Últimos artigos

Entendendo mais sobre empreendedorismo

A palavra empreendedor (entrepreneur, em inglês) surgiu na França há muitos anos, apesar de estar “na moda” por aqui só agora. Ela define pessoas que estimularam o progresso econômico e sua condição através de ideias inovadoras e maneiras diferentes de agir. Pode se dizer que empreendedor é aquela pessoa que sai em busca de oportunidades de mercado, são aquelas que criam recursos e produtos que geram lucros.

Grandes nomes marcaram a definição de empreendedor, como Henry Ford com a criação do método de produção do automóvel, Bill Gates no mercado computacional, Steve Jobs com a Apple, entre inúmeros outros. No Brasil temos muitos empreendedores de sucesso como: Roberto Marinho, Sílvio Santos, Eike Batista e etc.

Todos esses empreendedores tem algo em comum: força e ousadia, focados em criar empreendimentos lucrativos e tecnológicos com novas ideias. Através de livros, cursos e outros meios podemos ter lições de como investir e inovar em uma empresa.

Muitas empresas tem dificuldades nos primeiros anos por falta de experiência, mas muitos erros podem ser evitados. Se você está planejando algo ou pretende ser um empreendedor vale ler algumas dicas e se apoiar em pessoas que já passaram por aquilo, que podem te ajudar a evitar ou minimizar certos deslizes.

Algumas dicas bem importantes para quem está iniciando a empreita de empreendedor:

- Realize contratos: acerte detalhes e coloque no papel. Os contratos te ajudam a manter a palavra e não ser cobrado além do que prometeu. Sendo um comprovante legalizado você tem onde provar se algo sair errado.

- Qualidade no negócio: divida tarefas em etapas para ter qualidade no que está oferecendo. Reavalie periodicamente o sistema para garantir rapidez nas negociatas.

- Termos de pagamento: entenda sobre os termos que envolvam pagamentos, vantagens e desvantagens. Analise o cliente e seus pagamentos para estabelecer regras.

- Custos e suas legalidades: invista em modelos de documentos que lhe sirvam de contrato, terá alternativas para resolver problemas.
- Diferenças entre freelancer e empregado: o freelancer é aquele que presta o serviço para sua empresa, de forma terceirizada. Essa modalidade vem crescendo no mercado e é a opção mais rápida para seus investimentos. Fique atento se eles estiverem ocupados quando você precisar, pois poderá ter um problema com prazos e entregas. Se for contratar tenha todos os dados que capacitem aquela pessoa a estar no cargo dado. (linkar o texto medo de expansão)

Repair-Agreement

- Faça acordos legalizados: os acordos legalizados são excelentes pra se defender em casos de funcionários ou pessoas que tenham acesso a papéis confidenciais da empresa.

- Parcerias com outras empresas e termos: ao firmar uma parceria com uma empresa defina antes os termos e responsabilidades do que deve ser acertado para evitar problemas.

- Contas bancárias: se a empresa ainda não for registrada, crie uma conta só para ela. Vai facilitar no hora de identificar as entradas e saídas e é mais prático e seguro para o contador, quando ele entrar na jogada.

- Ferramentas adequadas: utilize ferramentas gratuitas para propagar sua empresa, aplicativos e tudo o que possa ser rentável mais tarde. Sem conhecimento dificilmente seu negócio segue firme, pra isso utilize esses dados e acrescente as soluções para se dar bem.

- Existem ainda algumas diferenças nos papéis organizacionais de uma empresa. O empreendedor é o que transforma a situação, cria expectativas, o sonhador, visa o futuro. O administrador trabalha de forma mercadológica e planeja para se criar produtividade no mercado.

Pense na estrutura e na organização da empresa antes de empreender, pois isso afeta o produto oferecido e funcionários. As teorias organizacionais mais utilizadas partem de Max Weber, Frederick Winslow Taylor e outros, e estes dizem que as organizações devem ser bem estruturadas.

A burocracia e administração científica das organizações podem ajudar a executar determinadas tarefas e procedimentos empresariais. Mas o fator mais importante da estrutura de organização é o ambiente a ser operado, isso deve ser analisado com cautela pois faz parte da concepção da empresa. Na época de Fayol, Max Weber e outros o cenário era diferente e mais teórico, hoje estamos voltados para uma era mais industrial e um controle gerencial maior.

Verifique sua estrutura antes de se organizar e avalie os membros da sua empresa e como suas responsabilidades estão organizadas. A organização inclui papéis e divisão de tarefas, coordenação entre os membros etc. Organizada também de forma hierárquica a empresa pode se avaliar através de: produto, mercado e clientes. Se a estratégia baseia-se na identificação e satisfação das necessidades de um grupo de clientes específicos, os recursos humanos devem ser organizados de uma forma eficaz para criar e entregar os resultados exigidos pelos clientes.

Vários fatores precisam ser pensados com relação a estrutura da empresa e estas geralmente dependem de alguma dimensões: como é dividido o trabalho; padronização do trabalho; centralização e formalização do trabalho; métodos de coordenação. Daí surgem vários desafios para se organizar, como o equilibro adequado frente ao mercado, objetivos a serem traçados e quais são os mais importantes, lutando contra os graus de diferenciação dentro da empresa e buscando melhorias.

O empreendedor tem um novo olhar sobre o mundo e busca sempre a evolução, ousadia e toma decisão sobre novos métodos a serem adotados. Um dos grandes modificadores dos processos industriais foi Gerber, que disse que o século XVII foi marcado por estes processos porque o mundo necessitava de uma revolução econômica, e ele a fez. O empreendedor é este que busca essa revolução. De modo geral o empreendedor tem papel importante no mercado e nos modelos empresariais, invista no seu lado empreendedor.

Tamara Benetti desistiu de jornalismo, mas nunca superou o amor pelas palavras. Virou eventeira por profissão e bloggueira por encomenda. Ariana meio insegura, de astral bonito e firmeza nos passos, leva a vida sempre de sorriso aberto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>