Últimos artigos

Novas funções do Facebook, Twitter e Linkedin que você precisa conhecer

As constantes atualizações que as redes sociais e aplicativos passam, em tese, servem para melhorar a experiência do usuário, seja para facilitar o acesso ou para incrementar novas funções.

Em se tratando do Facebook, Twitter e Linkedin, as grandes redes sociais do momento, pelo menos a cada 15 dias tem algum detalhe novo, que muitas vezes passa desapercebido.

Muita gente ainda não conhece ou nem sabe pra que serve um bocado dessas novidades que apareceram nos últimos tempos, por isso, vamos destrinchar aqui neste artigo as principais funções criadas nestas redes, que podem proporcionar uma nova visão para suas campanhas em social media.

A intenção de conhecer e usufruir de todas as atualizações que vamos mostrar é otimizar cada vez mais a sua presença e performance na web, sem esquecer da importância de desenvolver conteúdos relevantes para não afugentar seguidores e diminuir as interações.

Vamos lá?

facebook-twitter-linkedin1

Novas funções do Facebook

Você já deve ter notado o quanto o Facebook mudou nos utimos anos, em especial após o “boom” de popularidade no Brasil. Em 2015 e 2016, a rede de Mark Zuckerberg investiu pesado em funções para se aproximar do Twitter, e também passou a ser vista como rede de notícias (e não apenas para relacionamento).

Agora também existem os assuntos mais comentados do momento, os vídeos estão mais fáceis de serem visualizados (menos pesados de carregar), e as hashtags foram incorporadas à rede, facilitando a busca de conteúdo.

Espia só outras atualizações bem interessantes:

  • Salvar links – Sabe aqueles links que você não teve tempo de acessar e gostaria de rever mais tarde? Agora dá para salvá-los sem precisar copiar e colar em algum lugar.. Só o que você precisa fazer é clicar na pequena seta que fica no canto superior direito do post, e em seguida clicar em “Salvar”. Isso é muito útil para não perder nenhum post interessante dentre uma infinidade de opções que rolarem no dia ou semana, para compartilhar ou se inspirar em um outro momento mais oportuno;
  • Enquetes em um grupo ou evento – Esse é um recurso não muito recente, mas ainda pouco explorado por empresas no Facebook. A função é capaz de fazer você economizar um tempo que gastaria analisando o comportamento da sua audiência. Como? Simples: as enquetes podem ser usadas também como pesquisa de mercado sobre determinado produto ou serviço, por que não? É bem simples: basta clicar na opção “Pergunta”, que está na barra de atualização do status. Você também pode acrescentar alternativas de respostas para que os usuários escolham uma das respostas possíveis. Para disponibilizar as alternativas, basta clicar na frase “Adicione opções de resposta”, que aparece como está na imagem acima.
  • Seções organizadas – Dá para reordenar as seções e aplicativos da sua fan page de acordo com as suas necessidades, deixando-a cada vez mais personalizada. Não é a toa que muitas empresas sequer investem em sites – muitas vezes a fan page é a única “casa virtual” para obter informações sobre alguma empresa;
  • Chamadas de vídeo no Messenger – Já sabia dessa? A experiência do aplicativo de conversas exclusivo do Facebook ganhou a funcionalidade de fazer chamadas de vídeo gratuitamente, tal como o Skype. Para quem vive reclamando da instabilidade e inconsistência do concorrente mais famoso no ramo, essa pode ser uma alternativa para melhorar a qualidade das chamadas que você realiza com frequência no seu negócio;
  • Transmissões ao vivo – Agora, o Facebook permite que qualquer câmera transmita vídeos ao vivo via Facebook Live. O recurso de live streaming (tal como o Periscope) permite a organização de webinars e outras estratégias de marketing de conteúdo ao vivo, para divulgar através da rede social com mais usuários em todo o mundo.

Novas funções do Twitter

O Twitter também passou por algumas mudanças nesses últimos tempos – está mais focada no “agora” do que nunca.

O mais impactante dessa nova fase é a implementação do Moments, uma seção que reúne histórias semelhantes em uma experiência única para o usuário. Além da lista dos assuntos mais relevantes do momento — que é atualizada à medida que surgem novas histórias — é possível encontrar conteúdos em tópicos específicos, como Notícias, Entretenimento, Esportes e Diversão, por exemplo.

Veja outras novidades:

  • Mais estatísticas – Quem trabalha com social media sabe que obter estatísticas é essencial para realizar uma boa campanha, melhorando a estratégia utilizada – corrigindo erros e repetindo os acertos. Pensando nisso, o Twitter disponibilizou para os usuários uma série de ferramentas de analytics que permitem saber qual é o impacto dos seus posts no Twitter. Você pode conseguir estas informações de duas formas: clicando no ícone de estatísticas (que aparece em cada tweet), ou acessando o Twitter Analytics, onde você poderá obter uma informação geral sobre o crescimento da sua conta e do alcance das suas publicações;
  • Botão do Periscope – Se as transmissões ao vivo já eram populares no Twitter, agora são ainda mais, a partir da incorporação de um botão próprio para popularizar a rede (ainda pouco conhecida por parte dos usuários). Ainda que o Periscope tenha apresentado bons números de crescimento recentemente, o Facebook entrou no mercado de serviço de streaming como mostramos, forçando os concorrentes a adicionarem novas funções e remodelarem alguns aspectos de seus serviços. http://empreendedorx.com.br/internacional/midias-sociais-internacional/periscope-marketing

Novas funções do LinkedIn

Há pouquíssimo tempo, a gigante Microsoft anunciou a compra do LinkedIn. Para o usuário, são esperadas novas funções e integração com os serviços da fabricante do Windows 10 e do Microsoft Office, sem sombra de dúvidas. Enquanto isso não acontece, veja as últimas atualizações mais relevantes da principal rede profissional do mundo.

  • Arquivos de mídia incorporados ao perfil – Que imagens e vídeos são mais atrativos do que textos e links, todo mundo já sabe. Agora você pode mostrar o seu trabalho para todos os usuários desta grande rede social adicionando imagens, arquivos do SlideShare, vídeos e até arquivos de áudio, nas diferentes seções do seu perfil do Linkedin. Para isso, basta clicar em “Editar Perfil”, e procurar o ícone de mídia ao passar o ponteiro do mouse sobre cada seção. É mais uma excelente forma de apresentar o seu portfólio para os seus clientes em potencial e direcioná-los para o seu site ou blog;
  • Notas com informações sobre os seus contatos - Nem todo mundo sabe, mas é possível adicionar notas sobre os seus contatos do LinkedIn, falando como os conheceu. Esta função é muito útil para os usuários, principalmente quando conhecem muitas pessoas dentro e fora da sua área de atuação (e para aqueles que possuem memória fraca!). A melhor parte é que só você terá acesso a essa nota. Para utilizar esta função, basta clicar na opção “Adicionar Informação de Contato”, embaixo da foto do perfil do usuário em que deseja adicionar a nota. Depois, uma janela com novas opções se abrirá, e você deverá se dirigir à seção “Notas sobre Contato”, onde poderá adicionar informações sobre como você conheceu este usuário, além de outras referências. Por fim, é só clicar em “Salvar alterações”;
  • Linkedin + Twitter – Agora dá para vincular a sua conta do Twitter à sua conta LinkedIn, mantenha toda a sua audiência atualizada regularmente. Para realizar a ação, clique em “Editar Perfil”, e no menu “Adicionar Informação”, clique em “Adicionar uma conta do Twitter”. Informe os dados da sua conta no Twitter e autorize a vinculação das contas. Acesse o menu “Configuração no LinkedIn, e depois selecione a opção “Gerencie a sua Configuração do Twitter”, para poder personalizar a sincronização. Quando você publicar atualizações no LinkedIn, selecione a opção “Compartilhar com: público + Twitter”, para que os seus seguidores do Twitter também vejam os seu post do LinkedIn e economize tempo;
  • Troca de mensagens - Agora é possível trocar mensagens de forma mais rápida e divertida no LinkedIn. A rede disponibilizou novas funções e um novo layout para o chat, deixando-o mais parecido com o Messenger do Facebook, permitindo o envio de emojis, stickers, gifs animados e mensagens em grupo, bem como anexar fotos e documentos. Além disso, ficou mais fácil visualizar o histórico de conversas com uma conexão, uma vez que é exibida uma lista de pessoas contatadas recentemente.

facebook-twitter-linkedin2

Recapitulando

Você viu aqui que:

1) o Facebook tem investido em funções para se aproximar dos concorrentes, em especial do Twitter e Periscope, se tornando uma ferramenta mais focada no “agora”;

2) o Twitter continua especializado em proporcionar experiências mais imediatistas e dinâmicas;

3) e o Linkedin tem facilitado a vida de quem quer melhorar a visibilidade do currículo e o relacionamento com as conexões.

Sendo assim, ao aplicar todas as novas funções do Facebook, Twitter e LinkedIn que mostramos aqui, você pode conseguir o melhor destas redes sociais, otimizando as suas campanhas de social media e marketing de conteúdo. Não deixe de dar uma olhada em um outro artigo que publicamos: Ferramentas de marketing para melhorar o conteúdo do seu negócio.

Tratam-se de funções desconhecidas para muitas pessoas, mas que podem ser fundamentais em suas tarefas em Social Media.

E ai? Já havia notado todas essas novas funções? Alguma em especial é mais relevante para o seu negócio? Se tiver alguma sugestão sobre uma outra função que não mostrarmos aqui, não deixe de participar dos comentários. Compartilhe a sua opinião conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>