Últimos artigos

A importância do Coaching no mundo empresarial

Você sabe o que é coaching? Conhece as vantagens que o coaching profissional pode trazer para a sua empresa? Hoje em dia, muito se fala em consultoria empresarial, visando maior produtividade entre as realizações da organização. Leia agora sobre a importância do coaching profissional em empresas.

Coaching no mundo empresarial

Ao que se sabe, o coaching no Brasil surgiu a pelo menos 15 anos, através da SBC(sociedade brasileira de coaching). Segundo os dados da própria instituição, até o ano passado 2,5 mil pessoas foram treinadas. A expectativa geral é de que neste ano(2011) sejam treinados mais 1,5 mil. O coaching tem se tornado um termo bastante difundido em nosso país, visto que estamos adquirindo, a cada dia, mais mentalidades positivas dos empresários ocidentais. Veja diretamente o que  Eric Schmidt, CEO do google, pensa sobre a importância do Coaching profissional:

Basicamente o coaching é um conjunto de técnicas e ferramentas fornecidas através de um conhecimento amplo em gestão e produtividade, conduzido por um profissional especializado. O profissional de coaching irá identificar vários pontos que poderão ser direcionados a um desempenho mais efetivo através de sua análise sistemática, fornecendo ao gestor ferramenas eficazes de aprimoramento.

Conforme bem explicado por Luiz Claudio Binato(Master Coach, Executive Coach e Personal & Professional Coach certificado pela Sociedade Brasileira de Coaching), que nos respondeu sobre a importância do coaching para empresas e profissionais:

 Ter uma pessoa preparada para apoiar so seu crescimento, utilizando técnicas e ferramentas e ajudando a despertar seus recursos internos mais poderosos, sem dúvida é o caminho para a excelência profissional. O Coaching é uma poderosa abordagem de desenvolvimento humano em todas as áreas da vida

Outra pergunta devidamente respondida por Luiz se tratava dos erros mais comuns cometidos por empresas:

Principalmente, aspectos ligados à liderança: definição clara dos objetivos dos colaboradores, identificação das forças motivadoras destes, apoio na descoberta de seus valores e no cuidado da autoestima destas pessoas

Mas ainda, por mais que empresas e profissionais da área tem demonstrado que o Coaching profissonal é uma maneira benéfica de se atingir metas estabelecidas previamente, a profissão ainda não é regulamentada. De acordo com o ICF(Federação internacional de Coaching), um professor e integrante da comunidade internacional de Coaching, David Grey, publicou um artigo cientifico sobre a jornada do coaching para o aspecto regulamentado e profissional. Outro passo importante foi o de que o  Conselho Europeu de Tutoria & Coaching, entregou em maio de 2011 à União Europeia (UE) e ao Comité Económico e Social Europeu, um trabalho sobre o coaching e regulamentação da profissão que durou cerca de 2 anos para que fosse composto. Tudo isso demonstra abertamente que o Coaching tem um papel extremamente importante na análise de aprimoramento de empresas e pessoas.

No Brasil, apesar da demanda ter um crescimento contínuo dia após dia, o trabalho do coaching é supervalorizado e consequentemente, os preços das consultorias costumam ser robustos. A previsão é de que no futuro, através de algumas escolas de coaching no Brasil, se tenham mais profissionais na área, facilitando assim o acesso das empresas a esse tipo de trabalho.

“O papel do executivo cresceu e, agora, além das tarefas administrativas ele precisa ser capaz de desenvolver pessoas”, diz Villela da Matta, presidente da Sociedade Brasileira de Coaching (SBC).

Talvez a expressão máxima do coaching seja mesmo a de desenvolvimento das pessoas. O verdadeiro profissional deve sempre estar pronto a novidades, e a necessidade de adaptar-se melhor frente as situações que por ventura aconteçam.

Aos leitores: algum de vocês já contratou os serviços de um coaching? Qual foi a importância deste procedimento em sua empresa e vida pessoal?

Blogueiro, entusiasta do marketing digital e apaixonado por Psicologia. Quer compreender o verdadeiro significado da expressão "Viver em excelência". Sua meta é viver com qualidade ajudando várias pessoas. E claro, ganhando dinheiro com isso. Confira meu perfil Google+.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>