Últimos artigos

Entrevista fantástica com Robert Kiyosaki e promoção para os leitores

Nesta minha jornada ao Empreendedorismo, alguns livros já foram fontes de referências em iniciativas incríveis que fizeram homens transformarem vidas.

Um livro que realmente gosto muito e recomendo para todos, é o “Oportunidades Disfarçadas”. Neste livro, encontramos histórias de pessoas comuns, empresas, que em meio a crise, conseguiram desenvolver seu negócio a ponto de se tornarem grandes como Sony, Avon e TAM.

(Read the interview in English, click here)

 Mas existe um livro especial que é sem dúvida um livro de cabeceira para todos os aspirantes aos empreendimentos. “Pai Rico Pai Pobre”, de Robert Kiyosaki, apresenta conceitos extremamente importantes, para abandonarmos de vez a mentalidade da classe média consumista e apontarmos o direcionamento de nossas ações para nos tornarmos mais ricos em todos os aspectos. Não é uma tarefa simples, requer esforço e auto-conhecimento, mas está ali, armazenado em um livro, de fácil acesso. Também não é um manual, não vai salvar ninguém da pobreza, mas é sem dúvida o livro que não sai da boca de empreendedores que recomendam boas leituras.

E por que não trazer o Robert Kiyosaki para a nossa Revista Digital?

Nosso primeiro contato foi através de seu website oficial, buscamos a referência para contatos externos e mantivemos contato direto com a empresa de acessória de imprensa, The Gambetta Group. Nos trataram com muita cordialidade e respeito, pediram algumas referências e “Voilà”, Robert gostou da idéia e concederia uma entrevista totalmente exclusiva para a nossa revista digital.

Confira agora, na íntegra, a entrevista exclusiva que Robert Kiyosaki concedeu ao EmpreendedorX. Robert falou sobre sua história, investimentos, copa do mundo e jogos olímpicos no Brasil, além da recente crise mundial. Espero que gostem!

Rodrigo Morais

 

EmpreendedorX – Robert é um prazer poder entrevistar uma figura tão emblemática no cenário global do empreendedorismo como você. Nós sabemos que você tem uma vida muito atribulada, ministrando palestras em vários lugares do mundo, obrigado por seu tempo! Como é para você, ter todas estas viagens, compromissos e ensinamentos para contribuir com a educação financeira das pessoas? Como é o feedback dos seus clientes?

Robert Kiyosaki – Minha paixão é educar as pessoas sobre o dinheiro. É a razão apela qual Kim e eu começamos a companhia “RichDad”. Do mesmo modo, eu realmente gosto de viajar. Eu sou um homem de sorte em poder ver o mundo fazendo aquilo que sou apaixonado.

Robert Robert Kiyosaki e seu sócio, Donald Trump

Robert Robert Kiyosaki e seu sócio, Donald Trump

Uma das melhores coisas da “RichDad” é a lealdade dos nossos clientes. Conhecer pessoas que mudaram sua perspectiva sobre o dinheiro é uma das melhores coisas nas viagens. É muito bom ouvir as historias que as pessoas compartilham.

EmpreendedorX – Um conceito que eu aprendi com o livro “Pai rico, Pai Pobre” se refere ao método de ensino que as instituições e os governos fornecem as pessoas. Na sua visão, qual modelo educacional pode fortalecer as características empreendedoras nas crianças? Qual seria o procedimento apropriado para adotar esta nova visão de ensino na educação contemporânea?

Robert Kiyosaki – Em meu livro, “O Segredo dos Ricos(ConspiracyoftheRich)”, o capitulo final é dedicado ao que eu faria se eu comandasse o sistema educacional. Eu acredito que uma educação financeira compreensível incluiria os seguintes elementos:

  • A história do dinheiro
  • Entendendo seu balanço financeiro
  • A diferença entre ganho de capital e fluxo de caixa
  • Medindo a força de um ativo
  • Saber como escolher bons sócios
  • Saber qual ativo ou classe de ativo é melhor para você
  • Saber quando focar e quando diversificar
  • Minimizando riscos
  • Minimizando impostos
  • A diferença entre debito e credibilidade
  • Saber como usar derivativos
  • Saber como sua riqueza é roubada
  • Aprendendo a partir de erros

Adotar isto em nosso sistema escolar requer uma profunda reforma educacional – e um desejo na parte da conspiração dos ricos em abrir mão do veiculo que os mantem no poder, um sistema educacional que cria bons empregados ao invés de bons empreendedores. Eu acredito que ao invés de lutar contra o sistema, o melhor é simplesmente educar você mesmo e a seus filhos.

EmpreendedorX – Uma coisa interessante que muitas vezes eu imagino é, quais são seus verdadeiros sentimentos e crenças sobre empregos fixos, como quando você trabalhou na Xerox em 1973. Você acredita que pessoas podem desenvolver  financeiramente trabalhando em um emprego fixo? Se não, quais são os passos que uma pessoa deve seguir para começar a desenvolver seu próprio negocio?

Robert Kiyosaki  Sim, um dos pontos principais em compartilhar a minha historia trabalhando na Xerox, é que é importante trabalhar para aprender ao invés de trabalhar para ganhar. Eu rejeitei muitos trabalhos bem remunerados para aceitar um trabalho com rendimento baixo na Xerox e aprendi como vender. Para mim foi mais importante ganhar experiência em vendas do que ter um contracheque fixo.

Também, além de trabalhar para aprender, ter um trabalho é uma ótima maneira de tomar conta de você mesmo e da sua família enquanto você trabalha na sua educação financeira. Eu encorajo pessoas a começar um negocio paralelo ao emprego fixo, e depois ter um plano para passar a fazer seu negocio em tempo integral.

EmpreendedorX – No Brasil o governo tem encorajado os trabalhadores informais a se tornarem entidades legais (companhias), e dão acesso ao credito para a formação de novos negócios, desde que o negocio tenha um plano de desenvolvimento estruturado. O que você acha desta metodologia? Você acredita que é importante as pessoas terem mais acesso ao credito quando eles não têm o dinheiro para investir?

Robert Kiyosaki  Eu penso que o acesso ao credito é vital, mas como a crise financeira mundial tem nos mostrado, o debito na mão das pessoas erradas pode ser catastrófico. Eu gosto da ideia de criar caminhos mais fáceis para as pessoas obterem credito para crescer seu negocio, mas eu também acho que é importante ter certeza de que as pessoas que estão recebendo o credito não estão recebendo caridade. Eu penso que um sistema como essa teria mais sucesso se fosse aninhado com uma educação financeira compreensível que ensinaria as pessoas como usar o debito em sua vantagem e fazer boas decisões financeiras e de negócios.

EmpreendedorX – A frase que eu sempre me lembro quando penso em você é: “A diferença entre a palavra rico e risco é o “S” de segurança.” De Allan Arantes. Qual é o seu entendimento da relação entre risco e enriquecimento?

Robert Kiyosaki – Muitas pessoas veem investimento e negócios como riscos porque eles não têm o total entendimento do dinheiro e como ele funciona. Para eles, é arriscado porque não tem conhecimento. No entanto, Se você tem uma boa educação financeira e um grande QI financeiro, fazer o que eu faço não é difícil. Uma das grandes coisas sobre ser um executivo e um investidor, é que eu tenho controle sobre meu negocio e os meus investimentos – e assim sobre o meu dinheiro. Eu penso que é arriscado ser um empregado e não ter controle sobre quando você vai perder seu emprego ou não.

EmpreendedorX – Se você pudesse dar um conselho aos leitores do EmpreendedorX em relação a investimentos, qual seriam as áreas mais lucrativas hoje em dia? Como diagnosticar boas possibilidades de investimento no mercado?

Robert Kiyosaki – Com a economia global deflacionando, é uma boa hora para comprar ativos que vão providenciar bom fluxo de caixa. Eu também estou comprando ativos que vão contra a inflação porque eu acredito que a inflação vai vir forte assim que nós atingirmos o fundo do poço. Meu conselho é determinar quais classes de ativos são melhores para você, aprender tudo o que puder sobre eles, se manter informando nas noticias e eventos atuais, e estar pronto para agir quando for necessário.

EmpreendedorX – Uma questão um pouco pessoal: qual é a sua relação com o luxo? Você acredita que pessoas mais bem sucedidas gostam de consumir bens relativamente mais caros?

Robert Kiyosaki – Todo mundo é diferente. Eu gosto das coisas boas da vida, e eu definitivamente não gosto de viver abaixo do meu meio. Eu gosto de carros, coleciono armas raras, e gosto de boa comida, entre outras coisas. No entanto, eu não compro estas coisas se eu não tiver investimentos que paguem por elas. Por exemplo, quando eu queria um Bentley, eu criei uma conta de investimento que iria pagar ele. Eu tive que esperar mais do que se eu somente comprasse o carro à vista, mas no final eu tinha o meu carro e um novo ativo.

EmpreendedorX – Como você vê o recente momento de crise na Europa (com os problemas da Grécia) e a direção do mercado de especulação Europeu? Que conselho você dá aos investidores que tem recursos nesta região?

Robert Kiyosaki – A Europa está com problemas e eu não tenho certeza se eles vão se recuperar porque eles não têm poder para imprimir dinheiro. Eventualmente os problemas de debito vão alcança-los e eles vão perder a habilidade ou o desejo de ajudar países com problemas. Meu conselho é o mesmo para todos, invista em ativos que tenham fluxo e vão contra a inflação.

EmpreendedorX – No Brasil nós teremos os eventos da Copa do Mundo (em 2014) e as Olimpíadas (em 2016). Você acha que esse é um bom momento para os investidores, tanto Brasileiros quanto estrangeiros, olharem para o Brasil como uma referencia para a criação de negócios?

Robert Kiyosaki – Certamente grandes eventos como estes são bons para a economia local. Grandes eventos culturais proveem muitas oportunidades para fazer dinheiro. O Brasil tem desfrutado de bons anos de crescimento. E enquanto as coisas estão desacelerando, vocês estão melhores que muitas partes do mundo. A copa do mundo e as Olimpíadas podem ser uma força positiva na economia.

EmpreendedorX – Robert, eu gostaria de pontuar que foi realmente um prazer entrevistar você, como um leitor dos seus livros, eu me sinto muito feliz em ter esta oportunidade. Você poderia deixar uma mensagem especial para os leitores do EmpreendedorX?

Robert Kiyosaki – Eu quero que as pessoas saibam que conhecimento é dinheiro. Não é a quantidade de dinheiro que você faz ou tem que faz você rico, mas como você usa este dinheiro. Continue a investir na sua educação financeira e você ira prosperar.

 

Participe da promoção e ganhe o livro “Pai rico, Pai Pobre“.

Esperamos que tenham gostado da entrevista, mas não é só apenas isso que guardamos para vocês. Reservamos uma promoção! Para participar é bastante simples.

Responda no campo de comentários a pergunta: “ Por que você gostaria de ganhar o livro “Pai Rico, Pai Pobre” de Robert Kiyosaki?.

O vencedor receberá uma menção exclusiva em nossa revista digital bem como o livro em casa, em qualquer lugar do Brasil. O resultado da promoção sairá no dia 24/10/2011. Portanto, responda a pergunta e concorra a este incrível livro!

Update: A promoção foi encerrada e a vencedora vocês podem ver nos comentários.

Blogueiro, entusiasta do marketing digital e apaixonado por Psicologia. Quer compreender o verdadeiro significado da expressão "Viver em excelência". Sua meta é viver com qualidade ajudando várias pessoas. E claro, ganhando dinheiro com isso. Confira meu perfil Google+.

22 comentários

  1. gostaria de ganhar este incrivel livro, para presentear meu pai e com isto iniciar sua educação financira!

  2. gostaria de ganhar para poder aprender a lidar melhor com o meu dinheiro e passar esses ensinamentos para o máximo de pessoas que puder

  3. Eu gostaria de ganhar o livro, porque estou cansada de ser pobre de conhecimento. Quero enriquecer o meu eu e fazer bom uso do meu patrimônio.

  4. Eu gostaria de ganhar o pq quando eu o li era emprestado, entao disse para mim mesmo, que quando eu tivesse, seria o meu livro de cabeceira, e ele me ajudaria a ensinar meu filho sobre o dinheiro.   

  5. Eu quero ganhar “Pai Rico, Pai Pobre” de Robert Kiyosaki, porque sou extremamente curiosa com mundo dos negócios, e por estar descobrindo este mundo, estou comendo todo conhecimento que encontro pela frente, quero ser um empreendedor x, quero meu  “Pai Rico, Pai Pobre”, até a hora do jantar.  

  6. Eu quero ganhar o livro “Pai rico, Pai pobre” porque só agora estou tomando conta da minha educação financeira, e não pretendo parar, estou cada vez mais adquirindo conhecimento, e esse é um dos livros que estão em minha lista dos quero ler ainda este ano. Depois de ler (e re-ler) pretendo doa-lo para alguém que esteja realmente interessado, e gostaria que o mesmo fizesse isso depois.

  7. E ENTÃO QUEM GANHOU ??

  8. Olá Rodrigo,

    Excelente entrevista. Parabéns pelo seu trabalho.

    As dicas do Robert como sempre são fantásticas. Já ouvi várias vezes o audio-book Pai Rico Pai Pobrre. São informações que com certeza eu indico a todos.

    Te desejo muito mais sucesso nos seus empreendimentos.

    Um forte abraço,

    Sucesso Sempre

    Wilsimar Souza

    • Olá Wilsimar,
      Sem dúvida, Robert Kiyosaki é uma referência na área do empreendedorismo. Entretanto, muitos empreendedores possuíam os mesmos pensamentos que o Pai Rico, porém não sintetizaram em tão definidas palavras. Este livro é um belo trabalho e por isso sorteamos a uma leitora :)

      Grande abraço!

      Rodrigo Morais 

  9. Olá Rodrigo Morais, obrigado por esta oportunidade. Muito mais sucesso! um forte abraço.

    • Oi Albérico,

      Obrigado por seu contato! Esta foi uma entrevista que de fato me marcou, poder trocar algumas palavras com o Robert foi uma experiência fantástica e além disso, passar essa informação para frente é melhor ainda.

      Você já viu outras entrevistas do portal? Tem gente muito importante também :)

      Abraços,

      Rodrigo

  10. Eu tenho este livro digital, já o li 2 vezes, é um livro de cabeceira, gostaria de tê-lo impresso. É um livro que não canso de ler. Robert Kiyosaki é fantástico, revolucionário. Se ele tivesse implantado o seu livro a 100 atrás, e ele tivesse fosse difundido, com certeza o mundo hoje seria diferente.

  11. Fala Rodrigo!,
    Show de entrevista, não conhecia Robert Kiyosaki e seus livros, já estou pesquisando mais sobre ele e providenciando comprar o livro, valeu pela indicação! Abraço!

  12. Rodrigo, primeiro permita-me cumprimenta-lo e dizer que e uma honra puder escreve-lo e saber que iras ler o meu e-mail. A priori, eu não sou brasileiro, sou moçambicano e fui de certa forma obrigado a ter que lhe omitir sobre a minha identidade porque o formulário de cadastramento do EmpreendedorX e restritamente direccionado aos consumidores brasileiros.
    Agora devo dizer que a entrevista que lhe foi concedida pelo emblemático Robert,meu Deus precisa ser um homem de sorte, porque e muita bagagem educacional financeira. A entrevista foi e continuara sendo uma educação para todos os empreendedoreX e aprendizes de empreendedorismo.
    Permita-me continuar Rodrigo, e quero enderesar-lhe as minhas sinceras desculpas…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>