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Alavanque sua empresa na internet em 6 passos – dicas essenciais (parte 1)

 

Começaremos uma série de artigos aqui no EmpreendedorX sobre como auxiliar empresários com questões relacionadas a internet. Se você ainda não está na internet, ou está, porém ainda não produz resultados eficientes, vale à pena conferir.

A internet hoje em dia é um ponto de referência para empresas divulgarem seus trabalhos de forma relativamente menos “densa” que a maneira tradicional (midia impressa, propagandas de forma em geral). Portanto, empresários que ainda não possuem seus negócios na web de maneira estruturada, estejam certos de que estão atrasados no mercado e provavelmente estão perdendo dinheiro. Não adianta apenas ter uma boa rede de contatos, é extremamente importante se ater ao poder que a internet traz consigo.

A grande maioria das empresas, podem sim ter seus websites e perfis em páginas de relacionamento na internet, independentemente se vão vender ou não um produto. Infelizmente, alguns poucos empresários pensam que para anunciar seus trabalhos na internet seja preciso vender um produto ou um serviço, diretamente para os usuários. Não, a web não serve apenas para isso. Você pode e deve anunciar seu trabalho na internet, porque o mercado exige que as empresas façam parte da rede, bem como mantenham um relacionamento efetivo com seus clientes.

Para solucionar este problema, desenvolvemos 6 passos para que vocês, empresários que ainda não se aproveitam da rede de maneira eficiente, tenham sucesso.

 

1 – Desenvolva um website simples e direto

 

Um grande problema que as empresas despreparadas enfrentam é de que o seu próprio website está desatualizado e com informações imprecisas. Até 2 anos atrás alguns sites utilizavam o sistema de Flash, que há vários anos era “referência” em termos de tecnologia. Hoje em dia, estes sites são praticamente grotescos. Atualize o seu website, não permita que seus clientes vejam um website antigo, que seja ultrapassado frente ao mercado.

Atualmente, existem diversas ferramentas para construção de websites. Aqui no EmpreendedorX utilizamos o sistema do WordPress, que a princípio pode parecer difícil, mas com um pouco de paciência e curiosidade, é possível construir um website bonito e agradável com esse sistema. Mas é claro, se deseja algo totalmente exclusivo e desenvolvido só para o seu negócio, é viável contratar uma empresa ou um profissional especializado na criação de websites, pois este fará exatamente o que você precisa.

Sintetize precisamente as informações que serão relevantes aos seus usuários. Faça com que eles poupem cliques, afinal, hoje em dia eficiência é sinônimo de qualidade. Seus usuários precisam clicar nos links certos, para encontrar as informações que precisam. Não torne seu site um ambiente prolixo, sempre tenha em foco desenvolver temas em seu nicho de mercado. Existem milhares de assuntos conectados ao seu nicho, nunca misture o seu website, que representa o seu trabalho, com outros temas que não fazem o menor sentido para o seu negócio.

 

2 – Disponibilize conteúdo de qualidade

 

Sua empresa está na rede e você anunciou de forma direta, o que você faz no mercado. Isso, apesar de objetivo, não é apenas a única maneira para captar clientes. Os seus clientes precisam do seu produto, mas você precisa desenvolver uma forma concreta para que eles encontrem o seu trabalho. É por isso que você precisa fornecer conteúdo de qualidade através do seu nicho do mercado. Se você trabalha com vendas de produtos de informática, é importante que crie uma página de vendas, como também crie uma sessão com noticias sobre tecnologia. Esta será a forma como seus clientes encontrarão você, bem como passarão mais tempo no seu website. A compreensão é bastante simples: Eles podem encontrar o seu website pela noticia que você forneceu, ou podem encontrá-lo pelos produtos/serviços que você está anunciando. Em ambos os casos, eles ficarão por mais tempo no seu website e provavelmente, irão realizar mais compras/contratações.

 

Para que sirva de ajuda, você pode copiar parte de algumas noticias desde que forneça a fonte e produza conteúdo relacionado. Um grande problema enfrentado na internet é o de que a grande maioria dos sites não produzem conteúdo, estão simplesmente copiando para que estejam visíveis em sites de busca como o Google. Isso é lamentável, pois demonstra que as pessoas que lideram aquele negócio, não são sérias e não tem criatividade. Foque-se em criar conteúdo original, para que seus clientes não encontrem em lugar algum aquele mesmo artigo, que se tornará pertinente visitar o seu website mais uma vez para encontrar aquela informação.

 

3 – Desenvolva o conteúdo relacionado a técnicas de SEO

 

Para começarmos a falar de um assunto mais complexo como o SEO, deixamos a explicação para profissionais. Fábio Ricotta, um dos empresários que tocam o MESTRESEO, empresa especializada em divulgação de negócios em sites de busca, tem a explicação perfeita para o termo:

Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de técnicas, métodos e/ou estudos que visam melhorar o posicionamento de suas páginas no mecanismo de busca, ou seja, quando um usuário digita no mecanismo de busca uma palavra-chave, o objetivo do SEO é fazer com que uma (ou várias) das páginas do seu website, apareça entre os primeiros resultados da busca orgânica.

Ou seja, de forma bastante simples, será o processo de facilitação para o cliente atingir o seu website e conhecer o seu trabalho. Mas como desenvolver uma estratégia de SEO qualificada?

Uma forma bastante eficiente é focar na criação de conteúdo do seu site direcionada por palavras-chave de cauda longa. Basicamente, um cliente não o encontrará por escrever “peças de notebook”(por exemplo), mas o encontrará por “peças de notebook para acer core i3”. Para entender melhor o processo, também recomendamos a leitura do artigo no site do nosso amigo Caio Ferreira, sobre palavras-chave de cauda longa.

Outra sugestão bastante recomendada pela maioria dos blogueiros – que afinal, estão dominando o mercado de informações na internet – é basear a criação de conteúdo pelo sistema do google de sugestões automáticas. Já falamos aqui sobre a importância do google no cenário global, portanto, vale a pena seguir esta dica.

 

Veja o exemplo a seguir:

 

Conforme você pode ver, estamos utilizando o exemplo  da palavras-chave “peças para notebook”, as recomendações automáticas que o google faz, baseada na busca dos clientes, está a seguir. Ou seja, a princípio, você pode focar a criação de conteúdo baseado nestes termos, que provavelmente levará ao seu site a receber mais visitações. Mais uma vez, recomendamos um excelente artigo sobre o tema de criações de conteúdo, criado por Paulo Faustino no website EscolaDinheiro.

 

Como medir os resultados?

 

Não se esqueça, jamais, de medir os seus resultados utilizando o Google Analytics. É através deste sistema, que a sua empresa medirá os resultados do website, bem como a taxa de visitações, o tempo em que o usuário fica em determinada página, etc. Sem este conhecimento, você não terá como orientar-se sobre possíveis modificações na estratégia de captação de clientes pela internet.

Esperamos que este artigo possa solucionar perguntas básicas para empresários interessados em ter um website sólido na rede. Em nosso segundo artigo sobre alavancamento de empresas na internet, falaremos sobre redes sociais, email marketing e campanhas patrocinadas.

 

E vocês, quais ferramentas de marketing na web utilizam para alavancar seus negócios?

 

Blogueiro, entusiasta do marketing digital e apaixonado por Psicologia. Quer compreender o verdadeiro significado da expressão "Viver em excelência". Sua meta é viver com qualidade ajudando várias pessoas. E claro, ganhando dinheiro com isso. Confira meu perfil Google+.

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