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Como transformar suas Redes Sociais em um negócio?

Ao acordar, a principal atividade de mais de 90% dos jovens brasileiros é acessar suas redes sociais. Em países como México, Alemanha e Japão, esse número é ainda maior, segundo a Cisco[1]. A empresa fabricante de equipamentos de comunicação fez uma pesquisa onde participaram 1800 pessoas que possuem smartphones, com idade entre 18 e 30 anos em 18 países.  Esta pesquisa comprova o que já sabemos, afinal, seja honesto, você não faz a mesma coisa quando acorda?

 

Grande parte do nosso tempo está envolvido em ler e atualizar nossas redes sociais como Twitter e Facebook, e fazemos isso por diversos motivos. Seja para ficar “por dentro” do que está acontecendo, seja para ver as fotos da festinha de ontem à noite ou para compartilhar um bom artigo. Já que passamos tanto tempo fazendo isso, podemos empreender e criar um negócio com esta atividade? Infelizmente não podemos chegar a uma revenda de carros, escolher o modelo e pagar com o nosso número de seguidores no Twitter, ou então a quantidade de “Curtir” que você tem no seu Facebook.

 

Monetizando sua Influência

 

Você já pensou em converter a sua influência, ou seja, sua capacidade de gerar ação através das redes sociais, em renda? Uma forma de fazer isso é através de mensagens patrocinadas, onde você é pago para fazer publicidade para uma marca ou produto. Nos Estados Unidos existem alguns serviços que permitem que você, ao fazer um cadastro, esteja disponível para ser contratado por empresas como Volvo, Fox e Microsoft para postar mensagens patrocinadas em sua timeline.

 

Você sabia que pode contratar @ParisHilton, @LindsayLohan e @RyanSheckler para enviar uma mensagem? E você sabia que algumas estrelas cobram mais de US$ 13.000,00 por mensagem? Isso permite a anunciantes gerar um grande volume de tráfego para seus websites em um curto espaço de tempo. Paris Hilton possui quase 10 milhões de seguidores. 1% são 100 mil visitas em seu website. Passando para celebridades brasileiras, @RafinhaBastos possui mais de 5 milhões de seguidores, cobrando R$ 10.000,00 por mensagem em 2012. Pessoas com menos seguidores podem entrar em campanhas fixando preços menores por mensagem, de acordo com a sua influência.

 

Pausa diária para acessar o Facebook

Uma marca de roupas pode contratar um pequeno número de blogueiros de moda que cobram valores menores por mensagem, mas atingem um público alvo bem específico, chamado de nicho de mercado, e com isso geram um retorno maior sobre o investimento em publicidade online.

 

Você pode começar agora

 

No Brasil, existe um serviço que implementa este modelo de publicidade, permitindo a você monetizar suas redes sociais, chamado Social Foxy (http://socialfoxy.com.br). A ideia é unir Anunciantes (Empresas) com Promotores (pessoas com Influência) e gerar oportunidades para todos, com Anunciantes atingindo seu nicho de mercado e aumentando suas vendas ou então, no caso dos Promotores, monetizar suas Redes Sociais.  Lançado em Janeiro de 2013, o Social Foxy é um serviço gratuito para promotores, que são as pessoas que escolhem quanto querem cobrar por mensagem enviada.

 

O Social Foxy acompanha uma tendência clara de crescimento em investimentos em publicidade na Internet, que em 2012 já ocupa o segundo lugar com 14% da receita publicitária do Brasil, atrás apenas da Televisão, com 59% de um mercado de quase 25 bilhões de reais segundo levantamento do Projeto Inter-Meios[2].

 

Principais características do Social Foxy

 

Você define o seu preço. Isso dá liberdade para escolher o quanto você quer receber por mensagem patrocinada, sem ferir a leis básicas do mercado, ou seja, a lei de oferta e procura.

Você escreve suas mensagens. Os anunciantes apenas sugerem sobre como e o que escrever, mas você é quem está no controle. Você tem o direito de aceitar ou recusar as propostas e criar suas próprias mensagens – você não precisa escrever sobre algo que não concorda.

Você não paga nada para receber seu dinheiro. A transferência dos seus créditos do Social Foxy são feitas para sua conta no PayPal gratuitamente.

Você é pago pelas suas indicações. Ao indicar novos promotores você recebe uma comissão por cada trabalho realizado por suas indicações. Isso incentiva o cadastro de novos promotores e com isso, um número maior de anunciantes e com isso novas campanhas de publicidade, criando um círculo virtuoso.

Transparência nas mensagens patrocinadas. Todas as mensagens de publicidade precisam ter uma “marca de transparência” (algo como oferecimento, #publicidade, patrocinado por, etc). Os consumidores sabem que uma mensagem está sendo patrocinada e com isso o Social Foxy não permite mensagens manipulativas.

1% de todas as campanhas é doado. O Social Foxy está preocupado em fazer o bem. O Social Foxy destina uma parte de cada campanha realizada para uma instituição social, e você também pode fazer uma doação de um percentual do seu cachê para sua instituição de preferência.

 

Monetizar sem exagerar

 

Gerar renda através de Facebook e Twitter requer balanço. As pessoas seguem você pelo conteúdo que você gera, portanto transformar seu canal em um intervalo comercial infinito faz você perder sua credibilidade e influência. O recomendado é não enviar mais de 10% de mensagens patrocinadas. Ou seja, se você costuma enviar 20 mensagens por dia, não envie mais de duas mensagens patrocinadas. Como tudo na vida, o equilíbrio é fundamental.

Criar negócios enquanto nos divertimos é a melhor forma de empreender. Afinal, quem não gostaria de poder ficar o dia inteiro nas redes sociais, e ainda ser pago por isso?

 

Pergunta aos leitores…

 

Então, você já monetiza suas redes sociais? Se não, pretende começar a fazê-lo? Vamos conversar a respeito deste novo processo logo abaixo!

Arquiteto de Software e Empreendedor, especialista em desenvolvimento web.

7 comentários

  1. Adoramos a Dica!
    e já começaremos hoje a colocar a ideia em prática…
    Divulgaremos esse link também, claro!
    Obrigado

  2. Luciano Bargmann, vc poderia por favor me dizer como posso ganhar dinheiro na minha rede social?? Desde já agradeço pela sua atenção. Meu email: leall@r7.com

  3. Porfavor, você poderia me dizer como posso ganhar dinheiro usando minha rede social? desde já acgradeço e espero sua esplicação. miguel.pr2008@gmail.com

  4. gguitrindade@hotmail.com

    Quero começar agora mesmo,achei incrível

  5. Por favor, você poderia me dizer como posso ganhar dinheiro usando minha rede social? desde já agradeço e espero sua explicação. eduardosm002@gmail.com

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