Últimos artigos

Veja os 5 benefícios de se estagiar em uma empresa

Todos sabemos que o mercado profissional exige grande competência técnica para que uma contratação possa acontecer. A concorrência é tão grande que o conhecimento técnico chega a ser menos importante do que a capacidade de se relacionar com pessoas e saber atuar com representatividade em uma empresa. Saiba que tudo o que está escrito neste parágrafo pode ser obtivo na experiência de um estágio.

 

Este artigo está sendo escrito por alguém tem prática com a experiência do estágio. É importante deixar isto claro, para não soar como a visão do empresário, mas sim como a do estagiário que se propõe a experienciar novos desafios na sua carreira. Por isso, cheguei à conclusão que existem 5 benefícios de se optar por um estágio.

 

1 – Aprendizado vale mais do que dinheiro

 

Muitas pessoas deixam de participar de um estágio porque consideram a remuneração muito baixa e que o processo não vale a pena por causa disso. Entenda que o aprendizado é muito mais importante do que a remuneração, principalmente no período de curso da universidade.  Os procedimentos internos de uma empresa, principalmente de grandes corporações, nos ensinam conhecimentos que até mesmo nenhum curso poderia nos demonstrar. Ou melhor, se um curso pudesse ensinar, imagine o quanto teria que desembolsar por esse conhecimento? Portanto, dê uma chance para aprender, esteja atento as novidades e a competitividade do mercado de trabalho.

 

2 – Múltiplos conhecimentos

 

O bom estagiário não se limita a execução. Ele está atento às várias funções que estão inseridas em seu ambiente do trabalho. Qual papel tem o seu colega? O que ele faz é o mesmo que você? Em caso negativo, o bom estagiário avalia as funções dos outros, aprende conhecimentos que se estendem além da sua própria função. Essa é uma visão em forma de círculo, que volta e compreende que a sua própria função faz parte de um conjunto que está seguindo um objetivo comum. É importante se livrar do papel meramente executivo e administrativo e procurar conhecer mais a fundo os processos como um todo.

Basicamente, se você trabalha com um administrador e vários advogados, é possível aprender com a prática do administrador e as várias práticas dos advogados. Esse tipo de aprendizado não acontece em nenhuma escola. É baseado na prática e na visão global de uma empresa. Esteja atento a essas oportunidades e não as deixe escapar pelas mãos.

 

3 – Intra-empreendedorismo

 

Algo extremamente interessante que tem sido uma postura contemporânea no mercado de trabalho é o conceito de empreendedorismo dentro das empresas. Geralmente as pessoas acham que adotar um comportamento empreendedor significa só abrir um negócio. O intra-empreendedorismo significa agir dentro de uma empresa com ideias e conceitos inovadores. Quando o estagiário entra em uma empresa, ele encontra um status-quo e que normalmente nenhum estagiário desafia derrubar tal realidade. É claro quepor alguns momentos será visível que mudanças necessárias devam acontecer, mas você é apenas um estagiário, não é mesmo? Errado.

estagio_empreendedor

O estagiário tem a liberdade de sugerir e até mesmo criticar processos que estão desacelerando a empresa. Por isso, faça sugestões, avalie procedimentos que considera ultrapassados e retorne ao seu superior. Demonstrando passo a passo as vantagens da mudança, provavelmente o seu pedido será atendido e certamente será visto com valor diante de todos. Seja alguém que propõe novidades!

 

4 – Comportamento Profissional

 

Estar em contato com várias pessoas que já estão habituadas com a realidade do mercado traz enorme crescimento no comportamento profissional. É preciso analisar a postura dos profissionais diante dos aspectos positivos da equipe e também nos negativos. Como o feedback acontece?  Aprenda inicialmente como os outros reagem ao receber uma crítica, bem como um comentário positivo. Estar aberto a críticas – geralmente por causa de pequenos erros – é na verdade um processo positivo, pois abre a possibilidade de mudar uma postura errônea para uma atuação eficaz. Não rebata emocionalmente com argumentos, nem “bata boca” com quem traz uma crítica. Ouça com paciência e tenha em mente a mudança caso os argumentos sejam válidos.

Veja como os colaboradores recebem clientes, como é a forma de se abordar assuntos profissionais e como acontecem papos casuais. Tudo isso trará enorme enriquecimento profissional para você. Não podemos esquecer-nos do paramento(vestimenta), algo imprescindível em algumas empresas. Há algumas empresas que são explícitas, ou seja, que exigem que alguém se vista formalmente, como há empresas que sugerem implicitamente que tais roupas devem ser usadas. Esteja atento a isso.

 

5 – Aprender com quem tem sucesso no mercado

 

A experiência do estágio certamente trará benefícios no seu futuro profissional, seja para atuar em uma empresa, seja para abrir o seu negócio. A partir do estágio, você saberá como são os procedimentos formais de uma empresa, seja com seus empregados, seja na forma de tratar o cliente, ou como administrar o caixa. Por isso, tente absorver no período de estágio todos os aspectos positivos que possa levar consigo, para atuar futuramente utilizando aquele conhecimento a seu favor.  Outra coisa que chega a ser óbvia é que a experiência ficará marcada em seu Curriculum. Ou seja, trará credibilidade para suas futuras negociações.

 

Quero ouvir a sua opinião

 

E você, já estagiou? Quais são os aspectos positivos, ou até mesmo negativos, de se estagiar em uma empresa? Venha participar da discussão!

Blogueiro, entusiasta do marketing digital e apaixonado por Psicologia. Quer compreender o verdadeiro significado da expressão "Viver em excelência". Sua meta é viver com qualidade ajudando várias pessoas. E claro, ganhando dinheiro com isso. Confira meu perfil Google+.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>