Últimos artigos

Entenda o Empreendedor Individual

 

Você sabe o que é o Empreendedor Individual? Com certeza está perdendo várias noticias acerca deste incrível projeto governamental. Basicamente, a pretensão do programa é formalizar todos os profissionais autônomos. Se você é um ou conhece alguém nesta situação, leia este artigo

 

Já se foi a época em que profissionais autônomos não tinham direito a cobertura da previdência, nem CNPJ e muito menos podiam realizar contratos de pessoa jurídica. Atualmente, o programa “Empreendedor Individual”, lançado a exatos dois anos, formalizou mais de 1 milhão de profissionais que viviam a margem do mercado.

 

[youtube]ExIG_etprcg[/youtube]

 

O projeto foi desenvolvido pelo governo federal com supervisão do SEBRAE, que é um excelente órgão que atribui a função de instruir profissionais e empresas com cursos e treinamentos voltados a educação financeira, produtividade e conhecimento de mercado. Um programa que posso citar e que é bastante efetivo, produzido pelo SEBRAE, é o EMPRETEC:  Um seminário que tem por objetivo desenvolver características de comportamentos empreendedores nos participantes. Emprega metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU). É indicado a empresários e empreendedores que planejam iniciar um negócio ou modificar sua forma de agir.

 

Quais as vantagens do Empreendedor Individual?

 

Retirado do site oficial:

1 – Cobertura previdenciária

2 – Contratação de um funcionário com menor custo

3 – Insenção de taxas para registro da empresa

4 – Ausência de Burocracia

5 – Acesso a serviços bancários, inclusive credito

6 – redução da carga tributária

7 – Emissão de alvará pela internet

8 – Segurança jurídica

E muitos outros benefícios!

Nós do EmpreendedorX apoiamos os incentivos e projetos fornecidos pelo governo voltados as pessoas empreendedoras da classe C. Toda esta movimentação fomenta a economia, além de contribuir com a formação educacional das pessoas, que participarão de conferências a fins de aprimoramento pessoal. Naturalmente, a longo prazo a matemática deste projeto é transformar as pessoas, tornando-as bem esclarecidas, empreendedoras e que farão o país estar um passo a frente na concepção do capitalismo consciente e livre. As áreas de atuação podem ser bem distintas, por exemplo, você pode muito bem direcionar uma campanha de serviços ou vendas de produtos em marketing para as mídias sociais, ou vender em sua própria casa. O endereço do empreendedor individual pode ser sua própria residência, o que facilita o processo de venda, pois não há gastos com espaços físicos. Até em apartamento é possível registrar sua empresa!

 

Não se limite pensando que para montar sua empresa é necessário que você tenha algum dinheiro, aqui em nossa revista digital já explicamos que é possível montar um negócio com pouquíssimo dinheiro, principalmente pensando que o Empreendedor Individual tem parcerias com os bancos, especialmente o Banco do Brasil e a Caixa Econômica. Se você apresentar um plano de negócios bem estruturado,  poderá conseguir a captação necessária para comprar material e girar o seu projeto, com baixas taxas de juros. O limite de faturamento do programa é de R$36 mil reais por ano, mas o governo estuda a possibilidade de ampliar este valor para um nível superior, visto que há diferenças contundentes na contabilidade entre quem vende e quem fornece serviço.

 

Para se ter uma idéia geral sobre como o projeto tem funcionado, uma pesquisa realizada recentemente pelo SEBRAE com mais de 10 mil empreendedores revela as dificuldades, pretensões e o tipo de pessoa que procura a formalização. Um dado relevante referenciado na pesquisa é de que as mulheres representam 45% de todos os empreendedores individuais formalizados pelo sistema. E conforme bem frisado por Ivair Rodrigues, consultor da ITData Consultoria no Agis Expedition em Belo Horizonte, as mulheres representam um papel bastante importante no mercado.

 

Como posso fazer o registro do meu negócio?

 

 

Primeiramente, você precisa visitar o site oficial, se optar por não registrar sua empresa, poderá ligar ao SEBRAE e pedir instruções, bem como conferir se em sua cidade acontece a semana do empreendedor individual, que de fato auxilia os empreendedores com várias idéias, conforme podem ver neste link. Outra possibilidade de instrução é participar do SEI: SEBRAE para o Empreendedor Individual, que apresenta os temas básicos para a gestão e o fortalecimento dos negócios do EI através de oficinas presenciais, capacitação a distância e conteúdo via celular.

 

[youtube]J3DaCMrvFbM[/youtube]

(semana do empreendedor individual)

 

 

Não perca tempo! Formalize o seu negócio agora, através do programa do Empreendedor Individual. Com muito trabalho, conhecimento e estratégia, você conseguirá levar o seu empreendimento ao sucesso!

 

Blogueiro, entusiasta do marketing digital e apaixonado por Psicologia. Quer compreender o verdadeiro significado da expressão "Viver em excelência". Sua meta é viver com qualidade ajudando várias pessoas. E claro, ganhando dinheiro com isso. Confira meu perfil Google+.

2 comentários

  1. Rodrigo, parabéns pelos trabalhos e matérias que vc tem postados, são tudo excelente e muito bem projeto
    desejo muito sucesso, para vc e empresa. Com essa matéria vc fechou com chave de ouro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>