Últimos artigos

Trabalhe no Facebook em SP

 

Em um ano, o Facebook passou de 6 milhões de brasileiros inscritos para 25 milhões e não é outro instituto de pesquisa que está falando – é o próprio Facebook Brasil. Seis meses depois de trocar o Google pela vice-presidência do serviço na América Latina, Alexandre Hohagen detalhou como o Facebook funcionará por aqui. Em uma palavra: publicidade.

Os números “oficiais” são menores que os dados do Ibope Nielsen Online. Como leva em conta usuários não cadastrados que acessam páginas públicas, o Ibope registra 11,8 milhões de inscritos no Facebook em julho de 2010 e 28,8 milhões em julho deste ano. Mesmo com a diferença de metodologia, o crescimento explosivo no Brasil (contra um crescimento bem menor do Orkut) está bem claro em ambos os cenários.

A curva de crescimento se acentou a partir do começo do ano, impulsionada, na avaliação de Hohagen, por alguns fatores: o fim das férias de verão no Brasil, a propaganda espontânea do filme “A rede social” e a versão em Java que permite que até os celulares mais simples naveguem na rede social. Em andamento antes de Hohagen, as parcerias com operadoras (Tim, Oi, Vivo, Nextel e Claro) permitem interações com o serviço por SMS ou acesso gratuito.

Acostumado a defender o Orkut (tanto para jornalistas como para o Ministério Público Federal) enquanto liderava o Google, Hohagen escolhe bem as palavras na hora de falar do (ainda) líder entre redes sociais no Brasil. “Vamos lembrar que o core business do Facebook é a rede social, não tem nada mais. É um sistema muito mais sofisticado”.

Mais sofisticado (sem dúvida), mas sem o envolvimento direto de quem trabalha no Brasil. Ao contrário do Google e seu centro de inovação em Belo Horizonte repleto de engenheiros brasileiros, não haverá o desenvolvimento local de produtos do Facebook em médio prazo. A rede social vem ao Brasil ganhar dinheiro.

Atualmente, a operação em São Paulo (ainda sem sede própria, alocada em escritório virtual na Vila Olímpia) é composta basicamente por profissionais da área comercial - gerentes de contas, principalmente.

 

Fonte: Época Negócios

Nota do EmpreendedorX:

 

Sem dúvida, o Brasil mostra o seu potencial na área de marketing das redes sociais, de maneira mais séria a cada dia. Evidentemente é claro que a abertura de um escritório do Facebook no Brasil só faz mostrar que temos força do ponto de vista mercadológico na área de redes sociais. Esse movimento é basicamente também a chance de explorar um mercado que até certo ponto, não tem um foco direto e específico: Marketing Online. Somente agora, as empresas tem cuidado de suas imagens virtualmente, construindo sites interessantes e pagando por campanhas online. Claro que no Brasil. Parabens ao Facebook pela iniciativa e torcemos para que mais empresas da área possam vir trabalhar no mercado local.

 

Quem sabe o Linkedin se interessa, também?

 

Em tempo, para se candidatar as vagas do Facebook em São Paulo, é necessário visitar esse link e realizar o cadastro do seu CV.

Blogueiro, entusiasta do marketing digital e apaixonado por Psicologia. Quer compreender o verdadeiro significado da expressão "Viver em excelência". Sua meta é viver com qualidade ajudando várias pessoas. E claro, ganhando dinheiro com isso. Confira meu perfil Google+.

4 comentários

  1. Realmente o Facebook está crescendoo muitooo no Brasil (coitado do orkut, rs), mas enfim.. espero que possa trazer melhorias em uma rede social que já é ótima, diga-se de passagem!

    • Sim Márcia, de fato o Facebook tem crescido de forma expressiva no Brasil, mas ainda o Orkut possui o maior número de usuários no Brasil. Se não me engano, cerca de 70% dos usuários Brasileiros possuem um perfil no orkut, enquanto que o Facebook representa 40% destes.

      Acredite que o google está bastante atento a essas transformações e em breve deve estar equilibrando as contas novamente.

      • Rodrigo Carvalho Alves

        Rodrigo, e de que adianta ter 70% dos usuários com perfil em sua rede, se eles não acessam mais seus perfis? Eu não lembro a última vez que acessei o orkut…

        • Olá Rodrigo,Sim, uma grande fatia de usuários do Orkut tem trocado a rede social pelo Twitter e especialmente pelo Facebook, entretanto, não somente pelo número de usuários, o Orkut também ganha pelo número de acessos. Acredito que na região sudeste, o Facebook talvez esteja em números equilibrados com o Orkut, mas em relação as outras regiões, Orkut disparado.É só fazer uma pesquisa no google nesse sentido, existem várias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>