Últimos artigos

Histórias de sucesso: George Samuel Clason

Muito se fala hoje em dia sobre educação financeira e meios de se prosperar de maneira gradativa independente da quantia que você ganha. Inúmeros métodos são disponibilizados (principalmente na internet) a disposição de qualquer pessoa, desde oportunidades de crescimento via pirâmide sobre vendas de produtos até a marketing via internet. Até que ponto tudo que você lê é confiável? Uma informação sumária para qualquer pretensão de negócios para alguém que está em busca de uma oportunidade é: não acredite em tudo o que vê. Não existe uma pílula mágica. Para se gerar riquezas é necessário investir tempo e esforço, com sabedoria e resiliência frente a problemas que venham a surgir. Portanto desconfie de qualquer anúncio que evidencia enriquecimento rápido ou ganhos absurdos. Provavelmente, estas pessoas que vendem “O segredo do sucesso” enriquecem não porque conseguiram desenvolver um projeto de impacto social e sim porque estão enriquecendo as custas de pessoas ingênuas.

Mas há de se separar “o joio do trigo”. Existem pessoas sérias que desenvolveram uma sistemática que permite a leitores a oportunidade de enxergarem um mundo de negócios que antes não era possível, abrindo caminhos na evolução da carreira profissional e no aspecto interpessoal das pessoas. Se existe um hall da fama que incide grandes nomes do empreendedorismo, lá está George Samuel Clason.

George Samuel Clason

Nascido no estado de Louisiana, Missouri, foi soldado na guerra dos Estados Unidos contra a Espanha. Iniciou duas companhias, a Clason Map Company of Denver Colorado, que foi a primeira empresa a publicar as rodovias que ligavam todos os Estados Unidos até o Canadá e a Clason Publishing Company, que era responsabilizada por publicações periódicas que tinham como base de consumo empresas de seguro e bancos. Mas foi uma compilação de artigos que deu origem a seu maior sucesso:

“O primeiro princípio saudável de um investimento é a segurança do capital aplicado, ou seja, o principal. É prudente cobiçar altos ganhos quando o principal corre perigo? Claro que não. O castigo pelo risco é a provável perda. Estudem cuidadosamente, antes de fazerem uso de seu tesouro, cada promessa de que ele possa ser recuperado com segurança. Não se deixem enganar pelo romântico desejo de fazer fortuna rapidamente”.

 

O homem mais rico da Babilonia

 

Este parágrafo pode ser encontrado em seu livro de 1927 “O homem mais rico da babilonia”, que hoje, suas vendas superam a marca catalogada de mais de dois milhões de cópias. É provável que seus descendentes recebam os royalties do seu livro, fato que é justo, pois se trata de uma obra-prima na área de criação de projetos e empreendedorismo. O livro é uma grande parábola sobre a Babilônia, cidade considerada uma das mais ricas do mundo no período pré-cristão. Em um dos capítulos do livro, o imperador da Babilônia se vê preocupado com o futuro de seu império visto que o enxerga em declínio, de acordo com seus conselheiros. Ele convoca o homem mais rico da cidade para uma audiência e pergunta ao mesmo se é possível que ele ensine a população o que fez para enriquecer. A partir deste ponto, os conselhos de Arkard, um homem que começou a vida como escrivão e se tornou rico, fazem sentido também para o leitor.

O livro causa fascínio pela sua escrita leve e divertida, pois a história é cheia de aforismos, o que facilita a compreensão e a fixação de informações na memória. Um dos conselhos que mais me chamaram atenção: Pague 10% de tudo o que ganha para você. Ninguém paga a si mesmo, já pensaram? Dispomos de nosso dinheiro para residência, água, luz, compras de alimentação, gastos superficiais e sempre ao final do mês, estamos sem dinheiro. E por que não reservar apenas 10% para si mesmo, guardá-lo? Arkard promete que a médio/longo prazo, estes 10% se tornarão 100% e assim por diante. A receita é simples: idéias que podem ser agregadas ao nosso cotidiano. E não se engane, apesar de o livro ser lançado a muito tempo, é bastante atual e condiz com a maioria das situações que vivemos e que podemos sim, mudar.

Link Afiliado Submarino – “O homem mais rico da Babilonia”

Os conceitos apresentados por George serviram a personalidades, como Robert Kiyosaki, famoso por seu coaching na área de aconselhamento financeiro e autor de best-sellers. Acredito que o trabalho apresentando em “O homem mais rico da Babilônia” é leitura universal para qualquer pessoa que deseja criar um negócio e ter uma base sólida sobre sustentabilidade financeira.

E vocês, teriam algum livro para recomendar a futuros empreendedores?

Blogueiro, entusiasta do marketing digital e apaixonado por Psicologia. Quer compreender o verdadeiro significado da expressão "Viver em excelência". Sua meta é viver com qualidade ajudando várias pessoas. E claro, ganhando dinheiro com isso. Confira meu perfil Google+.

5 comentários

  1. Muito bacana…
    Parabéns

    • Por nada, Everton. Acompanhe nossas postagens, sempre teremos conteúdo de qualidade. Se tiver alguma sugestão, entre em nossa página de contatos e informe. Abraços!

  2. Gostei muito.E vou procurar este livro pra ler!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>