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Como atrair clientes em sua loja física ou virtual

Abrir o próprio negócio no comércio de rua ou eletrônico é uma tarefa que exige coragem e persistência nos dias que seguem após a inauguração. Com o passar do tempo, você percebe que há boas e más marés, que não vende a mesma quantidade todos os dias, e se pergunta “como atrair clientes”. Em tempos de economia desacelerada, a tendência fatalmente pode ser para “menos”. Infelizmente é uma realidade que bate a nossa porta e que precisamos aprender a lidar melhor.

Por isso, preparamos estratégias e orientações bem certeiras para atrair clientes e fazer seu negócio respirar dias melhores.

São dicas simples, de coisas que as vezes nem precisam de grandes investimentos, para fazer com que seus clientes e potenciais clientes olhem com outros olhos para o que você tem a oferecer. Através da exibição na vitrine ou na navegabilidade da loja virtual você pode começar a perceber situações que, com criatividade, podem ajuda-lo(a) a virar o jogo.

Vamos lá?

Investimentos necessários

Calma lá que não vamos começar falando em dinheiro. Na verdade, esse nem é o propósito do artigo.

O investimento que vamos começar a falar tem a ver com as perguntas que você precisa se fazer para ajuda-lo(a) a dar um caráter mais inovador ao negócio.

A concorrência e a falta de grandes recursos nos fazem ser mais criativos, e buscar soluções mais inovadoras para chamar atenção da clientela. No que sua empresa pode oferecer de diferente aos seus clientes e que a concorrência não oferece?

Se você tem uma loja física, por exemplo, pode inovar adicionando novos produtos que a sua concorrência ainda não oferece. Ao adicionar variedades ao “cardápio”, você estará se diferenciando da concorrência que está em volta do seu negócio.

A inovação deve ser acompanhada de um bom atendimento e uma casa bem organizada, onde o cliente pode encontrar o que precisa e até o que não precisa – já que essa é um dos princípios do consumismo que estamos “afundados” não é mesmo?

Além desses fatores, você tem que dar um motivo para o cliente recomendar a sua loja, seja ela virtual ou física.

Descontos ou promoções diferenciadas

Seja qual for o ramo do seu negócio, o preço ainda é o fator que mais chama a atenção das pessoas.

Por isso, a solução de investir em descontos e promoções não deve ser feita apenas quando você precisar de dinheiro no caixa, ou em situações de emergência como quando está na beira do abismo.

As promoções devem ser feitas de forma estratégica, de acordo com um planejamento prévio. Afinal de contas, o desconto é algo que pode acabar com a saúde financeira da sua empresa, no caso, da sua loja.

Pense em soluções diferentes das usuais: as ofertas podem mudar de perfil a cada semana ou mês, por exemplo. Dá para praticar um preço único para uma linha específica, ora para uma determinada cor, ora para movimentar produtos da ponta de estoque. Dê asas à imaginação e o que você (como cliente) gostaria de receber como benefício.

Se o cliente frequentar a loja ou acessar o site pelo menos 1 vez a cada 15 dias, poderá esbarrar com uma oferta diferente em cada visita.

Conheça seu cliente antes e depois da venda

Uma boa forma de você começar a conquistar os clientes é entendendo o perfil deles. Uma boa pesquisa de mercado pode ajudar, mas até um bom papo presencialmente ou via redes sociais é uma forma de entender as expectativas do seu público.

Entenda qual é o estilo de vida do seu cliente e coloque-se em seu lugar sempre.

Segundo especialistas, o cliente até paga um pouco mais porque a empresa atende bem e oferece as coisas certas. Isso evita aquele “não temos o produto X, mas você gostaria de olhar o produto Y?”.

Trabalhe sempre o relacionamento com seu público alvo antes da venda e também no pós venda.

Mantenha o cliente sempre informado a respeito do que acontece

O relacionamento com seus clientes (antes e pós) pode ser trabalho através de ferramentas digitais muito eficientes, como blogs corporativos, e-mail marketing e redes sociais.

Trabalhar a interação correta com leitores e clientes é a forma mais certeira de começar, manter e perpetuar uma relação de confiança entre empresa-público. Afinal de contas, além de atrair clientes para sua loja, você precisa fazer com que eles voltem, não é mesmo?

Construa boas listas de e-mail através de meios digitais ou pegando o endereço ali mesmo, no contato cara a cara com o cliente.

Outra solução: já conhece o Whatsapp marketing? Essa é uma forma bem eficiente de realizar atendimento através do aplicativo de mensagens instantâneas mais popular no Brasil. Com isso, dá para engajar públicos e impulsionar vendas.

Como atrair clientes usando as redes sociais

O uso das redes sociais é importante para você conseguir se aproximar dos seus clientes, como dissemos. É um canal de comunicação de mão dupla – você fala e também lê o que o público tem a dizer.

As redes sociais também têm um papel fundamental na conquista de novos clientes. Tenha uma presença online nas redes onde julgar necessário estar, e teste o potencial delas.

Já falamos aqui sobre o poder de investir nas Hashtags do Instagram, na força do Snapchat, e também na possibilidade de fazer vídeos para Youtube e transmissões ao vivo pelo Periscope.

Mas não fique restrito e nem deposite todas as suas fichas em um modelo de divulgação, por melhor que ele seja. Caso contrário, você deixa de abordar uma parte do mercado que poderia conhecer sua empresa e comprar na sua mão.

Com os dados que é possível coletar nas redes sociais (através de métricas e relacionamento), você pode fazer mudanças em sua loja, alterar sua estratégia de marketing e tomar as decisões com mais convicção. Ou seja, você consegue expandir o seu negócio e aproveitar as oportunidades.

Além da interação com os seguidores e clientes que é possível conseguir na rede, há formas de alcançar mais público e conquistar novos seguidores mais rapidamente através de mídia paga.

Como atrair clientes para sua loja física

Algumas ideias rápidas voltadas para uma loja física:

  • Promova ainda ações de relacionamento, de entretenimento, faça eventos temáticos, chame o cliente para dentro da loja;
  • Uma proposta de marketing bem-humorada, no mínimo, chama a atenção. Ainda mais quando o mundo vive um momento de grande instabilidade. O caminho é apostar nas cores e em um eficiente projeto gráfico que pode ser traduzido, por exemplo, em cartazes ou adesivos aplicados nas paredes e no piso da loja. Os tons de amarelo, laranja e vermelho estão em alta, porque são alegres e ligados à prosperidade;
  • Se o cliente está reticente, que tal eliminar as barreiras de acesso à loja? Diga ‘não’ aos vendedores com ar de superioridade, aos balcões e, se for o caso, até à porta de entrada. Quanto mais o produto puder ser tocado, maior será a chance de venda;
  • Sem movimento e atitude, uma vitrine perde toda a graça. Para fazer diferente, porém, não basta trocar a roupa do manequim: ela precisa transmitir um estilo. Vale usar adesivos que simulem expressões e adotar peças articuladas, que possam ganhar novas poses. Sem criatividade não há como chamar a atenção do consumidor;
  • Uma forma de realçar o caráter de novidade de uma loja é mudar a posição dos produtos mais de uma vez na semana. Dá para surpreender com atitudes triviais, como inverter a mesa de apresentação da linha masculina com a feminina e substituir a tradicional oferta por grade de tamanho pela proposta de agrupamento por cores;

Como atrair clientes para sua loja online

Mas e para quem tem uma uma loja virtual (e-commerce), como é possível inovar?

Uma ótima forma de você criar coisas diferentes para a sua concorrência, é adicionando funcionalidades e vantagens para os seus clientes.

Invista em diferentes formas de pagamento, que certamente dão mais flexibilidade e comodidade para o seu público. Dê a opção de imprimir boleto, utilizar o cartão de crédito/débito, e também os modernos sistemas de pagamento online (como PayPal, PagSeguro, entre outros existentes no mercado).

Outra forma de impulsionar o interesse e as vendas no seu e-commerce é através da recomendação de produtos relacionados e que podem ser de interesse do clientes. Invista em uma funcionalidade para sua loja virtual que recomende novos produtos aos clientes, com base naquilo que ele gosta ou visitou nos últimos minutos.

Surpreenda na entrega do produto – detalhes podem fazer a diferença, como o capricho na embalagem, o envio de um e-mail de agradecimento, ou o envio de um cupom de desconto para o cliente realizar uma segunda compra.

E por fim, nunca deixe de se manter atualizado(a) a respeito do que há de mais moderno em funcionalidade e navegabilidade de sites. Quanto mais simples for para o cliente (sem erros, sem dúvidas, mais fácil de atrair e conquistar clientes de vez).

como atrair clientes

Resumindo

Quanta coisa! Vamos resumir o que foi tratado neste artigo:

1) Para atrair clientes para sua loja ou empresa, é preciso divulgação;

2) A melhor forma de divulgar atualmente, é fazer o uso da tecnologia. As redes sociais são ótimos recursos para isso;

3) Invista na publicação de conteúdo de qualidade, incentive a participação e interação dos seus seguidores e clientes. Afinal, relacionamento é tudo;

4) Faça inovações na sua loja ou no seu e-commerce. Ter ideias e pontos de vistas diferentes é essencial para criar uma estratégia de marketing eficiente;

5) E se o desconto está como uma forma de inovação no meio da estratégia de marketing, tome cuidado. A promoção deve ter hora para começar e acabar, caso contrário, compromete a rentabilidade e não causa o impacto esperado.

E você, o que tem feito para atrair novos clientes para a sua empresa? Participe através dos comentários e ajude-nos a construir conteúdos cada vez mais relevantes. Até a próxima!

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