Últimos artigos

4 técnicas para realizar marketing gratuito na internet

É fato que, para conquistar espaço na internet, é preciso realizar um trabalho sério na área de marketing. Inclusive, já falamos do poder e da importância do marketing em nosso portal. Para quem pode contratar uma empresa especializada em divulgação de organizações, o processo é tranquilo. Mas para o empreendedor que possui orçamento bem modesto? Separamos para vocês as 4 técnicas mais efetivas para realizar marketing gratuito na internet.

Marketing gratuito na internet

Marketing gratuito na internet

Infelizmente, muitos empreendedores acreditam que não devem produzir conteúdo de qualidade a priori da compra do serviço/produto por parte do cliente. Na verdade, uma das formas mais efetivas de se fidelizar um cliente é justamente divulgar ou fornecer um conteúdo de qualidade, com o intuito de atrair atenções, para que o visitante sinta-se confiante para se tornar um cliente fidelizado. Fornecer conteúdo de qualidade sem dúvida gera muita credibilidade e confiança por parte do visitante, pois é subtendido o compromisso com a qualidade do material e o respeito para o possível consumidor. É importante pensar nisto considerando uma das técnicas mais antigas do marketing: um cliente precisa sentir-se em vantagem enquanto consumidor. Ele deverá pensar que está consumindo aquele material gratuitamente, mas que deveria estar pagamento por isso. É claro que vocês não entregarão a cereja do bolo, mas é um fato que eles sentirão mais confiantes para se tornarem potenciais consumidores.

 

Email marketing

O Email marketing é um grande contribuidor para a fidelização de clientes. Sugiro que façam pesquisas a respeito das técnicas de utilização do email marketing, mas a princípio divulgo para vocês o http://mailchimp.com/, site que possibilita a criação de uma lista de e-mails para manter contatos com clientes à custo zero.

A instalação do sistema deve ser concluída em seu próprio site, seja com um pop-up de entrada, seja com um widget (box lateral) ou até mesmo no próprio Facebook. Essa lista de email funcionará a seu critério e à medida que acumula mais visitantes nela, poderá lançar divulgações e conteúdo exclusivo somente para os cadastrados na lista.

O Mailchimp é gratuito até a soma de 2.000 cadastrados e, a partir disso, deve-se contratar um pacote.

 

Videos

A gravação de vídeos sem dúvida é uma das técnicas mais importantes para se divulgar um serviço/produto ao cliente. É claro que as gravações não devem ser simples: é necessário  imagem e áudio de alta qualidade . A imagem limpa e o áudio claro e limpo transmitem credibilidade e facilita o entendimento daquele que assiste.

Mas você pode pensar: Como conseguir fazer isso? Por onde começar?

Neste caso, recomendamos que visitem o site da Lilia Porto (http://www.tamapitch.com/). Ela dá várias dicas sobre como produzir um vídeo de qualidade com baixo orçamento. Verifique todo o site, pois a mesma segue uma das dicas que postamos aqui, ou seja, “Material Grátis”. Isto significa que você encontrará muito conteúdo útil para ajuda-lo a gravar um vídeo capaz de transmitir credibilidade ao cliente.

São várias opções de marketing gratuito. Qual você escolheu?

São várias opções de marketing gratuito. Qual você escolheu?

Facebook

difícil de acreditar, mas muitos empreendedores ainda não utilizam o Facebook como forma de divulgar o seu negócio. As possibilidades de se realizar um marketing efetivo são muito motivadoras, conforme podem ver nos dados à seguir:

1 – 965 milhões de usuários no Facebook

2 – Site mais visitado do mundo

3 – Mais de 500 bilhões de impressões de página por mês

4 – Gera o dobro de impressões em relação ao Google, segundo site mais visitado

Com estes dados, certamente o Facebook é um local para divulgação de negócios, desde que se tenha um planejamento adequado de divulgação. Para começar, o empreendedor deve criar uma FanPage específica para o seu negócio. A partir disso, ele pode divulgar para seus amigos, também não podendo esquecer-se de colocar o link em seu website oficial. Outro fator extremamente importante é a divulgação de sua marca no Facebook Ads, neste caso, indicamos o curso “A verdade sobre o Facebook Ads”, do nosso amigo Daniel Bender. O curso é pautado por muita prática utilizando esta ferramenta e reduzirá drasticamente o desperdício financeiro na hora de realizar campanhas através do Facebook. Já realizei o curso e indico com total conhecimento de causa. Portanto, conheçam o curso clicando aqui.

Não podemos nos esquecer de indicar a utilização do Twitter a seu favor. O Twitter também é, sem dúvida, uma rede social bastante utilizada e que gera muito retorno para quem o encara como uma ferramenta de negócios. Diversas empresas, pessoas públicas e empreendedores utilizam o Twitter para vender produtos, serviços ou até mesmo indicar algo para receber alguma comissão. Existem Twitters bastante seguidos que até mesmo cobram por um tweet. Aconselhamos que comece a utilizar o Twitter para divulgar seus serviços, mas tenha em mente fazer muitos contatos dentro da rede, trocando e conversando sobre assuntos que possam ser interessantes. Assim, pessoas que já possuem uma rede ativa de clientes podem indicar os seus serviços. Foi o caso que tivemos com a subway, que nos agradeceu por um artigo que produzimos e pelo qual recebemos muito retorno!

 

E vocês, como utilizam o marketing gratuito a seu favor?

Existem outras ferramentas para divulgação e claro, não abordamos todas as funções das redes aqui indicadas em sua totalidade. Por isso, perguntamos: como vocês utilizam o marketing gratuito a seu favor? Que tipo de ferramentas utilizam?

Blogueiro, entusiasta do marketing digital e apaixonado por Psicologia. Quer compreender o verdadeiro significado da expressão "Viver em excelência". Sua meta é viver com qualidade ajudando várias pessoas. E claro, ganhando dinheiro com isso. Confira meu perfil Google+.

9 comentários

  1. Ah sites como o Telelistas, Ache Aqui, Apontador entre outros, que se caracterizam como um bom divulgador gratuito, ah o pacotes pagos, mas também o modesto e de graça, basta se cadastrar e divulgar sua empresa.

    Outro modo também, é o uso de uma ferramenta simples mas de grande força virtual que é o Google Places, ou em outras palavras escrever sua empresa no Google Maps ou Google Eath.
    Uma vez sua empresa cadastrada no Places ela irá figurar entre as primeiras em uma eventual busca no Google do tipo “Sorveterias em Olinda”, alem de ganhar espaço no sistema de mapas mais usado no planeta.

    • Dyego,

      Excelentes dicas.

      Sem dúvida utilizar desses recursos é uma ferramenta interessante para promover qualquer tipo de negócio. Entretanto, é bom salientar o bom uso dessas ferramentas, pois muita gente faz spams, o que não é correto e acaba prejudicando.

      Abraços!

  2. Olá, Rodrigo!
    Estou acompanhando as dicas do seu blog que está bem organizado e está sendo de grande utilidade continue assim um forte abraço e até outro momento

    • Oi Alexandre, obrigado pelo feedback.

      Espero realmente poder contribuir para o crescimento dos leitores. Você chegou a aplicar algumas das técnicas descritas nesse artigo?

      Abraços!

  3. Boa tarde.

    Poderia me dar um auxilio?
    Eu presto serviços de contador, emissão de guias em atraso, abertura/alterações e encerramentos de empresas, Imposto de Renda Pessoa Física e Jurídica, inclusive contabilidade propriamente dita, departamento pessoal, fiscal e etc.
    Eu não tenho uma empresa legalmente constituída, porém já trabalho e presto serviços para escritórios de contabilidade a algum tempo, mas como pode imaginar o trabalho é muito e o retorno é pouco. Então gostaria de prestar serviços diretamente para pessoas em geral. Capacidade e conhecimento eu possuo, só não sei como divulgar o serviço na web. Poderia me dar umas dicas de onde eu posso publicar o meu serviço?

    Obrigado

  4. Será que a lei do menor esforço me ajudou, estou precisando otimizar meu site nos buscadores de serviços… tipo face, google, será que ganho uma forcinha….. obrigado, quem sabe se peguei você de bom humor e na boa vai me ajudar.. abraços… valeu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>