Últimos artigos

Oportunidades de negócios em viagens internacionais

 

Você já pensou em fazer uma viagem internacional? A pergunta é bem óbvia, praticamente todo mundo adora viajar e conhecer novos lugares, mas poucas pessoas fazem um planejamento de negócios em viagens culturais. Acredite, a viagem de turismo pode lhe trazer benefícios comerciais.

Por que gostamos de viajar? Existem motivos específicos, entretanto um consenso comum entre viajantes está no desvio da fatídica rotina que nos desgasta e deixa-nos cansados. Viajar é algo surpreende, pois conhecer novas culturas, pessoas e tradições diferentes do que estamos habituados é algo que nos faz enxergar o mundo com outros olhos:  uma cultura e respeito global que devem ser encarados por todos os cidadãos do mundo. O choque de realidade causado por conhecer uma nova cultura é um excelente motivador para nosso tratamento com a rotina que estamos habituados.

Mas e se você casar a possibilidade de fazer negócios com sua viagem cultural? Normalmente, as pessoas fazem turismo por vários países e não tem a ideia de criarem meios de realizarem negócios com pessoas ou empresas do país em que estão. Apenas dispersam o seu dinheiro, se divertem e voltam pra casa. Veja bem, existe uma oportunidade de criação de rede de contatos que você poderá desenvolver a partir de sua estadia no possível país, desde que faça um planejamento prévio de seus objetivos.

 

Quais caminhos você pode seguir?

 

A primeira dica de planejamento que você poderá fazer em relação a criação de contatos é realizar um cadastro no Couch Surfing. A ideia do Couch Surfing é conectar pessoas, principalmente viajantes interessados em conhecer novos países, culturas e fazer novas amizades. O sistema do Couch Surfing também é conhecido por seus membros abrirem a possibilidade de hospedarem possíveis turistas, desde que seja feito um contato prévio, via sites de relacionamento, email ou skype.

Nesta matéria produzida pelo Multi-show, você poderá conferir exatamente o que é o Couch Surfing, incluindo depoimentos de participantes da comunidade:

 

[youtube]QAnUEjYd8xw[/youtube]

(O que é Couch Surfing?)

 

 

A ideia básica do Couch Surfing é hospedar viajantes em casas de pessoas conectadas ao sistema a fins de turismo. Mas é claro, se você deseja ampliar esta visão para também formar contatos profissionais, é importante você identificar pessoas que deixem em aberto oportunidades de empreendedorismo no sistema. Essa questão é abrangente, mas encare o fato de recolher o máximo de informações do perfil do usuário em relação a formação de negócios e empreendimentos. Após identificado uma pessoa com esse requisito, faça contato e troque ideias sobre a viagem e também sobre a oportunidade de fazer negócios.

 

Couch Surfing

 

 

A concepção que você precisa encarar é que o seu conhecimento e potencial de ideias têm valor financeiro. Se você tem conhecimento em marketing, combine com a pessoa que pode oferecer habilidades do mercado Brasileiro que podem ser aplicadas no país de origem do seu host(a pessoa que vai lhe hospedar). Se entender de design, ofereça seus serviços, tente fazer uma parceria e desenvolva um projeto previamente a viagem. Se você trabalha com produtos artesanais, será uma ótima oportunidade de uma parceria internacional sendo necessário a logística do negócio, enviar os produtos via Correios ou DHL. As oportunidades são infinitas, desde que esteja disposto a assumir o compromisso de se organizar em relação a ideias de negócios antes da viagem.

Outra dica extremamente essencial é você criar um perfil no Linkedin(reservaremos no futuro um post explicativo sobre o que é o Linkedin e as oportunidades que podem surgir através deste sistema).

Conforme foi exposto, o Couch Surfing basicamente prima pela ideia de turismo e recepcionar viajantes. Mas e se falarmos de uma organização que oferece possibilidades de turismo e também de negócios?

 

[youtube]JzrA-T6aEsE[/youtube]

(O que é AIESEC?)

 

AIESEC e seu sistema de impacto social

 

Posso falar com propriedade sobre a AIESEC pois realizei um intercambio no inicio de Janeiro para a Ucrania, voltando em Março. O trabalho consistia em prestação de serviços socias. A AIESEC oferece um conjunto de intercâmbios e uma comunidade global de empreendedores que estão dispostos a causar impacto social.

O projeto que desenvolvi na Ucrania foi em Simferopol e se chama World Without Borders(Mundo Sem Fronteiras), que basicamente se tratava de lidar com crianças e adolescentes. Minha função era palestrar sobre empreendedorismo, liderança, habilidades de apresentação, trabalho em grupo e cultura global. Foi uma experiência única em minha vida, lidar com pessoas de outras línguas(Inglês, ucraniano e principalmente russo), culturas(por exemplo, a religião mais importante da Ucrania é o cristianismo ortodoxo) e politicas(ex-país soviético).

Toda essa experiência foi única, porém o mais importante foram as conexões que eu formei através desta experiência. Tive a oportunidade de conhecer pessoas(além de Ucranianos) da China, Geórgia, Roménia, Russia, Turquia,  entre outros países. Essa rede de contatos permanecerá por bastante tempo, principalmente os contatos que foram formados para âmbitos empresariais.

Com a viagem, tive a oportunidade de me conectar à pessoas que desenvolvem projetos nos EUA e Russia.

Tudo isso nasceu apenas de uma viagem “a turismo”. O próximo passo: pretendo trazer algumas pessoas que conheci lá, para terem a experiência de conhecer o Brasil e desenvolver empreendimentos em terras tupiniquins.

 

 

AIESEC

 

Porém, fique avisado que a AIESEC não realiza apenas intercâmbios voluntários(que foi o meu caso). Existem intercâmbios remunerados, que você ficará no país de sua escolha por no mínimo 6 meses e trabalhará em empresas com impacto internacional. Há várias histórias de membros da AIESEC que consolidaram  parcerias com essas empresas após estes intercâmbios. Você poderá escolher entre ter um trabalho ou desenvolver um empreendimento com essas empresas.

Para quem for de Belo Horizonte, a AIESEC-BH está a disposição de salientar dúvidas e em breve, irá abrir vagas para novos membros!

Portanto, prepare-se para uma viagem internacional visualizando oportunidades de negócio, tendo em vista que dia após dia o mundo se encontra cada vez mais globalizado e uniforme.

Algum de vocês já realizou uma viagem internacional para fins de turismo e criação de negócios? Como foi o resultado?

 

Blogueiro, entusiasta do marketing digital e apaixonado por Psicologia. Quer compreender o verdadeiro significado da expressão "Viver em excelência". Sua meta é viver com qualidade ajudando várias pessoas. E claro, ganhando dinheiro com isso. Confira meu perfil Google+.

4 comentários

  1. Em um país como o brasil, o meu foco é conseguir negocios internacionais.

    • Paulo, você pode acompanhar em nosso blog que o brasil dá oportunidades também de negócios e empreendedorismo. É só saber enxergar estas novas possibilidades que provavelmente não são divulgadas na midia comum.
      Abraços!

  2. Ótimo Rodrigo, vou acompanhar seu blog a partir de hoje.
    Sucesso…
    Rogerio Martins

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>