Últimos artigos

A arte das possibilidades

 

O sucesso só é capaz de ser conquistado mediante uma estratégia de adaptação frente a inúmeras situações que possam aparecer. Ter um senso de análise apurado neste contexto faz toda a diferença. E para que você consiga lidar com todas essas adversidades é preciso que você esteja disposto a captar novas possibilidades.

O vídeo(em inglês) “forças globais definindo o futuro dos negócios e sociedade” por Mr. Mckinsey apresenta uma discussão sobre tendências globais, mudanças futuras no mercado e também a maneira mais adequada que podemos acompanhar a rápida mudança do mercado. Para assegurar o desenvolvimento e a existência contínua da empresa, empreendedores precisam aprender a cooperar com o governo, estar interessados em mudanças na legislação, seguir tendências do desenvolvimento da tecnologia e outros assuntos ligados a meios de produção, procurar novos parceiros e mercados, investir em novos produtos com design diferenciado, procurar por novos fornecedores, etc. Na verdade, são inúmeras as possibilidades de desenvolvimento que as pessoas precisam se orientar.

 

Isso traz a tona o fato que desenvolvimento e sucesso é para aqueles que podem mudar e adaptar-se,  em outras palavras - usar a arte das possibilidades. E em se tratando de um mundo global, isso já está provado através de práticas inovadoras de criatividade em diferentes empreendimentos humanos.

 

A arte das possibilidades representa esperança e a oportunidade de transcender através da diversidade. Ou seja, a capacidade de saber lidar com problemas que aconteçam, sem pestenejar, pode criar possibilidades. Apenas pergunte a si mesmo: de acordo com o que eu tenho feito, se eu não estou assustado e sim criando, isso me dá o que preciso? Estou vendo resultados? O que eu poderia inventar agora, que ainda não inventaram e que possa me dar novas opções?

 

 

Compartilhe sua visão de mundo com outras pessoas

 

A  nossa mente cria, define e limita aquilo que pensamos ser possível. Todo problema, todo dilema e todo beco sem saída que nos deparamos na vida e os negócios, só parecem insolúveis dentro de um quadro específico em que estamos vivendo. Quando você desenvolve uma nova mentalidade frente a esses problemas insolúveis surgem novas oportunidades e possibilidades de criação.

 

Para conquistar e viver a arte da possibilidade é importante que você enxergue a si mesmo como alguém que contribui. Ao contrário do sucesso ou fracasso, a contribuição não escolhe lados. No jogo da contribuição jogue-se na vida dos negócios como alguém que faz a diferença, aceite essa decisão sem pensar como nem porquê. Recompensas geradas a partir de contribuição são gratificantes e tem um tom profundo que nos faz ser mais motivados.

 

A arte das possibilidades também nos convida a prática de gerar uma centelha de possibilidade que possa ser compartilhada com outras pessoas. É uma relação de troca: você dá um pouco de você e do seu conhecimento e recebe dos outros a mesma gratificação. Trata-se de trabalhar em conjunto em um caminho de luz. Basta imaginar que as pessoas são um convite para um grande evento que estamos prontos para participar.

 

Tudo isso se trata de uma lógica básica: Uma pessoa, mesmo usando a arte das possibilidades, pode trazer um futuro de expansão. Mas e se essa pessoa abre a oportunidade de se  conectar a novos associados? O crescimento é absolutamente maior e mais abrangente.

 

 

Temos diversos caminhos a seguir

 

Apenas fixe em sua mente esta ideologia – inventar e manter ideologias que trazem mais possibilidades. Trata-se de reestruturar significados, criar visões, e criar um ambiente em que a possibilidade é amplamente falada – onde a força intrisíca da possibilidade supera a força da espiral descendente que nos desestimula e nos prende no mesmo lugar.

 

Veja bem, e leve isso com bastante seriedade: A arte da possibilidade se trata de transformar todo o seu estilo de vida! Vamos provar que a arte da possibilidade dá uma chance de crescer de uma ideia de “eu deveria apenas trabalhar” para um estágio de desenvolvimento positivo a nível de negócios e estilo de vida.

 

Jovem economista da Letônia, especializada em economia internacional. Trabalhou para o governo de seu país na área de economia e também em uma rede de hotelaria da India. É apaixonada por assuntos globais e quer fazer diferença no mundo.

2 comentários

  1. Todo empresário ou profissional bem sucedido tiveram sempre que transformar a espiral descendente oportunidades de crescimento por meio da pesquisa, inovação, criatividade e sobretudo por deixarem um legado para as próximas gerações para ficarem “antenadas” nos indicadores da referida espiral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>