Últimos artigos

Retrospectiva 2011 e objetivos para 2012

 

O ano de 2011 teve uma importância ímpar para o empreendedorismo nacional. Vários eventos e empresas nasceram ou se perpetuaram, com a temática do empreendedorismo. O nosso portal cobriu, escreveu e fez parte da elaboração destes, sempre com a meta que serve como uma bandeira estampada em nosso blog e vida dos autores: divulgar conteúdo de qualidade.

 

Esse artigo surgiu com a idéia do Paulo Faustino do Escola Dinheiro, gostamos e resolvemos escrever um pouco de nossa história e objetivos.

 

No dia 10 de maio, nosso primeiro post foi lançado, com o intuito de responder com minha experiência a seguinte pergunta: Ser empreendedor ou ter um trabalho fixo? O tema girou em torno da complicada decisão de abandonar um emprego relativamente ‘certo’ para algo novo e ousado: geração de negócios. Me recordo que o cerne da composição deste artigo não foi somente o aspecto financeiro e sim a liberdade individual. Em meu entendimento, o dinheiro traz liberdade e também de certa forma – na maioria das vezes atuando com irresponsabilidade – a prisão. Na medida que você pode comprar e realizar desejos e objetivos, você pode se tornar escravo dos seus objetivos, das suas escolhas e de todo o material que traz prazer e circunstancial felicidade. É por isso que devemos analisar o que de fato é importante em nossas vidas e o que é dispensável.

 

Mas nenhum negócio nasce por acaso, é importante usar os seus contatos e analise de mercado para entender melhor o impacto que o seu projeto pode causar. Por isso, desenvolvi o artigo sobre a criação de uma rede de contatos eficiente. A grande maioria dos conceitos são básicos, mas servem como pauta e sim, contribuem para o crescimento e influência de alguma pessoa. Posteriormente, porque sempre respondia a mesma pergunta de amigos todos os dias, resolvi escrever o artigo sobre oportunidades de negócios em viagens internacionais. Explicando que é possível realizar negócios e criar bons contatos em viagens para fora do país. Este ano, realizei uma viagem para a Ucrania e posso dizer que fui bem preparado no sentido profissional, pois realizei muitos contatos e trouxe para mim bagagem pessoal e profissional. Foi lá que conheci Amir Sharipov, um bom amigo que me trouxe expertise de Miami, por onde morou alguns anos. Também me apresentou duas pessoas que escreveram por aqui em nosso portal,  Ieva Kuze e Evigeniya Vasina. A primeira, uma economista e a segunda, modelo. E casou muito bem com o nosso objetivo, que é trazer pessoas diferentes, de mundos profissionais diferentes mas que tem em comum o aprendizado e a busca do aprimoramento pessoal e profissional. Em cada um dos setores, sendo empreendedores.

 

Voltando no tempo e analisando a sua própria história

 

Continuando com as grandes contribuições que passaram por nosso portal, tivemos o meu amigo Caio Ferreira que nos ajudou com a entrevista com o Fernando Augusto. Ambos trabalham com internet marketing e vivem ativamente disso. Luiz Cláudio Binato, coaching profissional e que escreveu o artigo sobre Empreendedorismo e Coaching. Outro grande amigo, Hernane Gonçalves, escreveu sobre Lucro, custo e relações de produção. Todos eles tiveram fundamental importância em nosso projeto e foram fonte de aprendizado para mim, dividindo sua experiência e conhecimento comigo e para com os demais leitores.

 

Entrevistas

 

Para mim, foi o papel mais importante que o EmpreendedorX exerceu no ano de 2011. Sempre tive curiosidade para saber a vida e opinião de grandes empreendedores do mercado, não pela televisão, mas por perguntas que eu selecionaria especialmente para cada um. Essas pessoas serviram também como fonte de aprendizado e enriqueceram muito o conteúdo de nosso portal. Nossos primeiros entrevistados foram os irmãos Makaha. Sua startup tem um sentido revolucionário e muito legal: ajudar outras startups a se construírem no mercado. Estiveram a disposição de responder todas as perguntas e foram muito simpáticos. Seguidamente, entrevistamos Fernando Augusto, autor do curso SGDA e marqueteiro digital. Ele é muito conhecido pelo público do marketing digital e ultimamente tem realizado parceria com gente bem conhecida do público nacional. Tem desenvolvido mais os seus projetos e sem dúvida, é alguém que fez história neste tipo de mercado.

 

Uma entrevista que me deixou muito feliz foi a do Alexandre Tadeu da Costa, presidente da Cacau show. Me recordo que no período de negociação, conversei com algumas pessoas e as mesmas me disseram: “Seu blog é novo Rodrigo, como vai conseguir isso?”. Sempre respondi: “O portal é novo, mas possui seriedade e compromisso com os leitores e com o conteúdo”. A assessoria de imprensa do Alexandre reconheceu e finalmente, ouvimos uma entrevista fantástica sobre a história da empresa, lucros dos últimos anos e pretenções. Sem dúvida, esse foi o primeiro marco de nosso projeto. Sem contar que também tivemos a presença de Floryan Otto, CEO do GROUPON BRASIL, que nos falou sobre sua história e mercado nacional. Floryan, assim como Alexandre, possui agenda bastante cheia e encontrou espaço para responder nossas perguntas.

 

Porém, sem dúvida alguma, a entrevista que mais me deixou orgulhoso foi a com o Robert Kiyosaki, criador do livro “Pai rico, Pai pobre”. Entramos em contato com Robert e durante algum tempo conversamos com sua assistente. Robert ficou sabendo de nosso projeto e gostou muito, dizendo que fazia questão de nos conceder esta entrevista, que girou sobre empreendedorismo, projetos futuros e os eventos esportivos que irão acontecer no Brasil(Copa do mundo e olimpíadas). Considero essa entrevista crucial para a existência de nosso portal(no aspecto do reconhecimento do público em geral) e um marco pessoal para mim, que sempre fui leitor de Robert e tenho o livro dele como referência de aprendizado no setor de empreendedorismo.

 

Números

 

No total, foram publicados mais de 55 artigos de diversos gêneros na linha do empreendedorismo. Nosso Twitter possui 58 seguidores, um número ainda baixo mas que pretendemos aumentar. Nossa FanPage, 115 pessoas.  Nossa média de visitações gira em torno de 70 visitas diárias com picos que chegam até 400. Consideramos um bom inicio para um projeto recente como o nosso(pouco mais de 6 meses).

 

Objetivos para 2012

 

Acredito que, para um inicio, realizamos um bom trabalho, tendo reconhecimento do público e de demais empresários que identificaram em nossa proposta seriedade e coerência. E agora, para 2012, temos alguns projetos e números que pretendemos que avancem, até o final de 2012. Nossas metas são:

 

- Atingir 1000 seguidores em nossa FanPage

-Atingir 500 seguidores no Twitter

-Atingir 500 seguidores em nossa lista de Feed(que conta atualmente com 50 inscritos)

-Realizar mais entrevistas de peso

-Publicar o livro “Relatório para startups de sucesso” que será via EmpreendedorX

-Receber visitações diárias que pretendemos girar em torno de 600 a 1000 pessoas

-Realizar mais coberturas de eventos(Tivemos a cobertura da AGIS Expedition e agora em dezembro o TEMTalks – que inclusive participamos da organização).

-Publicar até o final de 2012 mais 95 artigos(Totalizando 150 artigos).

-Realizar mais promoções no EmpreendedorX(este ano realizamos a promoção do livro do Robert Kiyosaki junto com a entrevista e a de final do ano)

 

Boas festas e feliz ano novo!

 

Acredito que esses objetivos se encontram dentro da realidade e não são apenas um sonho. Com trabalho duro e sempre com a mentalidade de produzir conteúdo de qualidade, que possa ajudar as pessoas, é possível que alcance todos os resultados. É por isso que conto com o apoio de vocês no próximo ano, realizando divulgações, curtindo e simpatizando a causa do nosso portal.

 

Queremos ouvir a opinião dos leitores

 

Como o objetivo principal do EmpreendedorX é oferecer conteúdo de qualidade para os leitores que surgem em nosso portal, gostaríamos de saber de vocês a opinião sobre o nosso projeto, o que poderia ser melhorado e o que tem sido feito que deve ser mantido no próximo ano?

 

Deixe o seu comentário logo abaixo e compartilhe suas percepções. Feliz ano novo!

Blogueiro, entusiasta do marketing digital e apaixonado por Psicologia. Quer compreender o verdadeiro significado da expressão "Viver em excelência". Sua meta é viver com qualidade ajudando várias pessoas. E claro, ganhando dinheiro com isso. Confira meu perfil Google+.

7 comentários

  1. Muito bom! Foi um ano de muitas lutas e muitas conquistas, que em 2012 seja melhor e melhor!

  2. Que 2012 seja realmente incrível velho!! E estamos juntos nessa luta!!

  3. 2011 foi o meu ano de crescimento, transformei o comodismo de um jovem à tôa dentro de casa matando o tempo na vagabundagem dos jogos em uma corrida contra o tempo perdido, em busca de conhecimento na área em que pretendia alavancar. Hoje sou a maior liderança jovem da minha cidade, em um ano construí uma empresa de sucesso em organização de eventos e estou iniciando o ano abrindo uma empresa de moda, que já tem uma revista de comportamento.
    Deus abençoe ainda mais os nossos dias.

  4. meu principal objetivo para 2012 e vencer,sobreviver aprender mais e mais nos estudos.tenho em mente que tudo que eu fizer vai dar certo.considero meus estudos como um trabalho importantissismo,porque de certa forma estou plantando para depois colher.

    • Olá Marcelo,

      Os estudos são sem dúvida um ponto extremamente importante do ponto de vista intelectual e financeiro na vida de todas as pessoas. Skinner(um dos baluartes do behaviorismo) dizia frequentemente o quanto a educação é um ponto forte no processo de fortalecimento de características positivas no individuo. Você está certo: É plantar para colher amanha.

      Grande abraço!

      Rodrigo Morais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>