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Como usar as redes sociais para promover o seu negócio – parte 1

Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e muitos outros nomes. Você provavelmente já ouviu falar de todas elas, e deve ter conta em no mínimo duas. São as redes sociais, tão presentes na sua vida e na de mais de milhares de pessoas ao redor do globo. Saiba agora como usar as redes sociais para promover o seu negócio.

De acordo com a maior enciclopédia livre da internet, rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Ela está presente no dia-a-dia de uma quantidade gigantesca de pessoas. Você, empreendedor, deve usa isso a seu favor!

 

As redes sociais são consideradas uma das grandes ferramentas de marketing direto, pois as pessoas que curtem a sua página genuinamente gostam do que você oferece. Além do fator de pulverização da informação. Nas redes sociais isso é altamente eficaz. Já dissemos isso aqui. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes.

 

Um lugar onde as pessoas tem total liberdade de expressão, fazem o que bem entendem, mostram do que gostam ou não, compartilhando de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns. É no mínimo uma bela fonte de pesquisa. Redes sociais são importantes, e é impossível ignorar a existência delas, não estar conectado. Sendo assim, preparamos um guia especial, com dicas importantíssimas de como usar as redes sociais para promover seu negócio.

 

8 dicas de como usar as redes sociais para promover o seu negócio

 

1 – Decida qual(ais) rede(s) irá usar. Não adianta abrir contas em todas as redes sociais possíveis, colocar o nome da sua empresa e uma foto e deixar elas às moscas depois. Procure conhecer as redes sociais, entender como as pessoas usam cada uma e para quê. Só depois decida em qual rede você irá abrir a conta da sua empresa. O Facebook é a rede coringa, lá tem todo mundo fazendo de tudo, quase que obrigatoriamente ela estará na sua lista (por isso daremos uma atenção especial para ele no post #2). Ainda assim existem outras, como Twitter, Instagram, Pinterest, Google+, Orkut, etc., que devem ser levadas em consideração na hora da escolha.

 

2 – Aprenda a mexer na rede. Depois que você estudou cada rede, recebeu indicações e decidiu em qual(ais) vai entrar, aprenda a mexer nela. Vale tutoriais na internet, dicas de amigos, vídeos… Só não vale pagar mico. Para alguém ver, tirar um print, e sua marca virar piada, são segundos! E a dor de cabeça dura dias. Vá seguindo o passo-a-passo da própria rede. Se ela oferecer tour, faça. E procure estar sempre por dentro das atualizações (que acontecem o tempo todo).

 

3 – Preencha o máximo de informações possíveis no perfil. Muitas vezes uma pessoa te verá pela primeira vez ali na rede social. Então se ali já tiver telefone, horário de funcionamento, site, email, tudo que ela precisa, terá ganhado a satisfação do cidadão e provavelmente um futuro cliente.

 

4 – Atualize a rede social todos os dias. Abrir uma conta em uma rede é ter uma nova responsabilidade. No caso de grandes empresas, o serviço deve ser até terceirizado ou deve-se ter um departamento específico para mídias sociais, com profissionais da área da comunicação. Hoje já existem profissionais, conhecidos como Social Media, que são responsáveis pela gestão e editoração de conteúdo nas plataformas digitais, disseminação de conteúdo, relacionamento, monitoramento, análise de dados, criação de ideias com a equipe de concepção e planejamento estratégico, dentre outras coisas. Se é você mesmo que vai cuidar (e sim, vai ter que fazer quase tudo que um social media faria!), separe momentos no dia – um pela manhã e outro a tarde – para poder dar atenção a seus clientes, ver quem está se relacionando com sua marca (positiva ou negativamente) e postar conteúdo.

 

5 – O que postar? Essa é a parte mais importante da rede social. Para começar, a rede social está ali para te ajudar a divulgar sua empresa, mas isso não significa que você deve falar só de você. Procure assuntos relacionados a sua empresa e crie posts em cima disso. Mas sempre agregando algo novo. Não vale copiar e colar o meme do momento e só. Traga uma notícia nova, uma informação que as pessoas ainda não viram, se relacione com o cliente, tire proveito dos modismo. Seja criativo, inove e agregue valor. Não se esqueça de ler, reler, para não postar textos com erros de português. Não só de textos vive a rede social. Traga imagens (bonitas e profissionais, por favor!), vídeos, faça perguntas, crie sorteios, divulgue promoções. Conheça seu púbico-alvo e poste para ele, tanto em relação a conteúdo como quanto à linguagem, saiba com quem você está falando. Muitas marcas optam, por exemplo, a um comportamento mais informal nas redes sociais do que na restante comunicação. Seja como for o comportamento, o conteúdo tem que ser devidamente ponderado.

 midias sociais 1

6 – Não seja um robô. Se você está na rede social da sua empresa, deve falar no nome dela, ok. O problema é fingir que não é uma pessoa que está ali postando as coisas. O gerenciamento de redes sociais pode ser divertido, mas também é bastante delicado. A rede social promove uma proximidade com o cliente fenomenal e o consumidor, quando fala, exige um feedback da marca. As pessoas só estão lá porque querem conversar com você, pessoa que representa a empresa. Então não deixe de ser essa pessoa. Use o componente social das redes sociais para humanizar a própria marca. Sendo assim, ouvir é tão, ou mais, importante do que falar e deve ser encarado como um canal privilegiado de comunicação com o mercado.

 

7 – Não veja a rede social como publicidade gratuita. Por mais que você não pague nada para ter sua conta lá, você gasta sim para mantê-la. E não estou falando dos anúncios pagos. Se você gasta um tempo todo dia para se dedicar a sua rede social, está gastando dinheiro. Se sua empresa cresceu e você não consegue tomar conta daquilo sozinho mais, terá que contratar alguém para fazer isso, gastando dinheiro de novo. E assim por diante. As empresas têm de investir nas redes sociais para que os resultados esperados sejam gerados, e esse investimento passa pela definição da estratégia, pela formação das pessoas responsáveis, pelo desenvolvimento de eventuais suportes a utilizar e etc.

8 - Veja o que estão falando. Sua rede está funcionando, cheia de informação sobre sua empresa, você posta conteúdo relacionado para os clientes, e a sua rede está super atualizada. Agora, veja o que as pessoas estão falando sobre você. Faça regularmente uma pesquisa das menções de sua empresa na redes sociais e até mesmo no Google. Você pode encontrar informações relevantes sobre sua reputação, trazendo melhoras significativas para a empresa. Leia o que as pessoas estão dizendo sobre sua empresa e as dê ouvidos! Melhore o que estão reclamando e potencialize os elogios. Dê uma espiada no seu concorrente também. O que ele anda fazendo, o que as pessoas estão falando sobre ele, bem e mal. É uma sincera fonte de pesquisa, pode acreditar.

 

Mesmo seguindo essas dicas padrão, a melhor forma de atuar nas redes sociais é específica de cada empresa, com base na sua estratégia e posicionamento de marca. Deve-se lembrar que as redes sociais não correspondem à totalidade do que o Marketing Digital tem para oferecer. Explore as alternativas. E seja muito cuidadoso. Uma mídia negativa também irá correr tão rápido quanto uma positiva, por isso é importante divulgar material de qualidade. Tudo o que é dito nas redes sociais terá uma audiência superior à esperada e deverá ser ponderada.

 

Você quer aprender tudo da forma mais rápida e eficiente possível?

 

O aprendizado das redes sociais pode levar algum tempo. Talvez, você queira iniciar as atividades da sua empresa rapidamente e com o passar do tempo, seja cada vez mais difícil para você aprofundar os conhecimentos dentro da rede, procurando por bons artigos na internet.

 Existe um curso que facilita todo o processo.

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O curso “Clube dinheiro no Facebook” facilita todo o processo, demonstrando passo a passo como colocar a sua marca no Facebook – uma ou senão a mais importante rede social mencionada neste artigo, de forma efetiva e que pode trazer resultados significativos para você. O Felipe Moreira traz informações extremamente importantes e práticas que se colocadas em prática, você poderá atingir rapiamente o sucesso. O curso é feito totalmente em video aulas, o que facilita muito o processo de aprendizado. Ideal para quem não tem nenhuma experiência com o Facebook.

 

Por isso, não poderíamos deixar de convidá-lo a conhecer o “Clube Dinheiro no Facebook” clicando aqui!

 

E vocês, como utilizam as redes sociais para promover o seu negócio?

 

Gostaríamos muito de saber como vocês utilizam as redes sociais para promover o seu negócio. Quais as técnicas que já utilizam? Aprenderam algo novo com nosso artigo? Compartilhe suas opiniões logo abaixo :)

Tamara Benetti desistiu de jornalismo, mas nunca superou o amor pelas palavras. Virou eventeira por profissão e bloggueira por encomenda. Ariana meio insegura, de astral bonito e firmeza nos passos, leva a vida sempre de sorriso aberto

5 comentários

  1. Assunto de qualidade muito bom isso.
    Parabens

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