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Como usar as redes sociais para promover o seu negócio – parte 2

No texto anterior, você entendeu a importância das redes sociais para sua empresa e as primeiras medidas que você deve tomar assim que decide entrar nesse meio. Agora vamos apresentar informações mais direcionadas quanto a rede social mais utilizada no Brasil e no mundo: o Facebook. Lembrando que todas as informações do texto anterior se aplicam aqui.

Se você já tem o seu perfil no Facebook, precisa criar a página da sua empresa. A diferença entre perfil e página mais relevante é a presença da empresa; os perfis são somente para as pessoas. Na página, existe o botão “curtir” ao invés de “adicionar como amigo” do perfil. O número de curtidas é equivalente a seu número de fãs, que é ilimitado. A página pode ser administrada por diversos usuários e o melhor: o Facebook gera gráficos de resultados para você.

Muitos são os avanços das páginas criadas e devemos ter cuidado para acompanhar essa evolução, algumas delas envolvem processos simples de aplicações e melhorias da página. Alguns itens e observações podem facilitar na hora de divulgar a sua marca:

Eventos (histórico empresarial): Com a linha do tempo do Facebook, os eventos são adicionados sobre o que acontece na empresa, marca data, horário e detalhes sobre o que foi criado. Os organizadores da página escolhem eventos importantes que possam interessar aos usuários e estes sempre estarão atualizados com a empresa.

Posts (texto com conteúdo marcado): Usando uma estrela no canto superior da página você pode marcar, em posts já existentes, algo que você considere importante e isso poderá ficar fixado no topo da página para promover suas promoções.

Cronograma de atividades (publicações): Com a data e horário da publicação o Facebook cria e planeja um cronograma de atividades através de um post que esteja programado.

Painel administrativo (administradores): com o botão ‘painel administrativo’ você visualiza as notificações, como número de curtidas, notificações instantâneas e outras informações pra melhor controle do que está sendo postado. dados importantes que permitem que os gestores tenham um melhor controle. Você pode definir o que cada gestor de página pode fazer, bloqueando ou liberando funcionalidades.

Mensagens pessoais (mensagens privadas): As mensagens são comunicações feitas através dos fãs (seguidores) e a marca. Seja elogio, reclamação ou dúvida aí está o botão para ajudar, deixe ligado como padrão ‘on’ mas pode ser desativado caso o administrador queira. O melhor é deixar a mensagem em aberto, para melhorar a comunicação com os fãs.

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Curtir, comentar e publicar (opções em geral): Opção de publicar, comentar e curtir. Ao entrar na sua página através do seu perfil, aparece uma opção acima do cabeçalho “Você está publicando, comentando e curtindo como Seu Nome — Alterar para Sua Página”. Essa função permite que você escolha quando fala como página ou como perfil.

Dados gerais (informações): Essas informações são liberadas para melhor controle da página, mostra dados estatísticos, número de compartilhamentos e visualizações que teve em sua página. Essa função é útil para dominar as estratégias e identificar o que precisa ser melhorado.

URL (URL com marca pessoal): escolha em conjunto com o nome de sua marca uma URL que te represente e mostre o que está sendo proposto pela página, esta é uma técnica SEO que faz com que você possa ser encontrado, utilize nomes curtos.

Utilizando outras mídias sociais a seu favor (combinação de contas): utilize conectar sua conta do Facebook com o twitter e procure atualizá-lo de acordo com a página, assim quem ler o post será direcionado diretamente para o link do post original. Vale utilizar também blog com informações, vídeos e fotos linkando esses dados em sua Home.

Sorteios, promoções (interação): através de aplicativos fáceis de utilizar, você pode criar sorteios e promoções; além das perguntas que você pode fazer para seus fãs através da própria interface de post. Você interage com seus fãs e atinge novo público.

Opção curtir: obtenha várias curtidas através de plugins sociais, anúncios e posts patrocinados. Esses links são feitos através dos perfis de usuários com murais em aberto ‘público’ e outros sites que levem que levem até a sua.

Conexão entre usuários e páginas: Procure se conectar com o maior número de pessoas possível, pois isso ajudará sua página sendo um grande marketing do qual irá gerar fortes relações. Procure aqueles que estão no mesmo mercado e crie parcerias.

Utililizando seu nome: Os robôs de busca podem lhe ajudar toda vez que você mencionar o nome de sua marca no conteúdo que você postar . Então utilize seu nome no Facebook e isso se ligará a sua marca.

Marcações e eventos: Essa é uma ferramenta que deve ser utilizada com cautela, pois se por exemplo, você convidar pessoas de outras cidades para seu evento, vira furo. E a maioria pessoas não gostam de ser marcadas em posts de promoção empresarial.

Não curta a própria publicação. Fique atento à troca de perfil para página e vice-versa, para que isso não aconteça. Você como pessoa pode curtir a sua página, mas nunca a própria página deve curtir seu próprio conteúdo.

Para todas essa funções e ferramentas, existem tutoriais espalhados pela rede e o próprio facebook tem seu manual de instruções. Não é fácil para as empresas terem um exímio desempenho com todas as novas opções que o Facebook oferece. A inovação continua, e os empreendedores devem ficar atentos as atualizações se renovando junto com as propostas de melhoria. Agora é só aplicar e usar as redes sociais, especialmente o facebook, para promover eu negócio! Boa sorte.

Tamara Benetti desistiu de jornalismo, mas nunca superou o amor pelas palavras. Virou eventeira por profissão e bloggueira por encomenda. Ariana meio insegura, de astral bonito e firmeza nos passos, leva a vida sempre de sorriso aberto

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