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Como os micro serviços e freelancers podem te ajudar a montar e manter seu negócio

Se a situação econômica do país ou da sua empresa não permite mais grandes gastos com a contratação de serviços e profissionais pontuais, talvez essa seja a chance de você apostar em serviços criados especialmente para quem não pode pagar muito.

A tendência dos micro serviços e freelancers vem ganhando espaço nesse momento, e há inúmeros sites especializados em oferecer bons profissionais do mercado, em diferentes setores. O que é eles são mais baratos, práticos, trabalham com um prazo flexível e atendem a vida agitada dos empreendedores.

Vamos mostrar neste artigo como os micro serviços e freelancers podem ajudá-lo a montar e manter um negócio, com qualidade e sem custos exorbitantes. Afinal de contas, quando se é um pequeno empresário, não há muito capital para investir. A praticidade em comprar serviços indispensáveis ao seu negócio como se entrasse em um supermercado para comprar alimentos, escolher o que precisar, pagar e sair, se torna um grande aliado na hora de investir o precioso tempo de todo micro empresário ou empreendedor individual. A verdade é que a  tendência dos micro serviços tem ajudado a tirar muitas empresas do papel.

Aliás, os micro serviços são consequência da tendência em “comprar tudo em um clique” que já chegou no Brasil, devido a busca de objetividade na compra por parte do consumidor, relatado em pesquisas de comportamento.

Como há inúmeros concorrentes e inúmeras possibilidades na internet, independente do preço, a empresa que oferecer uma experiência mais rápida para o usuário levará a venda. Isso inclui uma rápida e eficiente navegabilidade.

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Micro serviços e freelancers na internet

Com os micro serviços e freelancers, você empreendedor fica à disposição de uma enorme variedade de serviços, novidade e métodos de marketing que talvez não conhecesse.

O preço do profissional freelancer é mais em conta porque são profissionais autônomos, geralmente trabalham em casa e não tem maiores custos com funcionários, espaço de escritório, prestações mensais e grandes obrigações fiscais, o que diminui significativamente os custos dos projetos.

Ao contratar um freelancer, você pode reduzir significativamente seus custos, e consequentemente aumentar os seus lucros. Diferentes freelancers podem fazer diferentes tarefas, conforme a sua necessidade e especialidade de cada um. Isto pode poupar o salário de empregados, permitir maior controle dos recursos do seu negócio e até administrar melhor os impostos do seu negócio.

Os micro serviços e freelancers estão mais acostumados a trabalhar com prazos mais curtos, sem tanta burocracia, e ainda podem ser encontrados fora do horário comercial. Daí que costumam ser mais flexíveis e normalmente te proporcionam um atendimento mais personalizado. Como eles trabalham com poucos projetos de cada vez, podem dar maior atenção às suas necessidades específicas.

Como contratar

Uma boa orientação somada à escolha de um profissional qualificado pode gerar bons resultados.

Antes de procurar um freelancer você deve definir bem o que você precisa. Ao contrário de uma empresa ou um estúdio que conta com uma equipe de trabalho, o freelancer trabalha sozinho ou com algumas parcerias pontuais, então, o ideal é que você defina bem o que precisa para saber se a pessoa que você vai contratar está habilitada a realizar tudo o que precisa.

Para contratar, é só buscar um profissional adequado, analisando os portfólios, sugestões de conhecidos, avaliando os trabalhos já realizados, e claro, tendo uma boa conversa com o “candidato” para verificar se o que ele oferece é compatível com o que você espera.

Além disso, verifique:

  • Quais serão os prazos?
  • Como os pagamentos serão realizados? Haverá emissão de nota fiscal?
  • Como vocês vão se comunicar?
  • Vão assinar contrato? Quem vai fornecer? – Dica: caso sua empresa já tenha algum contrato tipo, vale a pena utilizar. Mas caso o projeto seja muito pequeno, talvez não seja necessário. Nessas situações pergunte também ao freela se ele já tem um contrato que vocês possam utilizar nessa situação. E se caso sua intenção seja trabalhar com muitos freelas no futuro, crie um contrato específico que possa ser usado em futuras situações;
  • O que acontece se algum dos dois desistir a meio do projeto?
  • Quanto tempo de resposta vocês vão ter um para o outro?

3 situações micro serviços e freelancers podem ser contratados

1. Design – Qualquer coisa relacionada à identidade visual da marca, peças e layouts podem ser facilmente desenvolvidas por profissionais freelancers. Muitos até tem expersite nesse tipo de trabalho, por já terem passado por agências de publicidade e design (sendo que alguns até conseguem fazer as duas coisas ao mesmo tempo, para garantir uma grana extra).

Além do menor custo, ao contratar um freelancer para este tipo de trabalho, provavelmente, ao analisar seu portfólio, você já se identificou com os serviços realizados, o que ajuda a transferir a sua personalidade à marca.

Por possibilitar uma comunicação direta, contratar um freelancer permite acompanhar o processo de criação, podendo opinar e sugerir modificações para que o projeto fique adequado ao que você espera para seu negócio. Se isso for feito via agência, pode ser um trabalho mais burocrático pois, internamente, essas pequenas alterações precisam passar por uma “fila”, em que outros clientes ficam no páreo.

2. Construção de blogs e sites – Independente da área de atuação da sua empresa, hoje em dia é de vital importância, e uma exigência do mercado, possuir um espaço na internet para dar publicidade ao seu negócio.

É fácil identificar desenvolvedores freelancer para essa atividade, é só ficar atento ao rodapé dos sites, onde geralmente ficam as suas assinaturas.

Procure na internet sites ou blogs com os quais você se identifica, entre em contato com o desenvolvedor e faça um orçamento dentro do que sua empresa vai precisar.

3. Produção de conteúdo – Já falamos em outros artigos sobre a importância de criar e manter um espaço na internet onde o conteúdo é pensado e produzido para atrair seu público alvo. Para isso o seu site ou blog tem que ter conteúdo de qualidade, com o objetivo de fidelizar os clientes e potenciais clientes.

Produzir conteúdo de qualidade é uma tarefa que pode tomar muito tempo de sua equipe e ter custos elevados, logo a terceirização é uma opção bastante atraente.

Os freelancers trabalham sobre encomenda e cada um é especializado em determinado nicho, assim, após definir o seu público alvo, você pode contratar freelancers especializados em cada tema, diminuindo os custos e garantindo conteúdo de qualidade para seu site.

Onde encontrar freelas na internet

1. GetNinjas – www.getninjas.com.br

O GetNinjias é um site para anunciar e visualizar serviços diversificados, que vão desde aulas de dança e serviços domésticos até consultoria de economia e finanças. O cadastro é super simples e leva poucos minutos. O prestador de serviços ganha uma página pessoal com as descrições, fotos e avaliações do trabalho, que pode ser encontrada por buscadores de internet.

Também é possível baixar um aplicativo do site (Android) para receber notificações quando os profissionais responderem seus contatos.

2. Freelancer.com – www.freelancer.com

Esse é um dos maiores classificados online para encontrar trabalhos: está presente em mais de 248 países e regiões. São quase 13 milhões de usuários cadastrados, dos quais 20% empregadores, com cerca de 270 mil ofertas de trabalho. O valor médio de remuneração por projeto é de 200 dólares. É destinado para profissionais de todos os ramos, mas é bem forte para programadores, designers e profissionais de marketing digital.

3. Logovia – www.logovia.com.br

Se a sua intenção é investir parte do orçamento de marketing na criação e desenvolvimento de produtos gráficos como logotipos, cartões e folders, o lugar é aqui. Os clientes preenchem o brinde e o orçamento disponível e os designers selecionam os projetos que desejam realizar. O site funciona com o sistema de concorrência criativa, o que permite que mais de um profissional realize o trabalho e, quem escolhe o ‘vencedor’ é o cliente. Existem pontos de contato ao longo do projeto em que o cliente manda feedbacks para os designers para orientar o desenvolvimento do trabalho. O site faz o intermédio do envio dos trabalhos e do pagamento.

4. 99 designs – www.99designs.com.br

Essa opção aqui também é voltada para designers: no banco de dados estão cadastrados cerca de 320 000 usuários dessa área. O site tem uma política forte contra cópias que pode causar a suspensão da conta do designer que copiar trabalhos alheios. Alguns trechos do site ainda não apresentam tradução para o português. O site funciona de maneira semelhante ao Logovia, com o sistema de concorrência criativa, mas uma das vantagens é que ele oferece uma área restrita para trabalhar com clientes conhecidos.

Man's hands using smart phone and laptop computer at office desk

Em resumo

1) A tendência dos micro serviços tem ajudado a tirar muitas empresas do papel;

2) Micro serviços e freelancers, em geral, são mais baratos, práticos, trabalham com um prazo flexível e atendem a vida agitada dos empreendedores;

3) Esses profissionais podem te proporcionar um atendimento mais personalizado;

4) A criação e o desenvolvimento de blogs, sites, peças e conteúdo são algumas situações em que os micro serviços e freelancers podem ser contratados;

E ai, o que achou do artigo? Já teve uma boa experiência com esse tipo de contratação? Não? Conte pra gente através dos comentários! Até o próximo artigo!

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