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Ferramentas de marketing para melhorar o conteúdo do seu negócio

Depois de falarmos sobre ferramentas gratuitas na internet para aumentar a produtividade no trabalho, chegou a hora de darmos um serviço específico para aqueles que produzem conteúdo em um site, blog ou redes sociais corporativas.

Você já deve ter notado a importância de criar conteúdos relevantes e interessantes, com o objetivo de atrair audiência, conseguir seguidores e converter tráfego em consumo/aquisição de serviços. Além de atrair, é importante ainda fazer tudo certo para que eles não fujam.

É aí que entra uma mãozinha extra para te ajudar nessa tarefa: as ferramentas de marketing, tão importantes para assegurar bons e numerosos conteúdos, sempre com qualidade. Para termos ganho em qualidade, é preciso pesquisar nos locais certos, organizar as ideias, dar profundidade ao tema, pensar na otimização, em quem vai ler, onde vai ler, quais as adaptações necessárias em cada veículo, e por aí vai. Tudo isso leva tempo, não é mesmo?

Com as ferramentas que vamos apresentar, esse trabalho será certamente facilitado, dando mais agilidade a essa (importante) tarefa.

Ferramentas de marketing para melhorar sua produção de conteúdo

Ferramentas de marketing para melhorar sua produção de conteúdo

13 ferramentas de marketing digital

1 – Twords – http://twords.2lch.com/

Preparado para se auto avaliar?

O Twords é uma ferramenta de marketing de conteúdo capaz de acompanhar seu próprio desempenho como escritor. Você consegue analisar quanto tem progredido em determinado conteúdo (como um artigo por exemplo), e ainda sabe exatamente quais são os dias em que mais produziu.

Equilíbrio é tudo na vida de um redator, justamente porque não todo dia que estamos inspirados e prontos para escrever sobre qualquer assunto. Além dessa facilidade, o Twords tem uma funcionalidade bem intuitiva e fácil de usar.

2 – ContentIdeator – www.contentforest.com/ideator

Se o problema é arrumar novos assuntos para escrever, essa ferramenta pode te ajudar bastante naqueles dias onde a inspiração não colabora.

É simples: lance uma palavra-chave na caixa de pesquisa, dê o “enter” e você terá em segundos uma lista de possíveis títulos para trabalhar. Alguns bastante comuns, outros que podem despertar o interesse da sua audiência.

Para isso, tenha sempre nas mangas algumas palavras-chave essenciais para a produção de conteúdo do seu negócio. Em geral, devem ser aquelas que tenham a ver com o nicho de negócio e sua variações.

Ex) Loja de roupas e acessórios femininos: roupas, brincos, pulseiras, moda, beleza, bonita, elegante…

Outra ferramenta similiar – BuzzSumo – www.buzzsumo.com/

3 – AtomicWriter – www.atomicreach.com

O AtomicWriter é capaz de fazer uma varredura nos dados e informações do site ou blog e descobrir facilmente quais são os conteúdos que o público-alvo mais gosta. Não é demais?

Assim você poderá concentrar o máximo de esforços naquilo que realmente interesse e é relevante para seu leitor.

A ferramenta faz uma análise completa de todo o conteúdo do site ou blog e sinaliza onde você pode melhorar esse conteúdo, dividindo-o em quatro pilares: corpo: quantos subtítulos tem seu conteúdo, qualidade dos links, quantas frases e a densidade dos parágrafos; título: mostra a relevância dos títulos e como você pode obter a atenção do seu público; audiência: o nível de conhecimento que você tem sobre sua audiência, a partir do conteúdo escrito e, por último, a linguagem: mostra como você pode utilizar as palavras para despertar o interesse e envolvimento emocional da sua audiência.

Está disponível também como extensão para Google Chrome, para facilitar ainda mais a nossa vida.

https://chrome.google.com/webstore/detail/atomicwriter/lbmmfpgaligikamflbficobigegoacln

4 – Focused – www.71squared.com/focused

O Focused é um editor de textos simples e bastante intuitivo que deixa você focado no seu conteúdo, contribuindo em cheio para eliminar todas as distrações para produzir mais ao longo do dia.

Se você está escrevendo um blog post e está cansado de ficar copiando e colando códigos HTML para formatar o texto, com o Focused essa tarefa já não existe mais. Ele fornece a opção de exportação para HTML, facilitando sua vida na hora de publicar o conteúdo. Além disso, possui um contador de palavras para que você não divague demais na hora de escrever e cumpra a promessa de conteúdo de forma clara e objetiva.

5 – Poetica – www.poetica.com

Com o Poetica, você integra seu editor de textos ao WordPress, eliminando as etapas Word e PC da sua lista de tarefas, o que vai agilizar um monte o seu trabalho.

O Poetica é como um Google Docs dentro do seu WordPress, que facilita na hora de escrever e publicar seus posts assim como na hora de compartilhar a escrita com outras pessoas. Você pode ver todas as edições sendo feitas em tempo real, dar sugestões e interagir com a sua equipe mesmo que não estejam no mesmo local. Nada mal, né?

6 – Reedsy – www.reedsy.com

Essa ferramenta funciona como uma rede de profissionais de marketing, conectando escritores, editores e designers para a troca de serviços especializados. Um ótimo recurso para aqueles que desejam aumentar o networking com outros profissionais, como redatores web, jornalistas com foco online e freelancers de texto.

Lá é possível criar um cadastro com portfólio, além do usuário ter a possibilidade de se candidatar a projetos ou criar projetos próprios, recrutando outros profissionais para trabalharem com você. A plataforma oferece uma ferramenta completa de gerenciamento de projetos, onde você envia e recebe mensagens, trabalha conectado aos seus parceiros de projetos e gerencia orçamentos e pagamentos de forma bastante simples.

7 – ZenPen – www.zenpen.io

Sabe quando você está em um computador alheio e precisa de um espaço para escrever, sem distrações?

A ideia do ZenPen é criar um editor de texto sem nenhum banner (estilo “zen”, como o nome diz), em que você pode negritar partes do texto, colocar em itálico e ainda inserir links. Depois, ele te dá a opção de salvar em formato .txt já em html. Aí é só colar no sistema de postagens do seu site ou blog.

8 – Google Trends – www.google.com.br/trends

Esta é uma ferramenta gratuita do Google, que pode ser considerada uma das mais importantes de todas as ferramentas. Desde pequenas empresas às maiores utilizam o Google Trends para encontrar quais palavras-chave são mais buscadas pelos usuários (também por região), e assim, definir os conteúdos que irão produzir e montar toda uma estratégia para conseguir mais visualização e retorno em suas campanhas. Ela é uma ferramenta de busca muito fácil de usar e bastante intuitiva.

Além disso, você consegue fazer comparações de palavras-chave para ver quais são mais procuradas e tomar a decisão certa. Vale muito a pena.

9 – MailChimp – www.mailchimp.com

Já falamos sobre essa ferramenta no artigo sobre as boas maneiras do e-mail marketing.

Pois bem. Esta é uma excelente ferramenta de disparo justamente de e-mails marketing – se não for um número relativamente grande: o MailChimp oferece o serviço gratuito de 12 mil mensagens gratuitamente.

10 – Post Planner – www.postplanner.com

Esse é um aplicativo que posta o seu conteúdo na rede e ainda analisa quais são os principais assuntos do momento e quais são os posts mais curtidos e compartilhados para que você possa linkar às suas postagens, além de sugerir fanpages que podem ser de seu interesse para mantê-lo atualizado.

É uma ótima ferramenta para gerar mais engajamento no Facebook.

11 – Qualaroo – www.qualaroo.com

Essa é uma ferramenta para receber feedback dos seus leitores. O Qualaroo permite programar perguntas para serem apresentadas aos usuários a partir de um determinado tempo na página, após um número de visitas, por pesquisar um termo relacionado ao seu formulário ou outros dados internos que você selecionar.

Ao invés de criar inquéritos invasivos e deixando-o com uma tonelada em sua placa em termos de alcance, Qualaroo faz o insight encontrar para você.

Ela ajuda a reunir dados de forma intuitiva e feedback dos grupos-alvo de clientes que podem ajudar a lhe dar uma visão extremamente valioso de seus telespectadores. Ele também tem uma aparência personalizável que ajuda a dar-lhe uma sensação mais natural para os clientes.

Tudo isso irá servir para você produzir conteúdos cada vez mais assertivos.

12 – Beyond Security – www.beyondsecurity.com/index.html

O Beyond Security é uma empresa que faz mapas de segurança do seu site e simula ataques internos e externos. Após os testes eles geram um relatório detalhado de todas as vulnerabilidades do seu site, juntamente com indicações para corrigir os problemas.

Ótimo para não deixar a segurança em segundo (terceiro, quarto…) plano.

13 – Visual-Web-Optimizer – www.vwo.com

O Visual Website Optimizer permite testes A/B com diferentes URLs e com mais de uma variável.

Ele possui um analisador da Langing Page, heatmaps, e relatórios segmentados para cada tipo e tópico da pesquisa que você fizer.

Você também pode direcionar a pesquisa para usuários específicos.

Saia na frente com as ferramentas de marketing

Fato é que a tecnologia está aí para facilitar a nossa vida, então aproveite essas ferramentas de marketing comece a melhorar sua performance como produtor de conteúdo. Como a grande maioria ainda é pouco conhecida no Brasil (pelo fato de estarem em inglês), sinta-se à frente de muitos concorrentes!

Saia na frente utilizando ferramentas de marketing online

Saia na frente utilizando ferramentas de marketing online

Recapitulando

Neste artigo você viu:

1) A importância de produzir conteúdos para seu site, blog ou redes socais com qualidade;

2) Qualidade não significa um trabalhão quando se tem em mãos boas ferramentas de marketing;

3) Na internet há muita opção de graça para melhorar o marketing de conteúdo do seu negócio.

4) Tem opções para fazer uma auto avaliação da produção, se inspirar em novos conteúdos, saber o que seu público espera, editar textos com mais eficácia, entre outros benefícios.

E aí, o que achou das ferramentas que mostramos? Há alguma outra que você conhece e atesta a qualidade, para compartilhar com a gente e com nossos leitores? Também aproveite o espaço dos comentários para interagir com a gente! Até o próximo artigo!

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