom, além dos e-commerces ou sites de venda de passagens de avião;
  • Celulares com internet: hoje isso é tão comum, que ninguém quase se lembra que em algum momento essa tecnologia não existia e que as pessoas viviam sem ela. Em 1999, Gates já previa a invenção dos smartphones;
  • Pagamento de contas pela internet: quando os bancos começaram a oferecer aos seus clientes a possibilidade de acessar e movimentar suas contas pela internet nós não imaginávamos que um dia esse serviço pudesse superar as operações feitas em agências físicas. E muito menos que empresas fossem inventar sistemas de pagamento via celular – como já vem ocorrendo;
  • Redes sociais: poucos conseguem imaginar suas vidas sem as redes sociais. O facebook, a maior rede social do mundo, e também uma empresa milionária;
  • Anúncios pagos virtuais direcionados: sim, ele também previu essa grande transformação no mercado publicitário e nas possibilidades de anunciar e direcionar anúncios para alcançar determinado público-alvo.
  • O poder da rede como instrumento de engajamento social: estamos na era da colaboração e do uso da rede como poderosos instrumento de engajamento a causas, movimentos, manifestações e marcas. Bill Gates também já tinha previsto que tudo isso aconteceria muito antes.

As melhores frases de Bill Gates para se inspirar – sucesso e liderança

Está sem motivação? Então veja o que Bill Gates tem a dizer e ensinar.

1 – “A paciência é um dos elementos chave para o sucesso”;

2 – “Minha ambição sempre foi poder realizar os sonhos”;

3 – Quando olhemos para o futuro, no próximo século, veremos que os líderes serão os que favoreçam o desenvolvimento de todos os outros”;

Artigo sobre liderança – Como ser um líder eficiente que eleva os resultados do seu time (ainda não foi publicado)

4 – “Os líderes do futuro serão os que empoderam os outros”;

5 – “Considero que no próximo século, se temos sorte, contaremos com um panorama mais global. Deixar de pensar que “sim, isso é bom para o meu país” e pensar num mundo em grande escala”;

6 – “É genial festejar o sucesso, mas é mais importante aprender com as lições do fracasso”;

7 – “Para ser grande, às vezes é necessário correr riscos enormes”;

8 – “O capitalismo é algo maravilhoso para motivar as pessoas. Ajuda à criação de invenções geniais. Por outro lado, no que se refere às problemáticas mundiais em grande escala, realmente decepcionou profundamente”;

9 – “O sucesso é um mestre terrível. Convence às pessoas inteligentes a pensar que não vão perder”;

10 – “As companhias comerciais fracassam por vários motivos. Em algumas vezes são mau administradas, em outras, simplesmente não criam produtos que satisfaçam aos clientes. Entretanto, acredito que o maior vilão de uma companhia – principalmente nas indústrias que provem mudanças radicais, como a nossa – é justamente a dificuldade de adaptar-se às mudanças”;

11 – “Nunca se compare com ninguém neste mundo. Caso o faça, entenda que você estará insultando a si mesmo”;

12 – “O mundo não se interessa pela autoestima. O mundo espera que você consiga fazer algo, com independência para que você se sinta bem – ou não – consigo”;

13 – “Antes de Paul [Allen] e eu começamos a companhia (Microsoft), nós nos envolvemos em alguns projetos de software que foram desastres. Eles só traziam novas pessoas, e ninguém sabia como o projeto seria estabilizado. Nós prometemos para nós mesmos que faríamos melhor do que isso”.

As melhores frases de Bill Gates para se inspirar – negócios e inovação

14 – “Esse é um momento fantástico para entrar no mundo comercial, principalmente porque os negócios irão mudar ainda mais na próxima década, muito mais do que nos últimos 50 anos”;

15 – “Seus clientes menos satisfeitos são a maior fonte de aprendizado”;

16 – “As grandes organizações requerem um altíssimo nível de compromisso de todas as pessoas envolvidas”;

17 – “A propriedade intelectual tem a vida útil de uma banana”;

18 – “Enquanto alguns de nossos competidores compravam aviões e ficam por aí se divertindo, nós investimos quase todo o dinheiro de volta na nossa companhia”;

19 – “Na Microsoft, temos montes e montes de ideias brilhantes, mas também se percebe que vêm de cima… Acredito que essa não é a melhor forma”;

20 – “Neste negócio, quando você percebe que está em problemas, já é muito tarde pra se salvar. Se o sujeito não está assustado e correndo o tempo todo, não vai durar muito”;

21 – “Se você não pode fazer algo bem, pelo menos faça que tenha uma boa aparência”;

22 – “Se você mostrar o problemas às pessoas, e indicar uma solução, elas vão se mobilizar para agir”;

23 – “Somos responsáveis pela criação da indústria dos PCs. Toda a noção de máquinas compatíveis e toneladas de softwares é algo que levamos à computação. Exatamente por isso, é nossa responsabilidade assegurar-nos que aspectos como a segurança não interfiram no caminho da realização deste sonho”;

24 – “A Microsoft teve rivais claros no passado. Felizmente, há museus para documentar tudo isso”;

25 – “Escolho uma pessoa preguiçosa pra fazer um trabalho pesado. Principalmente porque uma pessoa preguiçosa vai encontrar uma forma simples de resolver o problema”;

26 – “Em três anos, todos os produtos da minha companhia estarão obsoletos. A única pergunta é se somos nós mesmos os que vão deixá-los obsoletos ou se outra pessoa fará isso primeiro”;

27 – “A Microsoft não tem a ver com cobiça. Trata-se de inovação e igualdade”;

28 – Para criar um novo modelo, é preciso algo que não é só um pouquinho diferente. É preciso algo realmente novo, que capture a imaginação das pessoas”;

29 -” A primeira regra de qualquer tecnologia aplicada aos negócios é a de que a automação usada em uma operação eficiente diretamente magnifica a eficiência. A Segunda é saber que a automação aplicada à operações ineficientes magnificará a ineficácia”;

30 – “Se dúvida, estou bem atendido quando o assunto é comida e roupa… O dinheiro não tem mais serventia para que do que resolver alguns pontos. A principal razão dos recursos é a construção de uma organização e para obter recursos para ajudar aos mais pobres no mundo”;

31 – “Todos os dias nos perguntamos: como posso fazer meus clientes felizes? Como podemos estar à frente em matéria de inovação nesta indústria? Porque, se nós não o fazemos, alguém mais o fará”.

As melhores frases de Bill Gates para se inspirar – situações cotidianas

32 – “A vida não é justa… Acostume-se a isso”;

33 – “A tecnologia é somente uma ferramenta. No que se refere a motivar as crianças e conseguir que trabalhem juntas, um professor é o recurso mais importante”;

34 – “Creio que é justo dizer que os Computadores Pessoais se converteram na ferramenta mais poderosa que criamos. São ferramentas de comunicação, criatividade e podem ser moldadas pelos usuários”;

35 – “Você tem que ser realista sobre o fato de que o governo é um instrumento bastante contundente. Sem a atenção constante de pessoas altamente qualificadas e com estatísticas adequadas, nada pode ser feito bem”;

36 – “O estilo de vida moderno não é uma criação política. Antes do ano 1700, o mundo inteiro era terrivelmente pobre. A vida era curta e cruel. As coisas não eram assim por que não tínhamos bons políticos; tivemos excelentes políticos. Mas começamos a inventar – eletricidade, motores a vapor, microprocessadores, começamos a entender a genética, a medicina – e inovar. Sim, a educação e a estabilidade são importantes – não tiro o mérito a essas questões -, mas a inovação é o verdadeiro motor do progresso”;

37 – “As pessoas sempre têm medo das mudanças. Tinham medo da eletricidade quando foi inventada”;

38 – “É impressionante ter passado de em um mundo no qual os computadores eram ignorados ou complexos demais para um onde os mesmos computadores são a ferramenta de todos os dias. Esse era o sonho que eu queria converter em realidade, e grande parte da realização aconteceu assim como eu esperava É possível debater sobre modelos publicitários, sobre qual é o protocolo de trabalho em rede mais eficiente ou mesmo sobre quais são os tamanhos das telas que devem ser usados em um dispositivo. Há menos robôs hoje em dia do que eu poderia acreditar”;

39 – “Me dei conta, há 10 anos, que a minha fortuna deve retornar à sociedade. É melhor não transferir a nossos filhos uma fortuna de tal tamanho que chega a ser difícil imaginar. Não é construtivo para eles”;

40 – “A internet está se transformando na praça centra da aldeia global do amanhã”;

41 – “A internet fez com que as regras da competição mudassem, e isso dá chance de as pequenas empresas alavancarem aquilo que fazem de melhor – reagir rápido e desenvolver relacionamentos próximos com seus clientes -, enfrentando seus maiores competidores”;

42 – “Erradicar (as doenças) é muito importante. Zero é o número mágico. Ou você faz o necessário para chegar a zero e fica contente por ter alcançado o objetivo ou tenta chegar o mais próximo possível desse objetivo. Quando você se rende, tudo volta à estaca zero, e aí você gastou dinheiro, credibilidade e tempo que poderiam ter sido usados pra outras coisas”;

43 – “A televisão não é a vida real. Na vida real as pessoas de fato têm que sair da cafeteria e ir trabalhar”;

44 – “O mercado não faz que os cientistas, comunicadores, pensadores ou mesmo os governos façam as coisas corretas. É só prestando atenção a cada um destes campos e contando com pessoas brilhantes que poderemos alcançar o progresso que tanto necessitamos”;

45 – “Seja bom com os nerds. É muito provável que você acabe trabalhando para um”;

46 – “Tive realmente muitos sonhos quando era pequeno, acredito que isso se deve ao fato de ter tido a oportunidade de ler muitíssimo”.

35_bill_gates2

Conclusão

Percebeu a quantidade de sabedoria e experiência nas frases de Bill Gates? Sem dúvida, dá para usar esses ensinamentos nos seus projetos pessoais e de trabalho.

Esperamos que a seleção de lições e pensamentos deste grande personagem tenha conseguido te dar inspiração, motivação, além de ampliar a sua visão sobre a realidade.

No fim das contas, somos todos resultados do que escolhemos para nossas vidas, somado aos erros e acertos. O futuro é só uma probabilidade e o passado se trata somente de escolhas.

Para saber mais detalhes sobre a vida, a obra e a trajetória de Bill Gates, dê uma olhada nesse vídeo disponível no Youtube. Com toda certeza ele tem muito a nos ensinar.

Para saber mais sobre o que Bill Gates anda fazendo, uma boa dica é acompanhar o blog que ele mantém. Lá você encontra dicas de leitura e ideias que estão fazendo a cabeça do empreendedor – só que está em inglês.

E ai, o que achou do artigo? Deveríamos adicionar algum outro pensamento de Bill Gates? Fique à vontade para dizer o que acha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>