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Otimização de sites mobile para se destacar nas ferramentas de busca

O uso de smartphones e tablets como prioridades no acesso à internet já superou a opção pelo uso de desktops e notebooks, o que claramente comprova que é preciso contar com um site mobile devidamente preparado para atender a essa demanda. Não importa a marca, geração, cor ou o modelo, jovens, adultos, idosos e até crianças possuem celular, não é mesmo? Por isso, se você ainda não se atentou para esse detalhe, veja aqui quais são os passos para realizar uma otimização de sites mobile no site da sua empresa ou marca.

Na contramão desse movimento, muitas empresas perdem tempo, perdem tráfego e perdem a oportunidade de fechar muitos negócios. Se criar um site é importante, fazer uma otimização constante evita, entre muitos contratempos, que seu público escape por entre os dedos logo nos primeiros minutos de acesso, caso venha a ter uma má experiência nesse ambiente. Além desses fatores, outro motivador para o investimento é que, hoje em dia, a qualidade de exibição de páginas via dispositivos móveis nada deixa a desejar em termos de qualidade para um computador convencional.

Vamos explorar neste artigo o que é preciso para fazer uma otimização mobile completa, com orientações recomendadas pelo gigante Google. Já falamos outras vezes que o buscador mais famoso do mundo também tem a fama de “penalizar” sites que não possuem essa flexibilidade para dispositivos móveis – empurrando sua posição lá para o final. Isso, desde meados do ano passado.

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Otimização com foco em mobile

Em primeiro lugar, é necessário entender o que o termo “otimização para mobile” realmente significa. Quando alguém fala em “otimização” no mundo do marketing online, é comum o termo ser interpretado imediatamente como algo que visa maximizar visibilidade e melhorar o rankeamento de sites nas ferramentas de busca.

No entanto, é importante dizer que uma versão mobile de um site, seja ela direcionada a celulares tradicionais ou smartphones, tem como principal função ser otimizada para a experiência do usuário, e para a conversão dessa mesma experiência em fidelização, reconhecimento, autoridade ou vendas, que por sua vez irá contribuir para a reputação do seu site como um todo.

Ou seja, não se preocupe apenas com números em termos de visita – pelo menos no começo. A ideia é criar, aos poucos, uma comunidade de relacionamento e boas experiências dentro do seu site.

Estatísticas convincentes para implementar a otimização de sites mobile

Abaixo, apresentaremos algumas estatísticas que comprovam a importância de se investir nesta demanda quando se trata de comércio eletrônico. Embora a maioria dos dados sejam referentes a pesquisas de comportamento feitas nos Estados Unidos, o Brasil segue a mesma tendência.

  • 78% das buscas móveis sobre empresas locais resultam em uma compra – Uma das estatísticas mais surpreendentes em relação ao uso de celulares é o alto percentual de conversão vindas de pesquisas móveis. A porcentagem de pesquisas que resultam em uma compra através do celular mostrou vantagem significativa em relação às taxas de PC/Laptop e tablets;
  • Dois em cada três clientes preferem acessar um site por um aplicativo móvel – A maioria dos usuários querem uma experiência mobile sem a barreira de um aplicativo. Quando um usuário precisa baixá-lo a fim de navegar ou concluir uma transação, esta é considerada uma barreira desnecessária;
  • 75% dos compradores via mobile usaram um cupom online – Com o aumento das compras via mobile, veio um previsível declínio no uso de cupons de papel. No entanto, donos de negócios online sabiam que cupons online seriam o próximo passo. As pessoas estão muito ligadas a descontos e promoções, então, por que não tê-los também no smartphone? É por isso que os usuários adoram esses cupons. Não por acaso um estudo da Key Ring destacou que os usuários móveis – 75% deles – os utilizam com frequência;
  • Mais de 1/3 de todas as compras de comércio eletrônico foram feitas em um smartphone durante a temporada de compras de Natal – A temporada de festas é uma excelente oportunidade para captalizar compras através de aparelhos móveis. A Black Friday é tradicionalmente o dia em que os compradores acordam mais cedo, enfrentam longas filas e atropelam uns aos outros em um enorme esforço para comprar TV’s de plasma e aspiradores de pó com desconto. Mas quem quer arriscar a vida e perder o sono podendo realizar compras no conforto de própria cama? Ao invés do nome “Black Friday”, empresas tem feito um dia “Mobile Friday”, com ótimos resultados;
  • Compras online são oficialmente uma atividade mais ligada ao mobile do ao desktop, de acordo com dados da ComScore;
  • 44% dos minutos gastos em e commerce advêm de telefones celulares;
  • 11% dos minutos gastos em e commerce advêm de tablets – Mas, embora os clientes gostem de navegar em seus dispositivos móveis, eles parecem relutantes em fechar uma compra. A provável razão para isso é que o processo de pagamento em dispositivos móveis é complicado e difícil. Ao aperfeiçoar o processo de pagamento via mobile, os varejistas podem aumentar as suas vendas móveis;
  • No Brasil, 59% dos usuários de smartphones fazem compra pela internet pelo menos uma vez por mês e 82% buscam informações do produto na internet antes de adquiri-lo.

Como fazer uma otimização de sites mobile bem sucedida

Vamos mostrar agora as boas práticas de otimização para mobile recomendadas pelo Google. Para isso, listamos alguns critérios considerados pelo buscador. Veja só:

1) Botões bem localizados

Deixe os botões do seu site em posições fáceis de serem visualizadas, em destaque. Assim, o usuário saberá aonde ir.

2) Menus simplificados

Nada de listas com vários subitens difíceis de se navegar. Quanto mais simples e curtos os menus, melhor para visualizá-los em telas de smartphones e tablets.

3) Atalhos para a página inicial

Use a logo do site como link rápido para a página inicial, o que agiliza a navegação do usuário caso ele não encontra o que procura em uma página, e deseja reiniciar a busca (sem precisar digitar o www de novo).

4) Formulários curtos

Quanto menos campos a se preencher, mais rápido para o usuário mobile, que está sempre com pressa. Isso vale para cadastros das mais diferentes formas.

5) Páginas bem leves

Esqueça os sites em flashes, famosos pela lentidão de carregamento. A solução encontrada por web designers ao longo do tempo foi investir no flat design, ou seja, em layouts limpos, com poucos recursos e bem estruturados, que dão prioridade aos espaços em branco e às mensagens significativas, excluindo tudo o que é supérfluo. Invista nisso!

6) URLs relevantes

As URLs também fazem parte da otimização de um site, pois além de economizar espaço, tempo e esforços, você chama a atenção dos mecanismos de busca pela palavra-chave alocada na URL, aumentando a atratividade do seu site mobile nos resultados de busca orgânica.

7) Ferramentas de busca inteligentes

Já que no site mobile tem pouco espaço para divulgar soluções, é preciso contar com uma ferramenta de busca inteligente em destaque e de fácil acesso logo na primeira tela do usuário. Assim, se ele já sabe o que procura, fica muito mais fácil digitar uma palavra-chave do que ficar rolando a tela indefinidamente até encontrar o que quer.

8) Aproveitamento do poder da geolocalização

Como muitos dos consumidores buscam por produtos e serviços na região onde se encontram, a geolocalização acaba sendo uma grande aliada na otimização de seu site para o mobile. Assim, se o usuário está com o GPS ligado, sua empresa é identificada com muito mais facilidade, podendo aumentar o número de conversões só por aparecer no mapa, atraindo os clientes para sua loja física.

10) Compre com 1 clique

Se você vende pela internet, sabe que o e-commerce é um dos mercados que possui maior acesso por dispositivos mobile. Sendo assim, invista em um check-out rápido e ágil, de preferência com a opção de se comprar com apenas 1 clique, sem a necessidade de fazer longos cadastros (dê a opção do cliente fazer isso em outro momento). Assim, o consumidor ganha tempo e você não perde a venda, pois não dá espaço para o cliente reconsiderar a compra.

Concluindo o conceito de otimização completa

Por fim, a recomendação é que essas orientações sejam aplicadas em todas as páginas do site.

O conteúdo que você compartilha no seu site também pode ser otimizado para o ambiente mobile, já que as pessoas buscam informações rápidas e claras nesses dispositivos. Dessa forma, em vez de criar um post com 500 palavras, que tal condensar uma informação para metade desse número, de forma a poupar tempo de seus visitantes e clientes.

Veja algumas ferramentas bem práticas para melhorar o marketing de conteúdo do seu site.

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Conclusão e resumo

Portanto, vimos que a otimização de sites mobile é bastante eficiente para a realização de negócios on-line. Por esta razão é preciso que toda a tarefa fique sob os cuidados de uma equipe que domina o assunto. Desta forma será possível obter o melhor retorno sobre o investimento realizado. Vale ressaltar que os resultados de uma ação para otimização de sites para mobile podem ser acompanhados mês a mês, verificando-se sua eficiência em gerar novos negócios.

Vamos ao resumo do que vimos aqui?

1) A otimização de sites mobile vem ganhando espaço e se tornando uma maneira eficiente para se fechar negócios;

2) Quase todos os estudos, relatórios, estatísticas e artigos que são publicados sobre comércio eletrônico móvel tem previsões bem surpreendentes sobre como o consumo através de dispositivos móveis está em alta;

3) Hoje em dia, a qualidade de exibição de páginas via dispositivos móveis nada deixa a desejar em termos de qualidade para um computador convencional.

4) As empresas e marcas que dão aos usuários a melhor experiência nos dispositivos móveis são beneficiados pelas ferramentas de busca do Google;

E ai, o que achou do artigo? Se você ainda não dá a devida importância ao uso de mobile para compras online, repense sobre o assunto e aja o quanto antes. Qualquer dúvida ou sugestão, utilize o espaço dos comentários e converse conosco! Até o próximo artigo.

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