Últimos artigos

Startups de sucesso no Brasil

 

Para quem não sabe, uma startup é uma empresa jovem, do tipo embrionário que pode ou não estar funcionando ativamente ou não passar de um planejamento de mercado, a espera de capital para desenvolver projetos de impacto social.  Agregando o contexto de que o crescimento da empresa após definidos certos termos(financeiros, gerenciais, etc) é exponencial. Portanto, startups são basicamente negócios de baixo custo que crescem de maneira rápida e consistente.

Reservamos um artigo para que você conheça algumas das startups que foram sucesso no mercado brasileiro recente.

 

Birutas, mídias mirabolantes

 

Para uma empresa que começou no banheiro, somente em 2003, através da oportunidade de passar por um processo em uma “incubadora jovem”, a empresa cresceu. Em apenas 4 meses a empresa faturou seu primeiro milhão e até hoje, com sedes em Rio de Janeiro, São Paulo e no nordeste, continua faturando valores superiores aos 7 dígitos.

 

Peixe urbano

 

O peixe urbano foi o pioneiro no mercado de compras coletivas do Brasil. Lançado em Março de 2010, está presente em mais de 60 cidades brasileiras com ofertas exclusivas oferecidas para seus usuários. Júlio Vasconcelos e seu sócio Alex Tabor(criadores do Peixe urbano), sempre tiveram experiência com internet marketing. Talvez este tenha sido o motivo para perceberem a força do Groupon nos Estados Unidos e a oportunidade de aplicar a mesma fórmula no Brasil. Hoje a ideia é um sucesso, com centenas de sites semelhantes que tentam copiar a fórmula da empresa.

 

Buscapé

 

Empresa criada em 1999 por  Romero Rodrigues, até então estudante de engenharia,  só tinha a disposição do projeto cerca de R$400,00 ao mês para manter o site no ar, junto com 3 colegas. Aos poucos, ganhou confiança com varejistas, que a princípio se desconfiavam de investir em anuncios de produtos na internet. Após 10 anos de fundação, venderam 91% das ações por mais de U$300 milhões de dólares. Hoje o site é referência em comparação de preços de produtos de todo o Brasil.

 

SambaTech

De acordo com o site Mais Startup:

“A Samba Tech é uma start-up mineira fundada em 2004 recém investida pela FIR Capital e, apesar de jovem, já assegurou uma posição relevante no mercado de vídeos on-line na América Latina, construindo projetos de ponta para grandes corporações e grupos de mídia. Com a visão de ser, em curto espaço de tempo, a maior empresa de gerenciamento e distribuição de conteúdos na internet, a empresa conta hoje com clientes como SBT, O Boticário, Record e parceria com o MIT (Massachusetts Institute of Technology).”

 

Boo-Box

 

O boo-box é uma vitrine discreta e informativa associada ao conteúdo no qual o usuário confia. Basicamente é um sistema de anúncios em que o usuário recebe sutilmente informações de produtos e serviços sem que seja interrompida qualquer tipo de leitura inicial. Empresa criada em 2006, certamente não tinha noção de que seria mencionada na revista especializada de empreendedorismo Tech Crunch e até mesmo um investimento direto da Intel, em valores financeiros e de logística.

 

Você tem uma boa ideia que precisa de recursos para ser executada?

 

 

 

 

Se você tem uma boa ideia que pode ser aplicada e precisa de recursos, uma boa sugestão é o site Portal Makaha. De acordo com seus desenvolvedores, o “makaha chega para descobrir novos talentos e levantar investimentos no universo das midias sociais”. É uma espécie de portal para empreendedores independentes. O site assegura a conexão entre investidores e potenciais empreendedores. Portanto, se você tem uma boa ideia para ser executada, sugerimos essa opção muito interessante.

 

 

Outra oportunidade para apresentar possíveis projetos e receber fundos, além de preparação por equipes especializadas é a empresa Confrapar. Segundo o diretor executivo da empresa, Carlos Eduardo Guillaume, em uma entrevista: “Podemos falar da Confrapar para ilustrar. A Confrapar se especializou em Capital Semente, ou seja, investe em empresas que possuem pouca ou nenhuma receita e estão literalmente nascendo. Essa entretanto, não é uma tendência. O mercado irá crescer como um todo, e teremos players em todos os estágios de desenvolvimento.

Quanto ao segmento, a Confrapar também se especializou em Tecnologias da Informação. A nosso ver, essa especialização é importante quando se trata de capital semente, pois conseguimos entender a língua falada pelo empreendedor e contribuir também no negócio em si.”

O momento do Brasil reflete a tendência a desenvolvimento de projetos e fundos de recursos. Acredito no potencial empreendedor do brasileiro, por isso, se você tem projetos que não saíram do papel, agora é a hora.

Vocês conhecem alguma história de startups que deram certo? Além disso, pretendem começar uma startup?

 

Blogueiro, entusiasta do marketing digital e apaixonado por Psicologia. Quer compreender o verdadeiro significado da expressão "Viver em excelência". Sua meta é viver com qualidade ajudando várias pessoas. E claro, ganhando dinheiro com isso. Confira meu perfil Google+.

2 comentários

  1. Show parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>