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Os melhores dias e horários para fazer publicações nas redes sociais corporativas  

O público que está presente nas redes sociais geralmente quer atenção e gosta quando suas colocações são bem vistas e admiradas. Porém, existem alguns momentos onde o uso das redes é mais constante e você tem mais chance de ser visto e de receber interações em suas postagens. Para uma boa estratégia de marketing digital, é essencial conhecer os melhores horários para postar nas mídias sociais. Afinal, é aí que a sua marca ou seu negócio podem ser melhor percebidos.

Quanto mais alcance, melhor. Mas muito além da publicação, há um trabalho intenso de análise de tendências, perfil de usuários, atualização de aplicativos e conhecimento de produto para atrair o público e gerar retorno ao cliente. Para dar uma mãozinha nesse processo, a Sprinklr – especializada em gestão de redes sociais – divulgou sua pesquisa anual Horários Nobres nas Redes Sociais.

A empresa avaliou o comportamento de usuários e marcas no Facebook, Twitter e Instagram durante todo o ano de 2015. Além da visão geral, o levantamento ainda traz uma análise inédita por segmentos de mercado. Para chegar ao resultado abaixo, a Sprinklr analisou mais de 160 milhões de menções nas redes considerando os dias e horários mais movimentados em cada uma delas. Uma ferramenta poderosa para quem quer dar um up no alcance.

Veja neste artigo quais os melhores dias e horários para fazer publicações certeiras nas principais redes sociais, e de quebra, veja quais as frequências ideais por dia ou semana.

Vamos lá?

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Menos (ainda) é mais

Pensar que “quanto mais se posta, melhor é” é um erro bastante comum e que acontece com muitas empresas que estão começando a trabalhar com mídias sociais.

Pode parecer que, quanto mais conteúdo for compartilhado, mais pessoas serão alcançadas. Acontece que há dois tipos de feed de notícias nas mídias sociais: um é atualizado por posts recentes (Twitter, Instagram) e outro é atualizado por posts relevantes (Facebook).

No primeiro caso, postar muito conteúdo poderá chatear os fãs. Só porque eles gostam da sua marca não significa que eles consumirão toda a informação que você publica. É preciso maneirar e focar na qualidade para que os posts não sejam publicados sem gerar resultados.

No segundo caso, não adianta publicar com muita frequência se o fundamento utilizado para aparecer na timeline dos usuários é a relevância. No Facebook, por exemplo, os posts aparecem na timeline de acordo com a preferência dos usuários. Quanto mais você curte os posts de uma página, maiores são as chances de você receber suas próximas atualizações.

Resumindo: para melhores resultados, foque na qualidade e não na quantidade.

Melhores dias e horários para fazer publicações

1. No Twitter

O Twitter tem um horário de pico específico das 12h às 18 horas, de segunda a quinta-feira. Em geral, pessoas usam durante ou depois o período de almoço e curtem ler os tweets e links certos postados nessa rede social. E nesse universo, menos é mais: tweets curtos, com menos de 100 caracteres, geram mais engajamento que os maiores.

2. No Facebook

A rede social mais popular do planeta tem suas peculiaridades quando o assunto é o público. O horário de pico de audiência no Facebook é das 13h às 15 horas, em dias de semana. Na realidade, vai ocorrendo um aumento gradual a partir das 9h da manhã, chegando ao topo às 15 horas. Seguir esse horário vai te garantir mais visualizações e, consequentemente, mais engajamento.

3. No LinkedIn

Essa rede social é marcada pela sua forte relação com o âmbito profissional e, não à toa, seu pico acontece fora do horário comercial. Antes ou depois dele há bastante acesso, mas o principal é realmente após as 17h ou 18 horas, de terça à quinta-feira, dias da semana que recebem mais acessos de pessoas de negócios.

4. No Instagram

A rede social das fotos e vídeos está se popularizando cada vez mais. Os horários de maior interação entre usuários variam entre os dias úteis e finais de semana. De segunda à sexta, a hora certa para postar é entre 17h e 18 horas. Já no sábado e domingo, onde ocorre um pico ainda maior, o tiro certeiro é das 13h às 18h. Use os filtros e hashtags que mais geram impacto e pegue seu público de jeito.

5. No Tumblr

O horário de pico é de 19h às 22 horas, especialmente às segundas e terças-feiras, bem como aos domingos. Essa plataforma é ótima para criação de conteúdo institucional ou promocional e se esse é seu caso, essas são as horas ideais para você.

6. No Pinterest

Os picos são em dias úteis, em dois horários, das 14h às 16 horas e das 20h às 23h. O tráfego é ainda maior no final de semana e o crescimento é progressivo a partir das 12 horas. As estatísticas mostram que fotos que não contém rostos humanos têm mais chances de serem compartilhadas.

Quantidade por dia

Já falamos sobre a quantidade ideal na hora de programar postagens nas principais redes sociais. Recapitulando:

1. No Twitter

Devido às suas características, o Twitter é o espaço ideal para compartilhar novidades sobre a sua marca, cobrir eventos ao vivo, aproveitar as hashtags para maximizar sua exposição e encontrar usuários influentes. Por isso, trata-se de um meio fundamental para executar as suas campanhas de marketing nas redes sociais.

Pra que os seus conteúdos cheguem até a sua audiência, os especialistas recomendam um máximo de 3 tweets por dia. O número ideal para estar sempre presente no Twitter é de 5 tweets por dia.

2. No Linkedin

O LinkedIn é a maior rede social profissional, com milhões de usuários ativos. Por este motivo, é o melhor espaço para encontrar clientes na atualidade. Também é ideal para promover a sua marca e encontrar os melhores candidatos para trabalhar em equipe. Já viu algumas regras de etiqueta desta rede?

O ideal para conectar com a audiência, de acordo com especialistas, é publicar um post por dia de trabalho. Ou seja, de segunda à sexta-feira.

3. No Youtube

O Youtube é a mais importante rede social de vídeos da atualidade, com mais de 1 bilhão de usuários registrados em todo o mundo. Nele, você pode promover a sua marca ao criar vídeos com conteúdos relevantes para a sua audiência e também usar o serviço de Publicidade no Youtube.

Já sobre a frequência de publicação no Youtube, os experts em marketing nas redes sociais recomendam pelo menos um vídeo por semana. O número ideal é de 2-3 vídeos por semana.

4. No Instagram

A cada dia, o Instagram vai se consolidando com a maior rede social com foco nas imagens.

Por lá é aconselhável pelo menos uma vez por dia, com frequência ideal de duas vezes diárias.

Mais destaques do estudo a cerca dos melhores dias e horários para fazer publicações

  • A análise geral de assuntos das redes sociais é composta por Finanças (32,2%), E-commerce (25%), Varejo (21,5%), Educação (8,7%), Beleza e Higiene (7,7%), Saúde (3,1%) e Moda (1,8%);
  • Terça, quarta a quinta-feira são os dias com mais interação no Facebook;
  • O Instagram apresenta picos de 80 mil menções de usuários nas quartas e quintas-feiras no período da noite (entre 20h e 21h);
  • O horário de pico do Twitter coincide com o horário nobre da televisão;
  • Um tweet dura em média 2h48, já um post no Facebook permanece ativo por 3h12;
  • Um link no Youtube dura mais que um tweet e post no Facebook juntos, com uma meia vida de 7h24;
  • Quanto mais rápido um fluxo se move, mais frequentemente você deve postar;
  • Grandes marcas geralmente postam uma única vez por dia no Facebook;
  • Usar hashtags no Instagram pode tornar suas fotos mais populares, pois elas funcionam como keywords;
  • No Google+, o conteúdo dos posts deve ser mais formal e profissional que no Facebook;
  • No LinkedIn, as pessoas esperam que seus posts tragam algum benefício profissional. Foque em qualidade;
  • O Pinterest prioriza conteúdo recente. Dê pin e repin para que seus posts apareçam nas buscas recentes;
  • Republicar um tweet pode gerar 50% mais tráfego na segunda postagem;
  • No Tumblr, não se esqueça de usar tags e botões que tenham a ver com seu posts.

Analisando resultados

Diante dos resultados, você empreendedor deve ter em mente o quão difícil é se destacar num ambiente tão concorrido. É importante não esquecer que o seu público é único e cada rede social tem um perfil e uma forma diferente de trabalhar.

O planejamento é a chave para extrair o máximo das ferramentas e alcançar os consumidores. O grande desafio agora é descobrir como produzir um conteúdo relevante e engajador e, ainda, como se fazer notar no momento que seu consumidor está conectado. Atenção com o time é uma forma excelente de não perder oportunidades. Boa sorte!

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Resumo para fechar

Você viu aqui que:

1) Se você quer popularizar o que posta e criar mais conexões entre sua marca e seu público, seguir os horários de pico é interessante;

2) Mas vale lembrar que esse também é o momento de maior concorrência, quando todo mundo está ativo na rede e, portanto, seu post pode acabar se perdendo no meio das muitas atualizações;

3) Mantenha a qualidade do conteúdo e preocupe-se mais com os hábitos do seu público-alvo do que com os horários em si.

E ai, o que achou dessas estatísticas? Há algum detalhe que você não tinha percebido e que agora fará diferença na sua estratégia de marketing digital? Não se esqueça de compartilhar suas experiências conosco através dos comentários! Até o próximo artigo!

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