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Marketing tradicional x Marketing Digital – Entenda as diferenças

O marketing tradicional e o marketing digital se complementam, embora sejam distintos. Como sabemos, o marketing em geral é utilizado para buscar e manter novos clientes no mercado, através de um bom planejamento, concretização de tarefas e outros que possam atender as necessidades de sua clientela.

 

O marketing tradicional, quando adaptado para o marketing digital entra numa atmosfera onde as pessoas se expressam mais com relação ao produto, emitindo opiniões e assuntos que farão você reconhecer o padrão do que está atendendo e assim se organizar para uma melhoria empresarial. A internet pode ser usada para divulgar sua empresa, basta criar ações eficientes para chegar aos novos clientes. Esse é um mercado que cresce e abrange vários setores pela facilidade e alcance de pessoas. As mídias eletrônicas, o Web Marketing e Marketing Digital são parecidos, mas se diferem em alguns aspectos. Devemos considerar essa diferença na prática de promover produtos através da internet.

Marketing tradicional X Marketing Digital?

O Web Marketing está inserido no Marketing digital. Esse, por sua vez, está ligado à TV digital, internet, tablets, celulares e outros. O Web Marketing é voltado ao uso do email marketing , sites e outras mídias. O Marketing Digital vem sendo abordado como uma evolução do Marketing tradicional, pois leva o consumidor diretamente ao produto e a uma série de fatores que devem ser considerados, como:

- Oferece interatividade entre o cliente e o produto, mantém uma imagem publicitária bem reproduzida onde a pessoa fica à vontade para criticar ou elogiar o produto;
- Oferece um sistema onde a opinião é abrangente;
- Reduz custos e transforma as vendas /serviços em ações rápidas e instantâneas;
- Facilidade para se obter produtos/serviços e informações sobre o mesmo.

O Marketing eletrônico pode e deve ser realizado por qualquer canal empresarial, seja este de grande ou pequeno porte, basta investir em uma boa relação com os clientes atendendo todas as necessidades. O pai do marketing, Kotler, em citação sobre o Marketing eletrônico, afirma que abriu portas para as empresas podendo leva-las a alcançar o mercado mundial. O que antes era apenas um mercado em uma cidade pode alcançar níveis mais distantes de público. O Marketing eletrônico oferece algumas vantagens, como menor preço, custo benefício do produto, serviço diferenciado e isso fará com o que o consumidor se interesse pela venda on-line.

 Com os recursos digitais toda ação via internet visa o crescimento da empresa através de informações que envolvem campanhas e todos os clientes podem se aproximar do que buscam e assim conhecer também as empresas e sua política. As estratégias do marketing tradicional e do marketing digital são bastante interessantes, conforme estamos citando em nosso artigo.

marketing-digital

As estratégias do marketing tradicional envolvem comunicação direta, relacionamento com o cliente num marketing direcionado, possuem publicidade e propaganda ou uma pesquisa de mercado, e brading. Já as ações táticas do marketing digital são embasadas no marketing de conteúdo e mídias sociais, email-makerting ou viral, publicidade e pesquisa on-line.

 Atualmente são empregadas tecnologias voltadas ao marketing digital e todas são ferramentas muito conhecidas, como blogs, orkut, twitter, email, SMS, Facebook, Youtube, Linkedln, SEO/SEM, Widgets virais, Google AdWords, etc. As redes sociais são uma excelente ferramenta. São inúmeras as possibilidades dentro do marketing digital para sua empresa. Escolha uma e se aprofunde na pesquisa para encontrar o que há de melhor para seu empreendimento.

No Marketing tradicional o produto está nas prateleiras, limitados por avenidas, e espera pelo cliente, que pode tocar e experimentar o produto em questão. Os preços podem diferenciar de acordo com as negociações envolvidas, o cliente pode tentar sempre arrendar um preço menor estando junto ao administrador. O local de vendas se limita somente a uma área atingida, sendo bairros ou cidades mas nada muito distante, limitando o acesso de novos clientes. Do mesmo modo as promoções, pois estas também estão ligadas somente a essa área e sua divulgação depende de catálogos para residências, anúncios, outdoors ou em jornais.

É importante saber como dar os seus primeiros passos no marketing digital. No marketing Digital o produto está distribuído por um catálogo online com informações adicionais esclarecendo grande parte das dúvidas e as vendas estarão voltadas diretamente para o público que se deseja alcançar. O preço está baseado na constante busca e atualização do produto com relação aos outros, existe grande competitividade dos preços on-line mas basta uma procura detalhada para inserir no seu produto algo que seja relevante. O local é eletrônico e visando as mídias, após o produto ser adquirido deve ser entregue na casa do cliente, ou se tratando de um produto digital, pode até mesmo ser entregue por email. Através dessa relação entre cliente e a mercadoria podemos identificar consumidores e vender mais através de uma logística bem aplicada, porém deve se tomar cuidado com a entrega e os prazos. As promoções são organizadas de acordo com os clientes e se espalham com grande agilidade através de emails, divulgação em todas as mídias sociais e o consumidor pode obter o máximo de informações possíveis para comprar e se tornar cliente assíduo.

Portanto, mesmo que seja diferentes, o marketing digital e o tradicional se completam. O ideal é conseguir investir nos dois modelos, potencializando o alcance da sua empresa, conseguindo então atingir as metas financeiras pretendidas.

Como vocês utilizam ambas as estratégias de marketing?

Gostaríamos muito de saber como vocês utilizam as estratégias de marketing tradicional e digital em seu negócio. Compartilhem conosco!

Tamara Benetti desistiu de jornalismo, mas nunca superou o amor pelas palavras. Virou eventeira por profissão e bloggueira por encomenda. Ariana meio insegura, de astral bonito e firmeza nos passos, leva a vida sempre de sorriso aberto

3 comentários

  1. Excelente artigo! Muito bem escrito e estruturado. Você está de parabéns!

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