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Como cuidar e melhorar a imagem pessoal no ambiente de trabalho

A sua imagem pessoal no trabalho é a marca que você deixa nos colegas e é como será lembrado – seja para pensar em uma promoção ou mesmo uma demissão.

Os profissionais bem sucedidos são aqueles que mantêm uma imagem pessoal positiva, e se preocupam com os aspectos importantes para sustenta-la. É cada vez mais é importante cuidarmos da nossa imagem, porque querendo ou não seremos julgados pelo inconsciente da pessoa que nos vê.

Será que você está sendo um bom colega de equipe? Será que as pessoas gostam de trabalhar com você? Será que as pessoas enxergam seu crescimento no emprego como algo merecido? Tudo isso pode ser compreendido de acordo com o marketing pessoal que você precisa desenvolver.

Aprenda neste artigo como cuidar e melhorar a imagem pessoal no ambiente de trabalho. Afinal de contas, ela precisa se adequar a diferentes ocasiões, mas sem esquecer-se de você, do seu estilo, do seu gosto, a sua imagem pessoal deve estar sempre adequada e bem cuidada, ela é a embalagem do seu produto.

O seu produto é você, os seus conhecimentos, habilidades, técnicas e outras qualidades que você possui.

É verdade que a sua imagem pessoal por si só pode não garante um emprego, um contrato, uma entrevista de negócios, mas sem ela dificilmente passará do primeiro contato. Não basta sermos ótimo profissionais, com currículo impecável e um acumulo de experiências invejáveis, precisamos também parecer ótimos profissionais.

Mesmo para aqueles que ainda estão em período de estágio ou fazem trabalho temporário, é válido dar atenção à imagem, à postura e aos hábitos dentro da empresa, pois isso pode levar à contratação.

É importante ressaltar que uma boa imagem pessoal no ambiente de trabalho é algo que leva certo tempo para ser construída. Mesmo quando estiver bem estabelecida, qualquer deslize pode prejudicá-la e ter um resultado contrário ao desejado.

Sua imagem não é você, mas como as pessoas o enxergam. Sendo assim, tão importante quanto aprimorar suas habilidades e competências, é deixá-las em evidência para os seus colegas e superiores. Vamos lá?

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Autoavaliação para melhorar a imagem pessoal

Para começar, vamos falar sobre a ferramenta mais importante para a construção de uma imagem profissional.

Antes de tudo, faça uma lista com suas principais habilidades e competências, sendo justo e sincero. Em seguida, tente refletir sobre quais delas são reconhecidas por quem está ao seu redor. Com as respostas, tente criar formas de evidenciar aquelas pelas quais você é raramente lembrado. Aproveite e use essa metodologia para descobrir quais são os seus pontos de melhoria e invista neles.

A aparência

Andar vestido com as melhores grifes não faz de você um profissional respeitado. O que não se pode negar, no entanto, é que o primeiro julgamento é o visual, a partir do visual podemos perceber a que grupo de comportamento uma pessoa pertence.

Segundo pesquisas, a grande maioria (cerca de 70%) dos empregadores não procuram candidatos que estejam na moda e que sigam as últimas tendências das passarelas. No entanto, 65% dizem que a roupa pode ser o fator de desempate entre dois candidatos.

O critério também não é o preço das peças ou relacionado à formalidade da vestimenta. O segredo é estar vestido de acordo com o processo e o ambiente.

Ir de bermuda surfista para entrevista para vaga de cozinheiro não combina assim como não cabe ir de terno e gravata para seleção de vendedor de loja de artigos esportivos na praia.

Uma pessoa pode possuir uma beleza física padrão e não ter uma boa imagem pessoal, o que quer dizer que ela pode usar roupas amassadas, cabelos desgrenhados, unhas mal feitas, etc. Já uma pessoa de boa aparência é aquela que pode não possuir uma beleza física padrão, mas tem um bom corte de cabelo, unhas em dia, barba bem feita e roupas em ordem.

Se a pessoa é disciplinada o suficiente para cuidar do cabelo, unhas, barba, roupas, diariamente, dá-se a entender que ela terá este mesmo cuidado com as atividades profissionais que lhe são impostas.

Diferencial competitivo em processos de seleção

Sabia que a aparência é um critério de desempate em processos seletivos?

Existem cargos que a sobriedade e formalidade não são requisitos necessários – como para a área artística e de comunicação, por exemplo. Nesse caso, não tem problema se for um pouco mais moderno, com uma roupa mais descolada, ou um cabelo com corte diferente.

Lembre-se sempre que além das nossas capacidades intelectuais e comportamentais, nós vendemos também nossa imagem.

Estar bem vestido(a) não ajuda apenas a passar uma boa impressão para os avaliadores, mas também uma forma de manter a autoestima! Não há dúvidas que quem está confortável se sente mais confiante e, por consequência, transmite segurança.

Relações profissionais no ambiente de trabalho

Outro aspecto importante na construção de uma boa imagem pessoal no ambiente de trabalho diz respeito às suas relações e atitudes. É importante que você esteja atento a alguns aspectos do seu modo de tratar as outras pessoas e se relacionar com elas.

Garanta sempre o equilíbrio nas discussões e promova assuntos mais neutros. Para isso, evite falar de política, religião, rompimentos e divisões entre os colegas. Esse equilíbrio realmente garante a você uma base para poder se destacar sem que nada lhe prejudique. Afinal de contas, não é nada legal ver seu nome envolvido em polêmicas entre setores.

Quando for conversar com alguém no trabalho, mantenha um tom agradável, neutro e que não passe nenhuma negatividade. Qualquer atitude fora disso, em um tom mais alto ou mais baixo, pode parecer fofoca ou algo do tipo. Outro ponto importante é não julgar os outros, pois atitudes como fazer muitas críticas, ironias e fofocas prejudicam bastante o carisma e a relação com os colegas.

Lembre-se: as empresas valorizam colaboradores que sabem agregar pessoas.

Como melhorar a imagem pessoal através da comunicação

Desenvolver uma comunicação assertiva é fundamental para uma boa imagem pessoal e profissional.

No entanto, também é necessário saber dosar: alguém se só fala de si passa a impressão de ser narcisista e arrogante.

Em um diálogo com colegas, tão importante quanto ter algo para falar é saber ouvir. Além disso, manter contato visual e não se distrair é fundamental para uma comunicação assertiva. Outro quesito tem a ver com o uso de gírias e palavras de baixo calão no ambiente de trabalho. Logicamente, isso deve ser evitado.

O corpo também comunica!

Os nossos aspectos comportamentais dizem tanto quanto nossas palavras. Gestos, expressões, posturas e atitudes do corpo podem mostrar credibilidade, segurança, ansiedade, e uma série de características que muitas vezes estão fora do nosso controle. Essas são formas de linguagem não-verbal, e passam mensagens tão importantes quanto aquilo que estamos falando.

Veja este outro artigo que preparamos, especificamente sobre linguagem corporal no trabalho e em entrevistas de emprego.

Exercitando a ética profissional

Estamos vivendo um período econômico político que a ética é algo bastante discutido.

Não adianta ter preocupação com todos esses aspectos que vimos falando, se o profissional não for ético. Sem essa característica, certamente ele não vai imprimir e dificilmente vai melhorar a imagem pessoal no ambiente de trabalho.

É como se dissesse: ‘Fulano tem uma aparência amigável, é comunicativo, se relaciona bem com os colegas, é tecnicamente competente, mas é mentiroso e corrupto’.

Como se pode ver, em tudo que se fala há uma preocupação com a imagem pessoal. Onde esteja um profissional será lembrado e valorizado por aquilo que ele demonstra em aparência, na fala e no modo de se expressar e comportar. Portanto, fica difícil alguém falar e se preocupar com marketing pessoal, ou seja, como vender bem a sua imagem, sem considerar esses fatores muito importantes que de fato ajudam um profissional a ter sucesso na sua carreira.

Dicas rápidas para finalizar

  • Informe-se e cumpra seu horário. Evite chegar atrasado e entregar trabalho fora do prazo. Isso demonstra respeito;
  • Limpeza e organização dizem muito a respeito de uma pessoa. Cuide do seu espaço, mantenha a ordem, não deixe-o sujo e bagunçado.
  • Um profissional tem que saber acatar os valores da sua empresa, respeitando normas, códigos de trabalho, horários, disciplina, sabendo usar os bens e valores da empresa de maneira adequada;
  • Ninguém suporta gente mal humorada, menos ainda no trabalho. Se não dormiu bem ou está com problemas pessoais, pense duas vezes antes de descontar nos colegas. Também não queira ser a mais alegre do universo. Os dois extremos podem atrapalhar sua imagem;

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Resumo final

Você viu aqui neste artigo que:

1) Cuidar da imagem pessoal pode servir para conquistar seus objetivos, superar os obstáculos, vencer as barreiras e dificuldades do dia-a-dia;

2) A imagem pessoal no ambiente de trabalho exige um cuidado único para quem quer se destacar e crescer na carreira;

3) Uma boa imagem pessoal no ambiente de trabalho é algo que leva certo tempo para ser construída. Ela requer um cuidado especial para quem pretende se destacar e subir na carreira;

4) Uma pessoa pode possuir uma beleza física padrão e não ter uma boa imagem pessoal;

5) As empresas valorizam colaboradores que sabem agregar pessoas.

E ai, tem alguma observação a fazer ou acréscimo à discussão? Utilize o espaço dos comentários para isso e nos ajude a criar conteúdos ainda mais relevantes para você. Até a próxima!

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