Últimos artigos

Bancos de imagens grátis na internet para a produção de conteúdo do seu negócio

Se você atua diretamente com a produção de conteúdo para o site, blog e/ou redes sociais de sua marca, certamente já parou para procurar a “foto perfeita” que se encaixa perfeitamente para ilustrar uma mensagem ou situação.

As imagens – sejam fotos, ilustrações, gráficos, desenhos ou demais artes gráficas – podem servir para chamar atenção, facilitar a compreensão de algo, ilustrar uma situação, fortalecer pontos de vista, deixar uma mensagem esteticamente mais agradável ou simplesmente para descansar nossa vista entre várias palavras.

Há a preocupação ainda que elas tenham qualidade: indicam uma preocupação maior com a forma, que é capaz de transmitir credibilidade e confiança entre sua marca e seu público.

Este artigo é para você que quer descobrir aonde encontrar boas imagens sem precisar pagar nada, 100% na legalidade. Isso porque a grande maioria das fotos que encontramos pela internet possuem direitos autorais – cedidos ou não. Muitas vezes, um copia, o outro também, o seguinte faz a mesma coisa, e no final, ninguém consegue saber de quem é a autoria da imagem.

Por isso, recorrer à um banco de imagens gratuito é a solução ideal para quem produz conteúdo com uma certa frequência, sem se preocupar com a liberação ou restrição do uso de obras visuais

Nem sempre recorrer ao Google Imagens pode ser uma boa: várias imagens ali possuem direitos reservados. Por isso, aqui você vai encontrar uma lista com os melhores bancos de imagens grátis da internet para a produção de conteúdo do seu negócio.

36_banco_imagens1

Bancos de imagens – a força da imagem em uma publicação

Uma boa imagem associada a um conteúdo pode não ser “tudo”, mas é em boa parte determinante para o sucesso de uma publicação.

Pense em um link compartilhado no Facebook com imagem e outro sem imagem. Não dá nem para comparar… uma publicação com imagem, mesmo em miniatura, ganha muito mais força e tem muito mais chances de ser clicada, diminuindo, por consequência, a chance de perder seguidores, curtidas e leitores.

Outras redes sociais baseadas fundamentalmente no apelo imagético – como Instagram, Snapchat e Pinterest – têm crescido muito em termos de popularidade de investimentos. O próprio Twitter, que iniciou como uma ferramenta de 140 caracteres, já fez sérias mudanças e a cada atualização fica mais visual – fotos, vídeos e gifs foram incorporados ao sistema. As redes profissionais como o Linkedin também usam o recurso em abundância.

Ter a consciência sobre a importância da imagem é fundamental para gastar um pouco mais de tempo na escolha sem medo, e garantir assim melhores resultados com as suas publicações.

Sistemas de liberação e restrição de uso de imagem

A maioria dos bancos de imagens disponíveis na internet contém capturas e ilustrações de toda classe, ordenadas por categorias e geralmente com as licenças Creative Commons ou imagens de domínio público.

Não basta sair vasculhando pela internet e simplesmente salvar no computador para usar depois. É preciso ter certeza de que a imagem escolhida pode ser usada sem que, tempos depois, sua empresa seja acusada de violação de copyright ou de direitos autorais. Assim como o seu conteúdo é protegido, os autores das imagens também têm o direito de proteger a sua produção, não parece certo?

Vamos à diferença entre as principais licenças existentes.

Uma foto de domínio público é aquela que pertence a toda a comunidade sob a forma de um patrimônio coletivo, sem nenhuma restrição. Na prática, uma imagem que se torna de domínio público é uma espécie de herança cultural que um autor deixa para a humanidade depois de um determinado tempo. Diferente de uma obra visual com direito autoral, sistema que regulamenta toda a obra do autor, protegendo-a contra qualquer tipo de violação (plágio, uso sem autorização), por até cem anos após a sua morte.

O Creative Commons outorga ferramentas legais aos autores para proteger e compartilhar suas obras. Através dessa regularização, as fotos podem ser distribuídas e utilizadas de acordo com certos limites estabelecidos por cada proprietário. Em geral, as pessoas costumam permitir o emprego das imagens com atribuição requerida, o qual quer dizer que os créditos da captura (ou seja, o nome do autor) devem ser exibidos.

Já o Copyright é o sistema que concede ao autor de uma obra original o direito exclusivo de uso, e distribuição do seu trabalho, permitindo a ele receber pelo seu trabalho. Têm duração temporária regulada através das leis do país de origem – varia entre um e outro.

Atenção!

É importante que você compreenda esses conceitos para sempre prezar pela escolha de fotos que possuam autorização de uso.

Para se assegurar de que as imagens da sua página não estão infringindo nenhuma lei, é bom dar uma olhada no tipo de normativa que as protege. Em geral, cada site inclui uma seção com seus próprios termos e condições, na qual informam quais atributos os conteúdos publicados nele devem ter.

Em caso de dúvidas, busque saber a origem da imagem para rastrear seu autor. Nesse site aqui, o TinEye, há uma ferramenta de busca que auxilia na identificação do crédito da obra e na identificação de outros sites que também utilizaram a imagem.

Os melhores bancos de imagens na internet

Existem vários sites dedicados à publicação de fotos grátis e sem royalties, geralmente sob licenças Creative Commons. A permissão normalmente dá direito à utilização de fotografias para uso pessoal e comercial, desde que a fonte da imagem seja mencionada e haja link para o autor ou o website.

Na lista que vamos mostrar, a maioria dos bancos de imagens indicam “como” e “onde” é permitido usar as obras visuais, poupando o trabalho de rastrear o autor e conseguir a autorização para uso.

O interessante é que estes ambientes atraem sempre novos artistas e novo material, oferecendo a você e à sua equipe novidades para evitar a mesmice.

Aqui você vai encontrar os melhores bancos de imagens grátis da internet para a produção de conteúdo do seu negócio.

1. Free Images – www.freeimages.com

A primeira alternativa que compartilhamos com você é o Free Images. Trata-se de uma enorme galeria em constante crescimento, que já conta com mais de 350 mil fotografias ordenadas por categorias. Para fazer download de uma imagem, basta se registrar no site. Como diz a mensagem de boas vindas, você pode usar as imagens livremente com fins comerciais, recreativos ou artísticos.

2. Free Digital Photos – www.freedigitalphotos.net

Free Digital Photos é um excelente banco de imagens livres de direitos, no qual você pode encontrar toda classe de temáticas. A maior parte dos colaboradores do site são designers, fotógrafos e ilustradores profissionais, por isso as obras apresentam uma qualidade notável.

3. Dreamstime – www.dreamstime.com/free-images_pg1

Dreamstime está entre as galerias de imagens mais visitadas diariamente. Conta com uma seção de imagens gratuitas, muitas das quais possuem licenças livres ou solicitam atribuição. Além disso, oferece um buscador com inúmeras opções avançadas, que facilita consideravelmente a tarefa.

4. Openphoto – www.openphoto.net

Uma possibilidade muito interessante é o Openphoto, que se apresenta como uma alternativa ao Flickr. Ele oferece aos usuários a opção de fazer upload e compartilhar todos os tipos de imagens, cuja condição para a sua utilização é a atribuição dos autores.

5. Free Photos Bank – www.freephotosbank.com

No Free Photos Bank você encontrará numerosas categorias de imagens grátis, prontas para download. Sob cada imagem são gravados os dados do autor e outros detalhes de interesse, como o tamanho do quadro, a pontuação e as vezes que o arquivo foi compartilhado.

6. FreePik – www.freepik.es

FreePik é um site prático e estético, com mais de um milhão e meio de imagens grátis. Ao clicar em uma imagem para obtê-la, é possível ver o tipo de licença e o site de procedência.

7. Photopin – www.photopin.com

O site Photopin está orientado a pessoas dedicadas a tarefas criativas. Ele oferece uma grande quantidade de arquivos gráficos, disponíveis de maneira gratuita. Trata-se, em sua maioria, de licenças Creative Commons com solicitações de atribuição.

8. 500px – www.500px.com/creativecommons

500px conta com um reservatório de fotografias em constante crescimento. As categorias estão separadas em tipos de licenças e temáticas, de modo que será muito mais simples para você encontrar o que procura.

9. Viintage – www.viintage.com

Um dos sites mais interessantes para baixar imagens grátis é o Viintage. Como o seu nome indica, é um site especializado em cartazes, imagens e pôsters retrô. Uma das vantagens mais importantes é que todos os arquivos são de domínio público.

10. Cepolina – www.cepolina.com/freephoto

Cepolina conta com fotografias procedentes de todas as partes do mundo. As instantâneas estão ordenadas por categorias temáticas e podem ser utilizadas com fins privados e comerciais.

11. Amgmedia – www.amgmedia.com/freephotos

Amgmedia é uma boa alternativa para fazer download de imagens grátis de maneira legal. Apresenta inúmeras categorias e o único requisito é creditar o autor no momento de utilizar sua foto.

12. Free Range Stock – www.freerangestock.com

Free Range Stock é um site que permite obter uma infinidade de imagens para uso comercial. Para isso, solicita um registro por parte do usuário, cujo procedimento é simples. As imagens são de alta resolução e de grande qualidade artística.

13. IM Free – www.imcreator.com/free

IM Free oferece uma significativa coleção curada. Isso quer dizer que ele oferece imagens selecionadas, de grande qualidade, destinadas exclusivamente ao uso comercial e completamente gratuitas.

14. ImageFree – www.imagefree.com

ImageFree põe em suas mãos uma enorme galeria de imagens grátis, que você pode explorar através de categorias. Mesmo assim, ele oferece um buscador com opções avançadas, para dar facilmente o que você precisa.

15. Public Domain Pictures – www.publicdomainpictures.net

Como o seu nome indica, no Public Domain Pictures você pode encontrar uma infinidade de imagens grátis de domínio público. O menu inclui a opção de ver as imagens mais populares e aquelas que estão filtradas por temporadas.

16. Morguefile – www.morguefile.com

Uma excelente galeria de imagens grátis e com a melhor qualidade é a Morguefile. O site propõe uma grande variedade de opções que você pode encontrar clicando na categoria Free Photos do menu.

17. Pixabay – www.pixabay.com

No Pixabay, você encontrará belas fotografias de domínio público. Lá, você pode explorar inúmeras categorias e escolher o tamanho do arquivo que deseja baixar.

18. Rgbstock – www.rgbstock.com

Rgbstock é um banco de imagens criado por uma equipe de fotógrafos e ilustradores. O projeto pretende se converter em um dos sites mais populares de imagens grátis, e já conta com um bom número de arquivos disponíveis.

19. Stockvault – www.stockvault.net

Stockvault  oferece um buscador intuitivo, com o qual você pode encontrar a foto desejada facilmente. Ao clicar em cada imagem, aparece um painel com informações detalhadas sobre cada arquivo.

20. Death to The Stock Photo – join.deathtothestockphoto.com

Death to The Stock Photo oferece fotos grátis, atraentes e legais a cada mês, que são enviadas para o seu e-mail. A única coisa que você precisa fazer é se inscrever no site.

21. BigFoto – www.bigfoto.com

No BigFoto, você pode encontrar toda classe de imagens para usar em seu blog e redes sociais. Não haverá nenhum inconveniente, pois se trata de uma galeria de fotos de domínio público.

22. Gratisography – www.gratisography.com

Gratisography é uma galeria de imagens gratuitas e livres de direitos, que permite o download direto sem a necessidade de se registrar. A coleção é renovada a cada semana e está a cargo do artista Ryan McGuire.

23. Refe – www.getrefe.com

Refe oferece fotos grátis e legais para o seu blog, só que neste caso têm uma temática específica: pessoas interagindo com tecnologia. Se você trabalha nesta área, conseguirá tirar proveito do site, que permite realizar buscas por pacotes ou por palavras-chave.

24. Ancestry Images – www.ancestryimages.com

Ancestry Images é um banco de imagens históricas online. Contém mapas, ilustrações e publicações afins, que podem ser obtidas mediante download direto.

25. FreeMediaGoo – www.freemediagoo.com

FreeMediaGoo te oferece fotos, texturas e ilustrações gratuitas e de domínio público. Não é preciso se registrar para poder obter as imagens.

26. Little Visuals – www.littlevisuals.co

A proposta do Little Visuals é enviar sete imagens de alta resolução para o seu e-mail toda semana. Para recebê-las você deve simplesmente se inscrever, depois disso começará a obter os pacotes, que podem ser utilizados sem inconvenientes legais.

27. Hubspot – http://offers.hubspot.com/free-holiday-stock-photos

Hubspot oferece ao público um pacote de imagens gratuito, como uma promoção. A temática são as férias e a coleção inclui composições de alta qualidade. Requer registro.

28. PicJumbo – www.picjumbo.com

PicJumbo é um aliado ideal no momento de realizar publicações em seu blog e redes sociais. Através de categorias claras, ele oferece milhares de fotografias gratuitas, para que você utilize sem inconvenientes legais.

29. Pickupimage – www.pickupimage.com

Através do Pickupimage, você pode obter fotografias para usar como quiser e sem nenhum custo. O site oferece seções com as imagens mais solicitadas e também permite realizar buscas utilizando palavras-chave ou por categorias.

30. New Old Stock – www.nos.twnsnd.co

New Old Stock é uma excelente galeria de imagens de domínio público. Trata-se de um arquivo histórico, com imagens de alta resolução e temáticas variadas, que vão desde questões tecnológicas até retratos familiares.

31. Superfamous – www.superfamous.com

Superfamous é uma plataforma que permite fazer download das fotografias do designer Folkert Gorter. O site indica que as obras possuem um tipo de licença de atribuição 3.0, por isso quem as utilizar deverá incluir os créditos ao autor.

32. Unsplash – www.unsplash.com

Unsplash oferece envios de imagens de alta qualidade ao seu e-mail a cada dez dias. Os pacotes incluem dez imagens em alta resolução e o único requisito é que você se inscreva no site.

33. Wikimedia Commons – commons.wikimedia.org/wiki/Main_Page

No Wikimedia Commons você pode encontrar mais de 21 milhões de imagens de uso livre. Os arquivos se encontram detalhadamente organizados, e a cada semana novas fotos são adicionadas à coleção.

34. ImageTemple – www.imagetemple.com

ImageTemple funciona como um buscador de imagens de todo tipo. Entre os filtros de busca, você pode marcar a caixa Royalty Free, para obter imagens de uso livre.

35. DNS Fotografia Digital – www.bancodeimagem.com.br

DNS Fotografía Digital é um banco de imagens gratuitas de origem brasileira. O site está em português, mas o design é intuitivo e com a ajuda do tradutor do Google, a tarefa se torna muito simples para pessoas do mundo inteiro.

36. Wellcome Images – www.wellcomeimages.org

No Wellcome Images você encontrará uma grande coleção de imagens de uso livre. A proposta aborda a cultura de todos os tempos, e vão desde temáticas científicas e artísticas até rituais mágicos.

37. Light Matter – www.lightmatterphotography.com

Light Matter é um banco de imagens criado pelo autor Aaron Logan. Ele oferece um buscador que permite fazer o download de imagens grátis e variadas. A licença utilizada é a de atribuição 3.0.

38. BajStock – www.bajstock.com

O site BajStock oferece imagens gratuitas que você pode utilizar creditando o fotógrafo. Para conhecer mais detalhes da licença, você só precisar ir à guia Terms of Use. O site está em francês e em inglês, mas utilizando o Tradutor do Google, você não terá inconvenientes.

39. Compfight – www.compfight.com

Compfight permite a você encontrar imagens do Flickr para fazer download direto. Entre as opções de busca, é possível escolher os tipos de licença disponíveis.

40. Pinterest – www.pinterest.com

Pinterest é uma das redes sociais mais populares atualmente, cuja atividade está relacionada ao intercâmbio de imagens. Para encontrar fotografias de uso livre, basta introduzir os termos de busca public domain.

41. Totally Free Images – www.totallyfreeimages.com

Totally Free Images oferece todo tipo de imagens de uso livre. A galeria inclui mais de 500 mil fotografias que abordam diversas temáticas.

42. Google Advanced Image Search – www.google.com/advanced_image_search

Google Advanced Image Search é uma poderosa ferramenta do Google. Além de ser prática e efetiva, seus parâmetros de busca permitem introduzir o tipo de licença desejado.

43. Pics4Learning – www.pics4learning.com

Pics4Learning está voltado para o âmbito da educação. Por esta razão, dispõe de uma infinidade de imagens livres sobre ciências, artes e outras matérias.

44. Cadyu – www.cadyou.com

Cadyu te dá ilustrações em 2D e 3D sem limitações de uso. O site está voltado para o mundo da animação e permite fazer download direto.

45. Public Domain Photos – www.public-domain-photos.com

Public Domain Photos é um banco de imagens gratuitas e livres. As fotografias são apresentadas em vários tamanhos, que podem ser selecionados de acordo com a própria necessidade.

46. Classroom Clipart – www.classroomclipart.com

Classroom Clipart é uma galeria de imagens de uso livre, orientadas a fins educativos. Por esta razão, as temáticas são matérias como história, biologia ou geografia.

47. Picdrome – www.picdrome.com

Picdrome permite a você fazer download de fotografias gratuitas sob licenças Creative Commons. A cada dia novas imagens são adicionadas, que podem ser usadas creditando o autor.

48. CC Search – search.creativecommons.org

CC Search é um buscador de imagens regularizadas por licenças Creative Commons. O motor trabalha com mais de 13 sites especializados e permite ativar o filtro disponíveis para uso comercial antes de cada busca.

49. Free Images UK – www.freeimages.co.uk

No Free Images UK você pode encontrar todo tipo de fotografias, através de diferentes categorias. Para selecionar o tipo de licença desejado, você deve se dirigir ao menu Advanced Search.

50. 4Freephotos – www.4freephotos.com

Finalmente, recomendamos o 4Freephotos como uma boa fonte de imagens de uso livre para o seu blog e redes sociais. O site inclui texturas e renova o seu stock todo mês.

Trabalho de edição

Você deve ter reparado que muitos desses sites que mostramos possuem padrões de tamanho para a visualização de imagens, ou seja, tamanhos e/ou proporções fixas para que você encaixe o seu conteúdo.

Por isso, é necessário garantir que na sua divulgação, a imagem tenha o mesmo impacto da versão original, sem algum corte que a deixe sem sentido.

Cuidado também com a edição das imagens. Não faça nada que possa desvirtuar ou descaracterizar uma obra criada por outra pessoa.

36_banco_imagens2

Últimos blocos

E ai, há algum desses sites que você gostou mais ou já utilizava antes? Gostaria de indicar uma outra opção de banco de imagem gratuito? Utilize a seção de comentários abaixo e conte-nos o que você achou!

Esperamos que você tenha conseguido encontrar os melhores bancos de imagens grátis da internet para a produção de conteúdo do seu negócio.

Não se esqueça: ao reservar um tempo para cuidar das imagens que irão compor o seu site, blog ou redes sociais, você não estará perdendo tempo, mas tendo um valioso acréscimo de qualidade. Boa sorte nas pesquisas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>