Últimos artigos

Como montar um negócio com pouco dinheiro

Este artigo é direcionado para pessoas que pretendem montar um negócio investindo pouco dinheiro: se você quer começar a desenvolver um empreendimento com baixo custo, acredito ser de extrema importância ler o conteúdo a seguir. Montar um negócio nem sempre exige um alto valor de investimento, desde que se tenha conhecimento.

Um grande bloqueio que acontece com diversas pessoas no inicio de um empreendimento é a incerteza de investir grandes quantias em algo novo e incerto. Ninguem quer perder dinheiro, principalmente em se tratando de volumes altos e que fazem realmente diferença no bolso das pessoas. Por conta disso, cada investimento deve ser feito com precisão e o máximo de informações sobre o segmento em que se pretende entrar e competir devem ser consideradas.

Como montar um negócio com pouco dinheiro?

O primeiro passo, ou seja, a maneira mais simples de identificar tal negócio é através de sua rede de contatos. Através de seus contatos, você poderá identificar quais são os segmentos que os mesmos tem atuação, quais são suas necessidades e seus méritos. Procure, de maneira voluntária e elegante, descobrir quais são as lacunas de cada negócio. Procure ajudá-los da maneira que for possível, auxiliando com seu esforço intelectual. Tenho um cliente com uma empresa de informática, na área de soluções em portáteis. Identificando aspectos de marketing da empresa, descobri lacunas (como por exemplo, não ter um site), ofereci o serviço de webdesigner da minha empresa, além de montar uma estratégia de impacto na internet para divulgação da marca e do serviço. O resultado foi a captação de novos clientes, que até então não encontravam o trabalho deles. Aqui entra uma pessoa disposta a gerenciar a campanha de marketing da empresa, sendo assim, de certa forma, torna-se sócio sobre os lucros advindos de tal atividade.

As redes de contato são um belo passo para identificar e criar novos negócios, desde que você saiba gerenciar o processo de maneira adequada. Mas e se você pretendo seguir um caminho independente de sua rede de contatos e com baixo investimento?

Comércio online

Conforme dissemos anteriormente em nossa revista digital, o comércio online é um excelente meio para prosperar e começar atividades até então ignoradas. Trabalhamos em um artigo completo, explicando passo a passo, como vender um produto usado e utilizar técnicas japonesas no processo, sobre organização e produtividade. Agora, daremos dicas para você desenvolver um negócio a partir de pesquisas e sugestões de clientes, sem precisar desenvolver um canal direto com os mesmos.


Você conhece a ferramenta de palavras-chave do Google adwords?

A ferramenta de palavras-chave do Google é um importante passo na identificação de produtos e serviços que a maioria das pessoas procuram no sistema de busca do Google. Aqui você irá identificar, em determinado setor, quais são as buscas mais utilizadas pelos usuários. A partir deste resultado, você estará apto a procurar, por exemplo, na área de comércio, produtos que se encaixam com os pedidos dos clientes. Como exemplo, iremos utilizar a ferramentas de palavra-chave do Google para procurar palavras-chaves de usuários que frequentam o site do Mercado Livre:

Como montar um negócio com pouco dinheiro

Como você pode ver, os maiores termos de referência em relação ao mercado livre, de maneira não segmentada (você pode controlar isso) se referem a celulares, principalmente com 2 chips. Este é um segmento bastante rentável que você poderá vender novos e usados, ou até mesmo abrir uma empresa de pequeno porte e se especializar no setor.

Porém, vamos segmentar ainda mais a pesquisa, utilizaremos a palavra chave “móveis”, no mesmo site de referência (mercado livre):

Como montar um negócio com pouco dinheiro

Neste caso, encontramos os termos de referência como “móveis sob medida”, “móveis para bebê” e “móveis para escritório”. Boas referências para você se antenar e começar a vender seus produtos através da internet. Novamente, procure rever a sua rede de contatos e encontre alguns contatos que possam lhe oferecer os mesmos produtos, sendo assim possível rentabiliza-los através da internet. As oportunidades são absolutamente imensas neste processo, pode ser bastante interessante viajar nos termos de pesquisa mais visitados pelos usuários na internet. Recomendo!

Se você absolutamente desistiu de descobrir uma maneira de ganhar dinheiro sem gastos com sua rede de contatos ou até mesmo pelo comércio online, apresento a vocês a oportunidade de desenvolver ou revender um infoproduto. Segundo nosso amigo Caio Ferreira (especialista em marketing digital e infoprodutos), infoprodutos são:

“… a informação reunida em um produto final. Pode ser impresso ou digital. Pode ser um livro, audio ou vídeo. A questão é criar um produto para distribuir uma coisa abstrata – o conhecimento – e quem acessar o material pode estudar o seu conhecimento independente de você estar ou não presente.

Casos comuns são:

  • livros e e-books
  • audiobooks
  • video aulas
  • apostilas
  • guias e manuais”

O mercado de infoprodutos é rico, entretanto atualmente tem se tornado bastante estagnado. Então a dica importante é saber identificar produtos que realmente sejam originais e realizar o processo de revenda (geralmente autorizado por alguns autores), ou se você tem algum conhecimento que poderá ser monetizado, crie o seu próprio infoproduto.

A ideia do infoproduto abre uma possibilidade interessante para quem tem conhecimentos segmentados e avançados e pode disponibilizar consultoria para empresas ou pessoas interessadas em adquirir tais informações. Portanto, é oportuno a criação de um website voltado a divulgação do seu trabalho, ou seja, mostrando quem você é, o que você faz e as pessoas e/ou entidade que já ajudou. A consultoria online tem se tornado a cada dia um fator prepoderante na análise de clientes, devido ao gasto de tempo reduzido e a viabilidade da conquista de informações de maneira prática e consistente.

Outro aspecto interessante e de baixo custo financeiro é encontrar investidores, como é o caso do Makaha, para aporte financeiro. Boas ideias são valorizadas por empresas sérias e honestas. Contudo, é importante você preparar de maneira sólida, todas as informações, desenvolver realmente um plano de negócios para ser validado por essas empresas de investimento. Elas não aceitam qualquer projeto, portanto trate de se organizar de maneira coerente.

 

Você quer aprender técnicas e conceitos sobre como montar um negócio com pouco dinheiro?

Um ponto bastante discutido atualmente é sobre a utilização de técnicas e conceitos de como montar um negócio de baixo investimento ao universo digital. Muitos desconsideram a importância das redes sociais e continuam com seus negócios aplicados a realidade presencial. Outros, já conseguem visualizar as consequências de uma boa aplicação eficiente e de baixo custo na internet e por isso, cada vez mais estão capacitando a si para um mercado que futuramente será verdadeiramente competitivo.

Enquanto a competitividade ainda é baixa, você pode aproveitar o momento para se destacar.

 

Mas como começar sem nem ao menos saber por onde?

bufalos-geradores-dinheiro

Como montar um negócio com pouco dinheiro

É por isso que indicamos o curso “Búfalos geradores de dinheiro” do nosso amigo Marcus Lucas. Nele, você será capaz de aprender conceitos importantes do marketing digital e de como promover o seu negócio de maneira efetiva na internet.

O curso é completamente em video, outro fator positivo e que facilita a assimilação do conteúdo.

Aqui no EmpreendedorX fazemos apenas recomendações boas. Portanto, não deixe de visitar o curso “Búfalos geradores de dinheiro” e comece a obter sucesso na internet a partir de hoje!

 

Conforme citamos, existem diversos meios para se iniciar um negócio com pouco dinheiro. E vocês, como estão começando novos empreendimentos?

Sobre Rodrigo Morais

Blogueiro, entusiasta do marketing digital e apaixonado por Psicologia. Quer compreender o verdadeiro significado da expressão "Viver em excelência". Sua meta é viver com qualidade ajudando várias pessoas. E claro, ganhando dinheiro com isso. Confira meu perfil Google+.

4 comentários

  1. Gostei do post!

    Esse google adwords keywords tool é uma ferramenta fantática para dscobrir novos mercados na internet.

    Eu costumo utilizar antes de criar meus projetos.

    Abração!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>