Últimos artigos

Grandes publicações e leituras obrigatórias para todo empreendedor exemplar

Começar um novo negócio e passar por cima de problemas dentro das organizações não é tarefa de um só. Para ajudar nessas e outras situações, existem muitas publicações e leituras obrigatórias para todo empreendedor que deseja iniciar ou melhorar a gestão do seu negócio.

A necessidade de aprendizagem constante é algo que inerente aos profissionais de qualquer área, inclusive os executivos mais importantes do mundo.

Sem dúvida, a leitura é uma forma de estimular conhecimento, visualizar alternativas e se inspirar, podendo ser feita a qualquer momento. Se até os CEOs super ocupados reservam parte do seu tempo para isso, certamente você também consegue.

Por isso, preparamos uma lista com as leituras mais importantes para empreendedores como você. Veja só:

71_grandes_publicacoes1

12 publicações e leituras obrigatórias para todo empreendedor

1. Steve Jobs, de Walter Isaacson

O livro narra a vida de um bem-sucedido empreendedor e um dos maiores visionários dos últimos tempos.

A biografia do fundador da Apple traz histórias inspiradoras contadas por ele, seus amigos, familiares e colegas de trabalho. Além disso, conta também a trajetória de uma das mais inovadoras empresas do planeta. Esta obra é um ótimo incentivo para quem pretende entrar no mercado, independentemente do segmento, pois conta a história de superação da empresa e também do ícone, Steve Jobs.

2. Jogar para vencer, A.G. Lafley

Construir uma estratégia vencedora é trabalho árduo, que requer das pessoas e das empresas a realização de escolhas específicas – algo que, no entanto, a maioria não faz. Dois dos mais conhecidos pensadores atuais da área de negócios vão ao cerne da estratégia, explicando para que serve, como pensar nela, por que é necessária e como implementá-la. E usam uma das mais bem sucedidas reviravoltas corporativas do século passado, que eles conquistaram juntos, para provar seu ponto de vista.

3. Rápido e devagar: duas formas de pensar, Daniel Kahneman

Neste livro, Daniel Kahneman procura mostrar as formas que controlam a mente – o pensamento rápido, intuitivo e emocional e o devagar, lógico e ponderado. Daniel busca mostrar a capacidade do pensamento rápido, sua influência persuasiva nas decisões e até onde se pode ou não confiar nele.

4. Transformando suor em ouro, de Bernardinho

Considerada uma das melhores obras brasileiras do gênero, ela é de autoria do técnico da seleção brasileira de vôlei, Bernardinho, que desde 2001 encabeça a equipe.

O livro retrata sua carreira no esporte e como alcançou o sucesso, conquistando a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas, superando diversos obstáculos, e destacando, principalmente, aspectos de liderança e motivação.

5. A arte do começo, de Guy Kawasaki

Um dos maiores best-sellers do mundo corporativo, A Arte do Começo foi escrito pelo ex-funcionário da Apple e hoje um dos colunistas da Forbes, Guy Kawasaki, autor especializado no assunto.

No livro, ele aborda pontos essenciais para iniciar ou revitalizar uma empresa, sempre com foco em grandes marcas, produtos e serviços. Além disso, ele mostra como mudar o pensamento corporativo, incentivando a criatividade e as atitudes corajosas de líderes e funcionários, tudo isso baseado em experiências pessoais.

6. Tudo é óbvio – Desde que Você Saiba a Resposta, de Duncan J. Watts

O senso comum e o comodismo – fazer tudo sempre da mesma maneira – são fatores abominados por Duncan J. Watts, que em Tudo é Óbvio – Desde que Você Saiba a Resposta estimula a fugir da mesmice.

Aqui é demonstrado como isso pode atrapalhar em nosso dia-a-dia e, principalmente, nas tomadas de decisões importantes, uma vez que soluções inovadoras e criativas podem ser mais simples e fáceis do que imaginamos.

7. O jeito Disney de encantar clientes, Disney Institute

Todas as empresas buscam atender melhor as pessoas que compram seus produtos e serviços.

Não importa se elas são chamadas de clientes, consumidores, pacientes ou, no caso Disney, convidados. Ou você as satisfaz ou corre o risco de perdê-las.

Neste livro, você será levado aos bastidores para mostrar as melhores práticas e filosofias da Disney em ação, proporcionando uma visão dos princípios de atendimento de qualidade na prática, tanto no Walt Disney World, sob o ponto de vista dos membros do elenco, quanto em outras organizações, de acordo com os executivos que participaram dos programas do Disney Institute.

8. O fim do poder, Moisés Naim

Ao longo de “O Fim do Poder”, o escritor venezuelano Moisés Naím discute as mudanças pelas quais o mundo vem passando desde meados do século 20 e procura explicar por que o poder é hoje tão transitório – e tão difícil de manter e usar -, examinando o papel das novas tecnologias e identificando as forças que estão por trás dessas transformações.

Não se trata do fim das grandes corporações ou do conceito de “potência hegemônica”, mas sim de um fenômeno mais complexo, no qual todos nós estamos envolvidos, e que está instaurando um paradigma inédito na história da humanidade.

9. O investidor inteligente, Benjamin Graham

Maior consultor de investimento do século XX, Benjamin Graham ensinou e inspirou pessoas de todo o mundo. O conceito de “valor de investimento” protegia os investidores de erros substanciais e os ensinou a desenvolver estratégias de longo prazo, fazendo com que O Investidor Inteligente se tornasse a Bíblia do mercado de ações desde sua primeira publicação, em 1949.

O megainvestidor e um dos homens mais ricos do mundo, Warren Buffett, já declarou que passa boa parte do seu tempo lendo, e que por isso toma menos decisões impulsivas. Para ele, o livro de Graham é o melhor livro sobre investimentos já escrito.

10. Pequeno grande guia para uma vida feliz, Anna Quindlen

A autora deste livro nos convida a realizar um exercício de amor, generosidade e, sobretudo, de desprendimento. Ao refletirmos sobre o significado da vida, salienta a autora, aprendemos uma lição definitiva: nada na vida é eterno.

A descoberta do significado da morte representou um marco na vida de Anna Quindlen. Aos 19 anos sofreu a perda da mãe, com apenas 40 anos, vitimada por um câncer no ovário. Esse trágico acontecimento levou-a a questionar a dor, a perda, a morte e o significado da vida.

11.  Empresas feitas para vencer, Jim Collins

Considerado pela Time Magazine um dos livros de negócios mais importantes de todos os tempos, esta obra seminal de Jim Collins responde a seguinte pergunta: Como empresas boas, medianas e até ruins podem atingir uma qualidade duradoura?

Collins apresenta exemplos que desafiam a lógica e transformam a mediocridade em uma superioridade duradoura. O autor apresenta também quais são as características universais que levam uma empresa a se tornar excelente e outras não.

12. The Hard Thing About Hard Things, Ben Horowitz

Muitos falam sobre as maravilhas de se empreender, mas só a sinceridade brutal de Ben Horowitz mostra as durezas de tocar um negócio. Ben é cofundador da Andreessen Horowitz e super respeitado no Vale do Silício. Para falar sobre “a coisa difícil sobre coisas difíceis”, ele se baseia em sua própria experiência, tratando de temas que vão de saber o momento de vender sua empresa até demitir um bom amigo – com bom humor, mas sem rodeios.

3 publicações e leituras obrigatórias para todo empreendedor, disponíveis para baixar gratuitamente

Veja agora uma seleção de livros indicados para pequenos e médios empreendedores, ou até mesmo aqueles que querem começar a empreender.

São diversas histórias de sucesso inspiradoras disponíveis para baixar gratuitamente pela internet. Para visualizar cada conteúdo, é só clicar nos títulos.

1. Manual para jovens sonhadores, Nathalie Trutmann

Nathalie Trutmann, autora do livro, nasceu na Guatemala, mas hoje trabalha como diretora na faculdade Fiap e na Zyngamedia. Em seu livro, ela quer incentivar jovens a desenvolver práticas empreendedoras.

2. Viagem ao mundo em empreendedorismo, Rita de Cássia da Costa Malheiros, Luiz Alberto Ferla e
Cristiano J.C. de Almeida Cunha

Organizada pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA), em parceria com o Instituto Friedrich Naumann, a publicação mostra como começar e manter um negócio como se a trajetória fosse uma viagem.

3. A menina do vale, Bel Pesce

Em A Menina do Vale, Bel Pesce conta o que aprendeu em sua jornada empreendedora e cita diversos cases de sucesso que mostram como o perfil empreendedor pode mudar uma vida.

4. A arte da guerra, de Sun Tzu

A autora diz: “Comandar muitos é o mesmo que comandar poucos. Tudo é uma questão de organização. Controlar muitos ou poucos é uma mesma e única coisa. É apenas uma questão de formação e sinalizações”.

Com enfoque em habilidades como estratégia e liderança, o livro “A Arte da Guerra” narra situações militares inspiradoras e surpreendentes, que podem ser transferidas para diversos âmbitos, como o profissional, pessoal e até mesmo o amoroso.

5. Empreendedorismo na prática, de José Carlos Assis Dornelas

O livro é uma espécie de manual da área: ele apresenta experiências, dicas e sugestões para todos os empreendedores e tipos de empresa, por meio de relatos de profissionais brasileiros bem-sucedidos.

O livro coloca em discussão a grande ênfase que se dá na definição do perfil do empreendedor de sucesso, mostrando argumentos contrários e a favor desta linha de pensamento. Em seguida, propõe que não existe um perfil único de empreendedor, apresentando vários tipos de empreendedores.

71_grandes_publicacoes2

Em resumo

Você viu aqui que:

1) Empreendedores que desejam crescer e melhorar o seu negócio também precisam reservar um tempo para ler e investir na formação contínua;

2) Grandes publicações e leituras obrigatórias podem ter a função de aprimorar a sua visão, além de trazer muitos insights;

3) Se até os CEOs e executivos super ocupados reservam parte do seu tempo para isso, por que você não?

E ai, tem outra publicação ou leituras obrigatórias que todo empreendedor também deveria conhecer? Não deixe de utilizar o espaço dos comentários para contribuir com o nosso artigo! Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>