Últimos artigos

TelexFree é fraude ou é confiável?

Neste artigo, procuramos esclarecer se a TelexFree é uma fraude ou um sistema confiável. Depois de muito tempo em silêncio e acompanhando vários amigos – sim, conheço gente que faz parte do sistema – e as centenas de clientes pela internet, resolvi me posicionar sobre o assunto.

Pessoal, demorou algum tempo para que pudesse escrever esse artigo. O tempo serviu de base, pois era importante olhar as centenas de histórias e versões diferentes, para que enfim, pudesse concluir sobre o assunto. Acompanhamos ao longo do tempo, alguns amigos do marketing da internet e até mesmo gente comum que acabou se aventurando na história e se arriscou no sistema. Ouvi vários casos, histórias, dicas, tudo o que pudesse colaborar para a construção deste artigo. Enfim, foi uma longa pesquisa e podem ter certeza, essa é uma opinião que demorou muito tempo para ser publicada.

A telexfree não é um sistema confiável e o seu ecossistema está fadado ao fracasso.

Eu realmente comecei a levar a sério as críticas contra a TelexFree quando li o artigo da carta Capital, escrito por Luis Nassif(você pode ler clicando aqui). A carta capital é uma revista com muita credibilidade e o seu editorial certamente não liberaria uma matéria que não pudesse ser de interesse da população. Você também pode verificar a quantidade de reclamações no website “reclame aqui”, já somadas mais de 12.000 pedidos sendo que apenas 25% deles foram respondidos – em muitos casos, sem a satisfação do cliente. Vários portais de noticias também informam sobre a insatisfação dos clientes, uma pesquisa rápida pelo google pode autenticar isso.

Mas, além disso, eu precisava entender como era o funcionamento da empresa, a sua metodologia e claramente isso entrou em confronto com tudo o que eu aprendi sobre marketing na internet e empreendedorismo.

Para se entender a lógica da TelexFree, é preciso compreender três pontos importantes sobre empreendedorismo e o próprio sistema da Telexfree.

1 – Empreendedorismo é gerar negócios sem precisar empregar dinheiro

Grande parte dos empreendedores criam negócios e movimentam capital sem precisar investir dinheiro nisso. A ideia de colocar dinheiro para ganhar dinheiro, deve ser analisada com calma, pois se este dinheiro não estiver indo para um investimento direto e que você possa saber que ele está aplicado em alguma coisa tangível, pode ter certeza que tem algo errado.

É uma lógica muito simples, supondo que você é contratado por alguém, que o promete um bom salário e ótimos benefícios, porque ele te cobraria por uma parcela de entrada nesta contratação? E no caso da Telexfree, uma parcela extremamente “generosa”. Sempre estranhe de todo e qualquer negócio que o solicita dinheiro de investimento prévio antes que possa trabalhar nele. Existem MUITAS opções na internet que geram dinheiro sem precisar investir absolutamente nada, basta conferir os vários artigos que foram publicados em nosso portal sobre isso(dois deles você pode ver aqui e aqui).

2 – O empreendedorismo verdadeiro não é obscuro

Esse é um ponto super importante. Todo o negócio da TelexFree está baseado em instalações no mínimo estranhas. Você pode conferir a integridade e história do negócio neste artigo, que demonstra passo a passo como o negócio da Telexfree chegou no Brasil. Outro artigo importante foi publicado pelo amigo Rafael Seabra, no blog quero ficar rico. Estou apontando todos esses artigos para que você possa compreender o negócio como um todo, antes de tomar qualquer atitude em relação a sua entrada ou não.

piramide-telexfree

No youtube você pode ver algumas dezenas de vídeos de divulgadores da TelexFree que prometem sucesso e licitude do negócio, entretanto, estas são as formas de adquirir prospectos para entrar no negócio. É um marketing agressivo, pois mostram veículos, casas colossais e sorriso no rosto. Tudo aquilo foi comprado com o dinheiro dos membros que foram recrutados!

3 – Vender um produto “oficial” e nos bastidores incentivar o recrutamento de novos membros = esquema pirâmide

Os defensores da TelexFree podem falar o que quiser, mas a verdade é que a Telexfree claramente é um sistema de pirâmide. Inicialmente, o visitante é apresentado a uma metodologia muito simples para se começar a ganhar dinheiro. Ele deve pagar uma taxa de adesão e metodologicamente publicar anúncios da empresa dentro de vários sites. Mas a verdade é que logo que a adesão acontece, existe uma política forte para que esse novo associado possa trazer outra pessoa para dentro da Telexfree! Sendo assim, ele começa a obter rendimentos a partir dos rendimentos daquele novo associado.

Este é um modelo clássico de pirâmide. É por isso que você sempre vai ouvir falar da empresa e da possibilidade dos ganhos grandes. O pagamento de comissões por novos associados é alto e as pessoas começam a ganhar muito dinheiro por causa dos recrutamentos.

Empreendedorismo é gerar valor para sociedade. Empreender é criar novos projetos que possam de fato trazer crescimento para uma comunidade. A telexfree não oferece nenhum destes valores.

O método é muito simples: Torne-se um divulgador da telexfree, chame outras pessoas para trabalhar e ganhe muito dinheiro com isso. Que tipo de valor é gerado com isso?

4 – Muita gente reclamando e várias denuncias

É realmente preocupante existir tantos geradores de conteúdo publicando artigos contra a Telexfree. Basta realizar uma pesquisa no google com os termos “Telexfree justiça” e ver a quantidade de denuncias para vários ministérios públicos de vários estados, justiças comuns, procons, etc.. É alarmante, pois a cada dia, mais incautos acabam caindo no conto do vigário e se inscrevem no sistema, sem realizar uma pesquisa profunda sobre o assunto.

 

Conclusão:

Não apoio o negócio da Telexfree e não recomendo aos amigos e leitores do EmpreendedorX para que se aventurem na empreitada. É um sistema que escraviza os novos membros a recrutarem outros para resgatarem o seu dinheiro e fazerem algum lucro. Um dia, a pirâmide vai ruir e mais um vez, alguém montará um negócio semelhante. Empreender não é fácil: é preciso ter uma boa ideia, disciplina e gerar valor para a sociedade. Desconfie sempre de promessas mirabolantes e esteja pronto para investigar tudo o que aparece pela internet.

UPDATE:

Na última semana a TelexFree foi impedida judicialmente pela justiça do ACRE de exercer suas atividades, proibindo todos os pagamentos para seus membros e associação de novos membros. Para conhecer um pouco mais do que aconteceu, sugiro que visitem o artigo do Rafael Seabra, clicando aqui.

Blogueiro, entusiasta do marketing digital e apaixonado por Psicologia. Quer compreender o verdadeiro significado da expressão "Viver em excelência". Sua meta é viver com qualidade ajudando várias pessoas. E claro, ganhando dinheiro com isso. Confira meu perfil Google+.

21 comentários

  1. Ótimo texto Rodrigo você esta de parabéns, acho que deixou bem claro para muitas pessoas que ainda tinha dúvidas a respeito do negócio, pois de agora em diante as pessoas irão com certeza começar a cair na real, ou seja vão deixar de entrar no negócio, e isso acontecendo, vai desmoronar mas uma pirâmide.

    • Oi Fernando, obrigado por seu comentário!

      É realmente preocupante a adesão diária de novos membros. Ouvi vários amigos dizendo que, quando perceberam a “roubada”, tiveram que recrutar outras pessoas para resgatar o dinheiro e sair do esquema. Enfim, você acaba trazendo mais gente para a mesma furada para conseguir tirando algum.

      Depois isso, foi inevitável criar um artigo nesse sentido!

      Abraços,

      Rodrigo

  2. Ah a ignorância e a desinformação. A raiz dos grandes males.

  3. Oi Leonardo.

    Entendo o seu comentário mas infelizmente não concordo com ele. O nosso artigo foi baseado em experiências de amigos, pesquisas, e principalmente, as denuncias.

    É até presunção achar que um jornalista renomado da carta capital é um ignorante, não?

    Qualquer dúvida, pode vir apresentar os pontos do seu julgamento para conosco.

    Abraços,

    Rodrigo

  4. Faço das palavras de Carlos Macedo as minhas palavras,não que eu não saiba expressar uma critica a respeito do assunto…mas esse texto fala tudo que um divulgador da Telexfree deve falar ás pessoas ignorantes,que se titulam os “sabichões” de tudo…
    - A “Guerra” Comercial já começou! Preparem-se…
    Quando iniciei meu trabalho na Telexfree me preocupava com a chuva de ataques contra nossa empresa nas redes sociais. Com o passar dos meses, agora com mais conhecimento, após estudar muito sobre a empresa, o mercado mundial e suas tendências, a era da informação/digital e o que representa o MMN em países mais desenvolvidos, não ligo mais. Hoje compreendo que o sucesso mundial da Telexfree, incomoda e vai incomodar muito mais! Empresas concorrentes no setor de tecnologia de telecomunicações e até as genéricas “tabajaras” BBOM e Multiclick, não estão nada satisfeitas com o nosso desempenho. E aí? Claro, ataques desenfreados diariamente. Nessa onda também entram aqueles alheios a qualquer conhecimento, querendo mostrar que fazemos parte de uma “Pirâmide” (prática ilícita cometida no passado por golpistas), postando bobagens diariamente nas redes sociais, sem noção de nada, apenas tentando chamar a atenção sem conhecimento nenhum (vergonhoso)! O MMN é curso superior em Harvard – http://universidademultinivel.com.br/marketing-multinivel-em-harvard/ – e que meus amigos, este mercado, devido nosso atraso, nossa ignorância é tratado de pirâmide! Só pra se ter uma ideia, este mercado representa 23% do PIB Norte americano e 27% do PIB no Japão, e aqui? Horas, aqui não chega a casa do 1% ainda. Voltando a Telexfree, uma empresa com mais de 12 anos de história no mundo, presente em mais de 70 países, legalizada, com faturamento mensal acima de 1 bilhão de reais (venda de Voip), pagando mês passado mais de 59 milhões em Imposto de Renda e agora deve passar dos 80 milhões em junho, empresa que comprou a VoxBras e vai oferecer Tv a cabo e Internet para o Brasil, TelexCommerce, Leilão do centavo (em breve), parceria com a Best Western (maior rede hoteleira do mundo) e que fez mais de 1.226 milionários como divulgadores independentes… Como não incomodar tanta gente, só lembrando que nós também pagamos ao Governo 27,5% em Imposto de Renda fielmente… Tem outras empresas de MMN que também não nos aturam mais, perdem seus associados todos os dias para nós, pois ha anos estão aqui empurrando vendas de porta em porta e pagando comissões de fome aos seus distribuidores que costumeiramente vão a um evento em milhares, para aplaudir 5 ou 6 que ganham bem… Entendam que nosso sucesso vai causar muita inflamação por aqui! Para encerrar meu raciocínio, o que importa é que a empresa tem pela frente um projeto de expansão muito, mas muito forte não só no Brasil, mas em toda a América Latina. Divulgador Telexfree, se profissionalize, estude, tenha ética, entenda tudo sobre esta empresa e saiba que hoje estamos no melhor negócio da era moderna… A Telexfree não é apenas um negócio, é uma filosofia de vida!!! (By Sergio Giembra) Compartilhem estas informações para o máximo de pessoas que vc puder e vamos mostrar a força e a transparência que a Telexfree tem como uma empresa sólida, séria e que podemos confiar nosso investimento.

    — Carlos Macedo

    Por isso sou 100%%%%%% Telexfree !

    • Layane,

      Deixei o seu comentário aqui para demonstrar as pessoas que tipo de abordagem o pessoal da telexfree tem com os outros.

      Não aceitam críticas.

      Partem para a agressão verbal – chamando outros de ignorantes e sabichões –

      Espero que reflita sobre o seu comentário e que você possa aprender com ele o comportamento que deve ser adotado em um diálogo saudável, respeito mútuo a diferentes pontos de vista.

    • MMN representa 23% do PIB Norte Americano? De que fonte você tirou este dado? Incrível como alguém lê uma bobagem como essas e toma isso como verdade sem nem sequer imaginar a fonte da informação. Lamentável.

  5. Olá Rodrigo !
    Penso que vc deveria ser imparcial, pois ignorou as varias pessoas que estão bem e estão, também, ajudando as varias outras Seria de bom senso citar o produto oferecido pela empresa, pois quase todas as operadoras de telefonia a oferecem, os encargos que a mesma recolhe para a Receita Federal, e a não obrigatoriedade de ter de trazer mais alguém para afiliar-se, sendo essa uma alternativa de aumentar seus ganhos.

    • Oi Luiz, obrigado por seu contato.

      Em nenhum momento ignoramos as pessoas que “estão bem”, pois afinal, o sistema previlegia aquele que recruta novos associados e isso foi citado no texto.

      Eu realmente acho difícil que alguém fique apenas ganhando dinheiro na forma de divulgação semanal, ou até mesmo que o produto da empresa consiga concorrer em um mercado dominado pelo skype e outros maiores. Na verdade – e você sabe disso – todo mundo é incentivo a recrutar outras pessoas para entraren no sistema.

      Os lucros reais e o que fazem as pessoas “ficarem bem”, conforme você disse, está ai.

      Agora me responda: Qual é a forma que você obtém lucros na telexfree? Fazendo os anuncios do serviço de voz por ip ou recrutando mais gente? Seja sincero…

  6. Bando de desocupados que so querem dinheiro facil,em vez de trabalhar…a maioria dos vagabundos está nessa telexfree,bando de vagabundo..ai outros vem me dizer que isso é trabalho,vcs estao é de sacanagem com minha cara,falar q ficar postando anuncio é um trabalho,trabalho para vcs bando de desocupados.

  7. Com o crescimento do MMN, muitas pessoas despertaram
    interesse em participar do sistema, só que muitas vezes não é possível
    por conta de não ter o dinheiro disponível ou ate mesmo a coragem necessária para
    tal investimento.

  8. Já fui convidada por muitos para “participar” desde negócio “maravilhoso” ,mas como tudo que faço pesquiso e estudo antes,percebi logo se tratar sim de um esquema de pirâmide(mesmo que alguns contestem),não duvido que alguns poucos tenham lucros(tenho um amigo que já cadastrou mais de 50 pessoas e conseguiu recuperar o que gastou e um pouco mais) e destas 50 pessoas,apenas mais uma também teve lucro,então é claro que somente o topo da pirâmide se dá bem(até a empresa registrar falência ).Não acredito nem invisto em negócios onde poucos se dão bem a custa de outros.

  9. A Telexfree é um trabalho mais digno do que muitos empregos convencionais e gera valor para a sociedade sim. Que valor um dono de bar gera à sociedade, por exemplo? E nem por isso é mal visto. Na Telexfree, a pessoa entra por escolha própria e torna-se um divulgador independente com contrato de 1 ano, passível de renovação, mediante pagamento da taxa de 20% do seu faturamento anual. O dinheiro do entrante compra contas voips para serem vendidas, porém não é obrigado a cumprir meta e tão pouco convidar outras pessoas. A empresa remunera seus divulgadores por fazerem a publicidade do produto. Acontece que a remuneração em dólar agrada e por isso muitas pessoas desfrutam, também, dos ganhos de rede, pois indicam o negócio a terceiros que também compram as contas com o estoque de linhas voip e assim por diante. O voip é eficiente e muito mais barato que a telefonia convencional, além de proporcionar ligações para 43 países. Qual o problema?

  10. Sempre tive dúvidas sob Telelexfree,por isso nunca tive coragarem de investir..
    A realidade que pelo que tudo indica é um tal negocio que por final vai se
    tornando uma bola de neve..

    • Oi Rosely,

      Obrigado pela participação!

      Sim, realmente! Inclusive sairam noticias recentes que os recursos provindos da turma de advogados da TelexFree sobre a decisão da justiça não foram aceitos.

      Pelo visto a coisa vai continuar assim até o término da empresa.

      Abraços,

      Rodrigo

  11. Infelizmente, enquanto os Brasileiros continuarem a usar a LEI DE GERSON, como este País poderá mudar. Com que cara e moral tais espertinhos podem criticar e cobrar os políticos, que nada mais são como eles.
    Experimentem pegar um cabo de enxada e cuidar de um campo, cultivando sua comida e a dos outros brasileiros, trabalhar em indústrias para poder produzir carros, eletrodomésticos, alimentos, etc, ganhando um salário que posso afirmar, não digno concordo, mas que do seu suor muitos brasileiros tem o poder de escolha e compra. Conheço muitas pessoas que ao invés de pegar o caminho mais FÁCIL, optaram por batalhar e estão muito bem de vida, com a moral tranquila e limpa, podendo dormir tranquilo pois não prejudicou ninguém com promessas de ganhos altos em pouco tempo.
    Já imaginaram todos entrando neste esquema de PIRÂMIDE e largando seus trabalhos, suas profissões? Eu tenho certeza que os que entraram primeiro vão rir dos últimos que estarão na miséria e o país afundado, mais do que já está!!

    REFLITAM e parem de achar que dinheiro vem fácil, pois não vem. Golpes, malandros e expertos continuarão a existir enquanto existirem quem os ajudem, que são para eles os OTÁRIOS!!
    PENSEM BEM.

  12. Querido, preciso fazer um trabalho para faculdade e gostaria de saber como diferenciar um investimento de risco de uma pirâmide. Há diferença?

    • Olá Priscila, em uma pirâmide o principal objetivo é fazer com que as pessoas que estão no topo lucrem, enquanto os demais certamente perdem dinheiro. qualquer tipo de négocio que necessite de investimento existem diferentes tipos de risco, quanto maior for sua sede pelo lucro maior será o risco. No caso da pirâmide, é oferecido ganhos altos e rápidos, além do pagamento de comissões excessivas acima do valor das vendas, uma prática que vai contra a economia popular, no aspecto legal, a empresa está cometendo um crime, assim como todas os sócios estão alimentando uma prática ilegal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>