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Networking ainda é mal realizado no Brasil

Em algum momento da carreira você pode passar por uma turbulência, seja o desemprego ou a iminência de perder o cargo, insatisfação com a empresa ou necessidade de crescimento dentro da própria empresa. É nesse momento que surge a urgência em se reposicionar no mercado, e ter bons contatos pode contribuir para isso. No entanto, o bom relacionamento profissional não é o forte dos brasileiros, como revela o estudo que minha empresa realizou com 650 executivos que são meus Professores do Instituto de Desenvolvimento de Conteúdo para Executivos (IDCE).

Networking, uma ferramenta estratégica

De acordo com o levantamento, 80% dos executivos atuantes em médias e grandes empresas reconhecem o networking como uma ferramenta de estratégia para o mercado de trabalho, mas sabem que, principalmente os novos profissionais, não trabalham o relacionamento interpessoal de modo eficiente. A maioria das pessoas acredita que networking seja apenas conhecer várias pessoas e ser conhecido por elas.

Networking: Uma ferramenta estratégica

Networking: Uma ferramenta estratégica

Vamos imaginar uma pessoa numa praia que conheça todo mundo. Contudo, quando alguém pergunta o que esta pessoa faz profissionalmente, ninguém sabe dizer. Ela tem um bom relacionamento pessoal, mas não profissional (networking). Por outro lado, para ser bem extremista, vamos imaginar que alguém precise da indicação de um bom marceneiro. Você responde que conhece, tem o contato dele, mas lembra apenas das qualidades e não sabe nem o nome dele direito. Esta pessoa, apesar de você nem saber o nome dela, possui um excelente networking, pois as pessoas sabem o que ela faz bem profissionalmente e a indicam para os conhecidos.

Networking no Brasil ainda engatinha

Construir uma sólida rede de contatos profissionais e ser reconhecido pelas qualidades no ambiente de trabalho é uma cultura tradicional nos Estados Unidos e Europa. No Brasil, esse ainda é um cenário em desenvolvimento. Por aqui, o profissional brasileiro encontra muitas dificuldades ao longo de sua carreira devido à falta de um networking sólido. Nos países desenvolvidos, existe uma abertura entre as pessoas para que elas se conheçam e se informem sobre suas capacidades. Esse processo ocorre até mesmo entre funcionários de empresas concorrentes. Ser reconhecido no mercado, inclusive por empresas que atuam no mesmo segmento, desde que mantido o código ético, é um bom exemplo de networking verdadeiramente funcional.

O estudo realizado por nós também revelou que a dificuldade do profissional brasileiro em construir seu networking começa na própria faculdade. As instituições de ensino em geral no Brasil não possuem disciplinas de empregabilidade e construção de carreiras. O mínimo que elas deveriam fazer é preparar o aluno para o mercado de trabalho. No mundo corporativo, à medida que você cresce profissionalmente, as competências comportamentais são cada vez mais importantes que as competências técnicas, portanto, é, sim, papel da faculdade ensinar em sua grade curricular temas ligados à empregabilidade do profissional.

Networking

Networking

Os executivos apontaram também que outro problema relacionado a essa questão é o fato de que o próprio mundo corporativo é cruel com os profissionais, pois falta tempo útil para se dedicar à expansão de sua rede de contatos. O mundo corporativo faz as pessoas trabalharem muito, e  com a necessidade de dar atenção também à família, saúde e amigos, o tempo fica curto para os profissionais. E mesmo aquelas pessoas que estão desempregadas, que por força da necessidade de trabalhar para ter dinheiro se vêem obrigadas a fazer networking, ao se recolocarem nunca mais o fazem, pois querem esquecer este período desagradável que é procurar emprego. Elas se esquecem de que networking é para o resto da vida.

Segue abaixo algumas dicas de Erros e Acertos que considero importante para os Profissionais do Mundo Corporativo sobre Networking :

Erros:

1. Achar que ser conhecido é ter networking

Networking é quando as pessoas conhecem você e sabem no que você é bom profissionalmente.

2. Só usar o networking quando precisa

O mercado muda muito rápido e, por isso, é importante estabelecer contatos trimestrais ou semestrais com a sua rede profissional, para que saibam que atividade você está desempenhando naquele momento.

3. Fazer networking com pessoas com cargo abaixo do seu

Conhecer pessoas profissionalmente é sempre importante, mas ter networking é quando estas pessoas têm relevância na área em que você atua, seja para te indicar ou contratar.

4. Ter vergonha de fazer networking

Cada um de nós tem apenas dois ou três talentos. Por isso, não é errado falar daquilo em que você é bom.

5. Não entender que a sua carreira depende de conhecimento técnico e de empregabilidade

Além de conquistar bons contatos e saber se apresentar como um bom profissional é importante cuidar da carreira. O mercado vai afunilando à medida em que crescemos profissionalmente.

Acertos:

1. Frequentar cursos, palestras, congressos etc.

É importante frequentar ambientes em que as pessoas da sua área também fazem parte com a mesma finalidade. É necessário apenas se apresentar em breves palavras e ter sempre um cartão de visitas.

2. Criar e manter contatos em duas vias

Da mesma forma que você precisa de contatos relevantes, também é importante ser o contato dos outros. Ajudar alguém quando for solicitado é primordial. Lembre-se de que o mercado é pequeno. Além disso, programe-se para encontrar as pessoas de relevância da sua rede com certa periodicidade. Se não puder ser presencial, que seja pela web.

3. Ser conhecido em sua própria empresa

O melhor caminho para você ter uma rede eficiente é ser conhecido em sua empresa, mesmo que por pessoas de setores diferentes.

4. Cada mudança de emprego ou promoção deve ser comunicada

É muito importante comunicar às pessoas cada conquista profissional, pois elas percebem que você tem proatividade e busca novos desafios.

5. Tenha um plano de carreira estruturado anualmente

Verifique a cada semestre como tem percorrido o caminho traçado. No início de cada ano avalie se você realizou o que havia projetado no ano anterior. Corrija as falhas e estipule sempre metas mais ousadas.

Empresário há 10 anos, atuou durante 15 anos em multinacionais como executivo. É palestrante da área de negócios e apresentador do Programa "Foco em Negócios" pela Band. O Fundador e CEO da escola de negócios IDCE.

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