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Porque o Facebook é a melhor estratégia para um negócio local

Se você já possui ou está pensando em abrir um pequeno negócio, saiba porque o Facebook é a melhor estratégia para um negócio local.

Foi-se o tempo em que apenas o boca-a-boca era suficiente para divulgar suas atividades. Foi-se o tempo também que era preciso investir muito dinheiro para implementar estratégias de comunicação, principalmente quando estávamos limitados aos orçamentos estratosféricos dos canais tradicionais como rádio, TV e impresso – o que muitas vezes não levava a resultados efetivos.

O Facebook se tornou a melhor ferramenta para aumentar a visibilidade e proporcionar experiências aos clientes atuais e futuros. Isso graças a popularidade da rede social, que engloba hoje praticamente todos os públicos da internet brasileira. Com certeza, aí na sua cidade o Facebook é uma rede social forte, com muitos usuários cadastrados.

Vamos mostrar neste artigo em algumas ações que podem alavancar suas vendas, divulgação de serviços, e fazer da sua marca uma referência no mercado local.

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Facebook e fan page para um negócio local

Criar uma fan page no Facebook é fácil, de graça, e sua navegabilidade é super simples de ser executada.

Só esse argumento é suficiente para levar sua empresa para lá.

No entanto, o site oferece ainda boas ferramentas para convencê-lo, que não precisam de investimento financeiro algum, como a visualização do alcance das publicações (quantas pessoas viram), o envolvimento do público com as publicações (quantos interagiram), quantas clicaram em um link externo (site ou outra rede social oficial), entre outras funções.

Para quem está começando em um negócio local, a expectativa de não gastar dinheiro com o desenvolvimento de um site oficial pode ser suprida com a decisão (mesmo que temporária) de investir apenas no Facebook.

Além do mais, como vamos ver mais à frente, até para quem pensa em injetar recursos no Facebook pode se surpreender com os valores e resultados.

Comece com um bom monitoramento

Antes de criar uma fan page e começar a executar algumas das ações que vamos propor, é interessante dar uma atenção especial aos usuários do Facebook na sua região.

Neste artigo sobre como monitorar a presença da sua empresa na internet, falamos sobre um processo importante de pesquisa e análise em três aspectos:

1. observar o movimento do público

2. observar o movimento da concorrência

3. observar os resultados de suas próprias ações

Veja como as pessoas próximas usam as ferramentas disponíveis no Facebook e tente elencar pontos positivos (que você gostaria de repetir), e outras que podem ser melhoradas.

É um exercício interessante para pontuar os diferenciais da sua estratégia, que podem ser determinantes para o sucesso do seu planejamento.

Maior proximidade entre o negócio local e o público-alvo

Quando você tem um negócio local e está em um ambiente onde as pessoas conseguem se identificar com o que você tem a mostrar, fica mais fácil iniciar e manter um relacionamento, concorda?

Pois bem.

Através da sua fan page você pode reunir um público bem específico, focado principalmente em uma região que você quer atingir. Isso pode e deve ser feito através da promoção de um ambiente mais íntimo e informal, em que a empresa é vista como “gente” e não como um “robô”.

Defina o público-alvo que você quer atingir, e em que locais você pode encontra-lo no Facebook. Peça amigos para divulgarem a página, participe de grupos específicos e coloque a cara à tapa. As pessoas precisam conhecer o seu negócio e saber exatamente o que você oferece. Eles podem não precisar agora, mas quando o desejo ou necessidade aparecer, ele certamente lembrará da sua marca por justamente saber que vocês tem algo em comum: a proximidade.

Alta capacidade de interação

Um dos principais benefícios de investir em um espaço para seu negócio local no Facebook é a possibilidade de interagir com os usuários (leitores e clientes).

Pela facilidade de se comentar, curtir ou avaliar informações no Facebook, as pessoas passaram a ser mais participativas e utilizar as páginas públicas para iniciar experiências com as marcas.

Quando isso é feito com um negócio próximo à sua realidade (rua, bairro, cidade, região ou estado), isso fica ainda mais genuíno, uma relação de extrema confiança.

Por isso, utilize o espaço de uma fan page para estimular a participação do público, via críticas, elogios e comentários em geral. Isso porque um comentário orgânico sobre um produto ou serviço tem muito mais peso do que um conteúdo original publicado pela empresa na internet.

Para você, a orientação é que todas esses comentários e participações sejam respondidas, sejam elas boas ou depreciativas.

Você sabe que as empresas que param para ouvir e responder às reclamações de seus clientes conseguem converter os consumidores insatisfeitos em clientes fiéis (e até defensores da sua marca!).

Por isso, não se esconda e responda todas as questões com profissionalismo. O Facebook é hoje o melhor canal para interagir com o público.

Ótimo canal para divulgação de promoções

Esse argumento é um tanto óbvio e você já deve ter visto muito por aí. O Facebook é uma ótima ferramenta para a divulgação de promoções (as vezes, excluisvas), e no envolvimento do público (ao curtir ou compartilhar uma determinada publicação promocional).

Valor de anúncio baixo em comparação às mídias tradicionais

O Facebook Ads, ferramenta criada para impulsionar as publicações (ou seja, fazer com que mais pessoas sejam atingidas pela sua marca) pode custar muito menos do que você pensa. Muitas empresas tem dedicado uma parte do orçamento de marketing às campanhas pagas no Facebook, e têm tido ótimos resultados – mais curtidas, mais interações, mais vendas.

Entre as opções do Gerenciador de Anúncios, há uma que se chama “Alcançar Pessoas Próximas à Sua Empresa”. Essa função faz com que a sua campanha saia na linha do tempo de quem vive próximo a você, seja ou não seu fã. Digamos que é um tipo de “folhetagem” virtual.

De que vale um anúncio incrível se ninguém está prestando atenção? Com os Ads, você pode aparecer pra multidão.

Um ponto positivo é que as campanhas do Facebook não possuem um valor fixo. Você investe o que pode e, obviamente, vai alcançar uma quantidade de usuários proporcional ao investimento.

Dicas para se dar bem no Facebook

Agora que já explicamos os motivos que fazem o Facebook ser a melhor solução para um negócio local, vamos dar algumas dicas para melhor usufruir das funcionalidades que a maior rede social do planeta oferece.

1 – Publicações de vídeos e imagens locais – Já falamos várias vezes sobre o poder das imagens em uma estratégia de conteúdo online, que funcionam muito melhor do que somente a publicação de um texto. Uma imagem (seja ela foto, gráfico, vídeo, ilustração) é capaz de chamar atenção e facilitar a compreensão de algo.

Aproveite a familiaridade que você tem com uma cidade, região ou estado para aproveitar pequenos acontecimentos locais. Como? Um aniversário de cidade é um bom exemplo. Se a sua empresa está localizada em São José dos Campos, interior de São Paulo, que tal criar uma imagem especial desejando os parabéns para os joseenses? Ou se isso acontece em uma cidade vizinha (onde deve haver clientes também), isso pode ser repetido, por que não?

São atitudes que vão demonstrar um carinho e uma sensação de pertencimento muito grande entre a marca (pessoa jurídica) e o público leitor (pessoa física – fãs e seguidores).

2 – Política da boa vizinhança

A fan page pode ser utilizada também para falar de outros negócios locais. Você pode indicar produtos e serviços (sem necessariamente ser uma propaganda escancarada), e com isso criar uma rede de contatos, que podem beneficiá-lo em algum outro momento.

Um exemplo.

Se você possui uma pousada, pode sugerir que seus hóspedes façam as refeições em um determinado restaurante. Assim, o restaurante também pode devolver a gentileza: uma mão lava a outra. Se esse restaurante também possui uma fan page, isso pode ser feito através de marcações. Não é ótimo?

Compartilhar algo que faça menção a outros negócios também cria um link direto com os fãs da outra página. Você não perde nada, fica bem na fita e ainda soma simpatizantes.

3 – Bom humor nas publicações

O humor é uma potente ferramenta nos dias de hoje, em que as redes sociais passaram a fazer parte do dia a dia dos usuários tanto em momentos de lazer quanto em momentos profissionais.

Pegue carona no que está repercutindo no dia, seja criativo e mantenha o bom humor na hora de criar as publicações da sua página.

Um texto leve e descontraído tem muito mais chances de não ser visto como propaganda e causar uma ótima impressão.

4 – Celebre experiências de seus clientes e fãs

Nada melhor do que um cliente feliz e satisfeito. Negócios que valorizam as experiências alheias mostram que se importam com a população local.

Por isso, sempre que você ver algum cliente “fazendo propaganda de graça” da sua marca – tirando uma foto com o produto ou usufruindo do serviço, aproveite para pensar uma estratégia como comentar, compartilhar ou reunir todos esses conteúdos em um só.

5 – Invista em influenciadores digitais locais

Quando alguém que possui alguma credibilidade fala bem da nossa marca, as chances de outras pessoas ficarem curiosas é grande, não é mesmo?

Faça uma pesquisa para garimpar quais são os influenciadores digitais na sua região: quais são referências, por que são, e se a imagem deles pode ser facilmente associada com a sua marca. Muitos cobram quase uma mixaria para fazer pequenas e sutis divulgações.

Se a sua empresa está localizada fora do eixo Rio-São Paulo, pesquise quais celebridades virtuais fazem sucesso na sua região. Descubra o porquê da fama, e se a associação direta entre marca e pessoa causará identificação e não vai soar estranho. Essa pode ser uma estratégia para quem está começando e quer testar os resultados sem investir tanto dinheiro de primeira.

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Resumindo

E ai, conseguiu chegar a conclusão do porquê o Facebook é a melhor estratégia para um negócio local?

Vimos aqui que:

1)  O Facebook é capaz de proporcionar um ambiente de maior proximidade com o público alvo, com foco na interação;

2) Promoções podem ser veiculadas de uma forma bem participativa;

3) Pagar para anunciar pode ser feito de maneira proporcional: você investe o quanto pode;

4) E por último, você viu que com algumas dicas rápidas, dá para melhorar ainda mais a experiência do público-alvo na sua fan page: publicando imagens e situações locais, se relacionando bem com o entorno, tendo bom humor, celebrando experiências e ficando de olho nos influenciadores emergentes da região.

Fique à vontade para compartilhar suas experiências com o Facebook, e também o que você acha que poderia ser melhorado. Até o próximo artigo!

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