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Qual a melhor frequência para programar postagens e melhorar o marketing de conteúdo

Voltando a falar sobre estratégias de marketing nas redes sociais, é importante destacar algumas orientações e cuidados para obter sucesso: ter planejamento, bons conteúdos e um tiro certeiro no público-alvo. As postagens de marketing de conteúdo podem ser muito mais assertivas quando passamos a programar postagens.

Cada rede social tem uma dinâmica própria que influencia diretamente a frequência de publicação que você precisa respeitar para que as suas mensagens sejam vistas pelo seu público. O que funciona no Twitter não necessariamente irá funcionar no Linkedin, e por aí vai.

Os especialistas dizem que, para conseguir uma difusão ótima nas mídias sociais e construir uma presença relevante, é fundamental estar atento às atualizações constantes.

Trata-se do processo pelo qual um usuário vê a sua publicação, se interessa por ela graças ao título e/ou uma imagem atraente e, depois, compartilha o conteúdo com os seus contatos. Isso representa uma grande conquista para a sua marca, já que, para os seguidores do usuário, o ato de compartilhar é visto como uma recomendação qualificada do seu conteúdo.

Vamos ver neste artigo quais as frequências de publicação ideais para cada rede. Vamos lá?

Post-it

Programar postagens – Vezes x dia

Como você já sabe, o Facebook é a rede social com a maior quantidade de usuários no mundo e ideal para alavancar alguns negócios, principalmente os locais.

Sendo assim, para que as suas publicações sejam vistas pelo seu público-alvo, os especialistas recomendam que grandes marcas publiquem apenas uma vez por dia. Já os pequenos negócios podem publicar de 3 a 5 vezes por dia.

1. No Twitter

Devido às suas características, o Twitter é o espaço ideal para compartilhar novidades sobre a sua marca, cobrir eventos ao vivo, aproveitar as hashtags para maximizar sua exposição e encontrar usuários influentes. Por isso, trata-se de um meio fundamental para executar as suas campanhas de marketing nas redes sociais.

Pra que os seus conteúdos cheguem até a sua audiência, os especialistas recomendam um máximo de 3 tweets por dia. O número ideal para estar sempre presente no Twitter é de 5 tweets por dia.

2. No Linkedin

O LinkedIn é a maior rede social profissional, com milhões de usuários ativos. Por este motivo, é o melhor espaço para encontrar clientes na atualidade. Também é ideal para promover a sua marca e encontrar os melhores candidatos para trabalhar em equipe. Já viu algumas regras de etiqueta desta rede?

O ideal para conectar com a audiência, de acordo com especialistas, é publicar um post por dia de trabalho. Ou seja, de segunda à sexta-feira.

3. No Youtube

O Youtube é a mais importante rede social de vídeos da atualidade, com mais de 1 bilhão de usuários registrados em todo o mundo. Nele, você pode promover a sua marca ao criar vídeos com conteúdos relevantes para a sua audiência e também usar o serviço de Publicidade no Youtube.

Já sobre a frequência de publicação no Youtube, os experts em marketing nas redes sociais recomendam pelo menos um vídeo por semana. O número ideal é de 2-3 vídeos por semana.

4. No Instagram

A cada dia, o Instagram vai se consolidando com a maior rede social com foco nas imagens.

Por lá é aconselhável pelo menos uma vez por dia, com frequência ideal de duas vezes diárias. E atenção, porque há horários chave para postar, no que se refere ao engagement de cada publicação: das 15:00 às 16:00 e o outro pico se encontra às 02:00.

8 ferramentas para programar postagens

Veja ótimas ferramentas para Social Schedule que, com certeza, vão facilitar muito as ações de marketing do seu negócio.

1. HootSuite – https://hootsuite.com/pt

Ela é bastante conhecida no meio digital e sua funcionalidade gira em torno da possibilidade de se programar atualizações que serão feitas para grande parte das redes sociais. O legal do HootSuite é que ele está disponível tanto para celulares quanto para computadores com sistema Linux, Windows e MAC. Há recursos gratuitos e pagos.

Um ponto muito positivo do HootSuite é que ele permite ouvir o que o público tem a dizer e isso se dá pelo fato de ser possível responder às pessoas usando um único painel. Além disso, ele ajuda na tarefa de publicação de conteúdos que interessem ao público e os mantenha próximo.

2. Revelabit – www.revelabit.com.br

Esta ferramenta é brasileira, o que já constitui um diferencial. A ferramenta Revelabit tem como função programar posts no Facebook e Twitter. É possível agendar a programação de mais de uma conta ao mesmo tempo, o que aumenta ainda mais o alcance da empresa.

A ferramenta é uma grande aliada do Marketing digital, já que garante que a empresa esteja sempre presente na timeline dos usuários. Além disso, pelos posts já estarem programados, é possível se dedicar a outras tarefas, otimizando o tempo.

3. Buffer – https://buffer.com

Esta ferramenta é muito conhecida e é muito útil principalmente pela sua versatilidade, pois ela permite fazer o gerenciamento de várias redes sociais ao mesmo tempo, o que facilita muito a vida da empresa que faz Marketing em vários espaços virtuais diferentes.

Outro ponto positivo do Buffer é o fato de se poder agendar a frequência das postagens. Assim, a empresa vai estar sempre aparecendo nos feeds e se mantendo “viva” no meio dos internautas. É possível encontrar o Buffer em versões para computador e para celular, além de extensão para o Google Chrome. É possível conectar o Buffer a cintas do Twitter, Facebook, Google + e LinkedIn.

4. Piqora – http://www.piqora.com

A funcionalidade desta ferramenta está associada à rede social Pinterest, que permite o trabalho com imagem. Sabe aqueles murais de fotos pendurados na parede do quarto? Então, o Pinterest é uma versão digital disso. Esse recurso vem crescendo muito e sendo usado como estratégia de Marketing de várias marcas para anunciar seus produtos e diferenciais.

A ferramenta Piqora está relacionada ao Marketing visual e auxilia a lançar o conteúdo correto no momento mais oportuno. Utilizar o Piqora vale a pena por que ele otimiza a interação no Pinterest, abrindo mais um canal para que a empresa interaja com o público.

5. Social Oomph – https://www.socialoomph.com

Esta ferramenta é importante por que faz com que a mídia social seja aumentada. Ela permite realizar a programação de mensagens que deverão ser publicadas, monitorar o funcionamento e as atividades da rede social e realizar a programação de próximos status e fotos publicadas.

Além de tudo isso, é possível também atualizar grupos, compartilhamentos e uma infinidade de outras tarefas próprias da rede social, tudo isso ajudando a ficar mais perto do público e de possíveis clientes, podendo até mesmo mandar mensagem de “boas vindas”, o que configura uma gentileza que causa uma impressão bastante positiva.

6. Later Bro – http://laterbro.com

Todos mundo sabe que, para fazer um bom Marketing, quanto mais perto se estiver de onde o público está, melhor, e o Later Bro facilita a interação com o público de duas grandes redes sociais: o Facebook e o Twitter, sendo preciso escolher uma dessas contas para usar a ferramenta.

Ela é interessante por que permite o agendamento de atualizações: quais serão essas atualizações e quando elas ocorrerão. Dentre os pontos positivismo, estão o fato de as configurações serem bastante simples e a possibilidade de se programar postagens diárias, semanais ou mensais. Além disso, ele não exige pagamento para ser utilizado.

7. Instapult – http://instapult.com

Esta ferramenta é outra opção para aqueles que querem agendar postagens no Instagram. A ferramenta gerencia contas de negócios, facilitando muito a vida de quem quer estar sempre presente nos feeds. Através dela, é possível gerenciar várias contas do Instagram de modo simultâneo, sendo ideal para as empresas que possuem várias contas, cada uma de acordo com um produto ou serviço.

Entretanto, um ponto considerado negativo é que o Instapult está disponível apenas para uso em computadores, não sendo possível utilizá-lo em smartphones, o que dá pode representar um problema para algumas pessoas.

8. Postcron – http://postcron.com/pt

Esta ferramenta é de grande utilidade para as empresas que possuem conta em várias redes e querem fazer um Marketing virtual de qualidade, prático e funcional. O Postcron permite o agendamento de atualizações no Facebook, Twitter, LinkedIn e Google+.

Toda ferramenta que permite agendamento para Google+ vale a pena conhecer, pois são um pouco mais difíceis de encontrar. Um ponto positivo do Postcron é aumentar a presença nas redes, já que os posts estão programados previamente e nenhum imprevisto ou correria do dia a dia vai impedir as postagens. Assim, há uma interação contínua com o público e com os possíveis clientes.

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Resumo para finalizar

Vimos por aqui que:

1) Cada rede social tem uma dinâmica própria que influencia diretamente a frequência de publicação que você precisa respeitar para que as suas mensagens sejam vistas pelo seu público;

2) No Twitter, 3 vezes ao dia;

3) No Linkedin, 1 post por dia;

4) No Youtube, 2 vídeos por semana são ideais;

5) No Instagram, 2 vezes por dia são suficientes.

E ai, gostou do post? Quais são as redes sociais que você usa na sua estratégia de marketing online? por que? Compartilhe as suas experiências conosco! Até o próximo artigo!

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