Últimos artigos

22 extensões do Google Chrome altamente produtivas para empreendedores digitais

Vimos falando aqui em vários artigos sobre a importância de produzir um bom conteúdo para alimentar o site, blog ou redes sociais da sua marca ou empresa. Se você ainda não contempla o orçamento destinado ao marketing do seu negócio para entrar de vez na era digital, esse é o momento!

Mas vamos ao porquê disso.

Bem, por mais que você não tenha um profissional especializado em social media, já deve ter notado que a busca por assuntos e novas ideias para incrementar os meios de comunicação da sua empresa nunca termina. A todo momento você tem que se renovar em busca de algo relevante e interessante para seu público – motivo pelo qual ele pode, pontualmente, adquirir produtos ou contratar serviços, e voltar em outra oportunidade, criando assim uma relação marca-cliente.

O bom empreendedor deve estar atualizado e saber quais são as ferramentas mais úteis que podem dar uma força na rotina de trabalho. Abraçar a tecnologia pode ser uma boa ideia para quem busca ampliar organização, produtividade, comunicação e até segurança na produção de conteúdo digital.

Listamos há alguns dias os melhores bancos de imagem grátis da internet para a produção de conteúdo do seu negócio. Dessa vez, vamos listar 22 extensões do Google Chrome altamente produtivas para empreendedores digitais – e como utilizá-las sem nenhum mistério.

O Chrome é o navegador oficial do Google, conhecido por oferecer um número grande de aplicativos e extensões para quem deseja aprimorar suas funcionalidades.

Se você já é fã do Google Chrome, saiba que existe uma maneira de aproveitar o tempo que ele está aberto de um modo muito mais eficiente. Se ainda não o conhece, vale a pena. As extensões são recursos que permitem facilitar a navegabilidade a partir dos gostos de cada um, mas aqui vamos aprender a tirar o máximo proveito de cada uma de suas navegações, e consequentemente, você poderá economizar tempo e produzir mais (e melhor!). Não importa se você está no escritório ou trabalha em home office: a intenção aqui é facilitar a rotina de produção de conteúdo.

Quem ainda tem dúvida sobre o funcionamento das extensões (como instalar, desinstalar, gerenciar, mostrar, ocultar, ativar, desativar, etc), consulte esta página de ajuda do Google. Lá tem todas as orientações e passo a passo das principais dúvidas que podem surgir no meio do caminho.

37_extensoes_chrome3

A nossa seleção das melhores extensões do Google Chrome

Nessa lista você vai encontrar 22 extensões do Google Chrome altamente produtivas para empreendedores digitais. Cada uma possui uma vantagem específica, que sem dúvida irá contribuir para um ganho em produtividade no momento de atualizar as suas contas nas redes sociais, fazer postagens, auxiliar no processo de rastreamento de objetos, nas compras em lojas virtuais, tirando assim um maior proveito de suas navegações.

Vamos lá?

1 – Windows Resizer –Você sabia que cerca de 30% do tráfego na Internet é feito via dispositivos móveis? Por essa razão, é importante que você controle as suas publicações, de modo que elas possam ser visualizadas através dos dispositivos móveis. E é isso que o Windows Resizer te permite fazer. Trata-se de uma prática extensão para Chrome que permite visualizar as suas publicações através de diferentes resoluções de tela, de forma que você possa ajustar o texto e o design da maneira mais conveniente.

Conhecer e dominar essa extensão permite entender a importância de oferecer conteúdos adaptados para serem lidos e compartilhados comodamente através das diferentes tecnologias (smartphones, tablets e/ou computadores). Dessa forma, você poderá revisar o aspecto dos seus conteúdos diretamente pelo Chrome depois de instalar esta extensão. Nada mal, né?

Download – https://goo.gl/FGtQI7

2 – Rite Tag – O Rite Tag é o acompanhante perfeito para trabalhar com Twitter e Instagram. Ele permite analisar as hashtags que serão utilizadas em tempo real. Basta escrever qualquer palavra precedida pelo símbolo do jogo da velha (#) para ver as suas métricas de maneira instantânea. Assim fica fácil fácil escolher quais hashtags você deve utilizar para impulsionar suas publicações.

http://empreendedorx.com.br/internacional/midias-sociais-internacional/hashtags-como-utiliza-las-em-seu-negocio-e-melhor-momento

Além disso, o Rite Tag oferece informações visuais sobre a popularidade de uma hashtag mediante algumas cores: a cor verde é muito positiva, o azul é regular e o vermelho indica que foi utilizado excessivamente. Assim, a medida que você escreve o seu tweet verá aparecer dados sobre o alcance desta etiqueta em particular e poderá escolher a melhor alternativa para fazer com que a sua publicação chegue à sua audiência de um modo efetivo.

Download – https://ritetag.com/

3 – Pin It Button – O Pinterest é uma ótima rede para descobrir e organizar os conteúdos mais interessantes da internet, para compartilhá-los depois nas redes sociais. É um método prático e divertido no momento de planejar a agenda de conteúdos para Social Media que vale a pena conhecer.

O Pin It Button é uma extensão do Chrome que me permite enviar ao Pinterest todos os conteúdos relevantes para a sua audiência, sem precisar sair da página em que você está, apenas com um clique. Uma janela será aberta, na qual serão exibidas todas as imagens presentes na página que você está navegando. A partir daí você pode escolher qual ou quais delas enviará ao Pinterest. Depois de instalado, você verá aparecer um botão de Pin It cada vez que o ponteiro do seu mouse passe sobre uma fotografia. Não parece ótimo?

Download – https://goo.gl/Ab8rUi

 

4 – Postcron for Chrome – O Postcron for Chrome é outra extensão bem útil para manter as contas de Social Media sempre atualizadas. Esta extensão funciona de maneira similar ao Pin It Button, só que neste caso, permite publicar diretamente no Facebook, Twitter e Google+.

Ainda dá para programar posts que serão publicados no dia e hora que quiser, sem precisar sair do Chrome ou acessar o aplicativo. Você só deve clicar no botão do Postcron que aparecerá em seu navegador e agendar o conteúdo para que seja publicado na data, horário e rede que quiser.

Outra vantagem de utilizar esta ferramenta é que você pode publicar em várias contas de uma vez, um baita ganho de tempo. Desta forma, dá para fazer as navegações renderem muito mais e adiantar o trabalho na hora de atualizar as suas redes sociais.

Download – https://goo.gl/y9ptI3

5 – Riffle – O Riffle é outra das extensões para Chrome que acompanham as suas atividades no Twitter. Esta ferramenta permite visualizar instantaneamente as informações sobre qualquer usuário do Twitter com só um clique no ícone da extensão ou no nome da conta de seu interesse.

Desta forma, você pode ter acesso a dados estatísticos (quantidade de seguidores, número de tweets, interações, top mentions, hashtags mais utilizadas, URLs mais visitadas, se utilizar o twitter pelo computador ou pelo celular, qual sistema operacional usa, entre outros recursos).

Adicionalmente, ainda dá para ver quais são as outras redes sociais nas quais o usuário em que você está interessado administra contas. Assim, com esta extensão você pode se guiar no momento de escolher quem irá seguir ou quais são os twitteiros mais influentes, a fim de planejar os seus tweets para conseguir mais seguidores.

Download – http://crowdriff.com/riffle/

6 – Buffer – Essa extensão aqui também auxilia no compartilhamento de conteúdo em horários pré-definidos nas principais redes sociais com apenas um clique. O serviço gratuito do Buffer facilita a divulgação da sua empresa em mídias como Facebook, Twitter, Linkedin e Google+, por exemplo.

A lógica de funcionamento é simples: ao invés de programar posts, você define horários e dias fixos e só agenda as publicações depois, sem ter que sair da página que está. Também existem apps para Android, iPhone e iPad e integração com outras ferramentas, como o Pocket que falaremos mais à frente.

Para criar uma conta no Buffer é só usar o endereço de e-mail ou associar seu perfil nas redes sociais disponíveis. A extensão vale para Chrome, Safari, Firefox ou Opera. Só tem um porém: a conta grátis tem algumas limitações, como até 10 posts diários e acesso a um perfil social por usuário.

Download – https://buffer.com/

7 – LastPass – Se você costuma usar a mesma senha para vários sites, essa pode ser uma boa solução – já que essa prática não é nada segura. A boa notícia é que, com a ajuda do LastPass, você pode passar a usar senhas mais complexas sem medo de esquece-las. Ele é o gerenciador de senhas mais seguro do mundo e permite armazenar todas as credenciais que você precisa para acessar os seus serviços.

Não é ótimo? Para quem lida com diversas contas corporativas e pessoais ao mesmo tempo, e realiza muitos cadastros em sites especializados por dia, é uma ótima pedida.

Download – https://goo.gl/6IpHRR

8 – Pocket – O Pocket é um serviço muito útil para quem navega muito pela internet, e é especializado em guardar conteúdo para leitura posterior. Isso é interessante já que vez ou outra você já deve ter se deparado com um conteúdos interessante, mas que depois acaba sumindo se você não puder olhar na hora. Aí a solução era recorrer ao histórico do navegador: mas e a perda de tempo? Não dá.

O Pocket é gratuito, bem intuitivo, e funciona na web e dispositivos móveis. Basta um clique para você nunca mais perder nada e ter sempre à disposição as melhores referências para criar conteúdo. A ferramenta também possibilita ler artigos off-line e é sincronizada entre computador, smartphone e tablet. Isso significa acesso ao conteúdo salvo a qualquer hora e lugar. É só acessar o site ou app e começar a ler.

Além do Chrome, existe versão da extensão para Firefox ou Safari, que adiciona, com um clique, os artigos para ler mais tarde. Há ainda aplicativos para iPhone, iPad e Android. No Windows Phone, existe um app grátis de terceiros, o Pock8.

Download – https://getpocket.com/

9 – TooManyTabs – O TooManyTabs é um gerenciador de abas de navegador bem fácil de se entender. Ele oferece uma área especial na qual você pode “suspender” abas enquanto não precisa delas, liberando espaço no topo do navegador e reduzindo o consumo de memória ao mesmo tempo.

Essa ferramenta é ideal para quem gosta de pesquisar muitas páginas na hora de construir um conteúdo.

Você pode importar e exportar listas, criar backups no Google Drive, e ainda classificar as abas pela data de criação, nome da página ou URL. A extensão também tem atalhos de teclado, que facilitam e poupam mais tempo ainda.

Download – https://goo.gl/INsWds

10 – Lista Segura – Para os empreendedores que costumam comprar insumos, ferramentas e acessórios para seu negócio em lojas virtuais, essa é uma ótima extensão para garantir uma maior segurança à navegação. Isso porque através da Lista Segura você pode receber um alerta ao acessar um site de comércio eletrônico não confiável.

A extensão identifica quase 300 lojas virtuais que estão na lista de sites não recomendados pelo Procon. Se um site não é confiável, um ícone em formato de X aparece automaticamente na barra de endereços. Ao clicar nele, o internauta pode visualizar informações a respeito do site.

Download – https://goo.gl/9d1YkR

11 – Rastreador de pacotes dos Correios – Essa nem precisa de muita explicação. É ideal para acompanhar o status do envio de encomendas via Correios por sua empresa ou por seus clientes.

É uma boa maneira de manter o contato e trabalhar o pós venda, por exemplo. Dá para manter uma lista de fácil acesso com a situação atual de itens que você enviou ou vai receber pelo serviço postal brasileiro.

Download – https://goo.gl/DPiZZW

12 – Todoist – Este é um velho conhecido de quem se preocupa com produtividade. O Todoist é uma extensão para o Google Chrome na qual você consegue gerenciar várias listas de tarefas dos mais diferentes níveis, permitindo que você melhore a sua produtividade em uma escala incomparável.

A ferramenta é baseada na conhecida metodologia “Getting Things Done” (GTD) e está totalmente no nosso idioma.

Download – https://ptbr.todoist.com/chrome

13 – Checker Plus for Gmail – Você usa o Gmail no seu dia a dia? Seja para o e-mail pessoal ou profissional? Então você precisa adicionar o Checker Plus for Gmail ao seu Google Chrome.

Ele turbina as suas notificações de e-mail de forma que você não precisa mais ter uma aba aberta com a sua caixa de entrada. Ao receber uma nova mensagem, você pode lidar com ela a partir da própria notificação, podendo responder, arquivar ou excluir.

Download – https://goo.gl/oO5jXW

14 – StayFocusd – Se você se distrai com facilidade e isso acaba comprometendo o trabalho, essa pode ser uma boa solução. Fato é que isso tem um impacto bem negativo e pode tornar tudo mais demorado, não é mesmo?

O StayFocusd é uma extensão poderosa que restringe o acesso a sites que não são relacionados ao seu trabalho para garantir que você foque no que é importante. Você pode configurar o tempo permitido de uso para redes sociais e demais sites de lazer ou optar pela “opção nuclear”, que restringe tudo sem dar chance.

Download – https://goo.gl/PEZOhk

15 – Papaly - Quando abrimos uma nova aba no Google Chrome, ele traz uma barra de buscas e alguns links para os seus sites mais visitados não é mesmo? Que tal dar uma nova cara à isso? O Papaly substitui a sua página de “nova aba” e permite que você inclua uma verdadeira infinidade de links e separá-los por categorias diferentes. Ainda é possível compartilhar as suas listas e seguir as das outras pessoas.

Download – https://goo.gl/MLw5fX

16 – Web2PDFConverter – Para quem trabalha com arquivos em PDF e vez ou outra precisa converter uma página web em um documento nesse formato, saiba que com o Web2PDFConverter essa tarefa pode ser feita com um só clique.

Bem prático para integrar o documento ao seus Google Docs e deixá-lo armazenado, por exemplo.

Download – https://goo.gl/oLacpH

17 – Pixlr Editor – Este editor de imagens surpreendentemente rico propõe inúmeras funcionalidades avançadas para editar imagens, sem precisar usar um software pesado de desktop.

Para editar, as imagens podem ser importadas do computador através de uma URL ou uma biblioteca de imagens. Este aplicativo, cuja interface lembra o Photoshop, inclui diversas ferramentas, como filtros, camadas, ajustes (estilos, brilho, níveis, matiz, e por aí vai). Genial para rápidas edições.

Download – https://goo.gl/2gQ8Jv

18 – ReachOut – Pare de perder tempo pesquisando o contato (telefone ou endereço de e-mail) de potenciais clientes na internet. O ReachOut é alimentado por ZoomInfo, uma provedora líder de dados B2B e tecnologia utilizada para vendas, marketing e recrutamento. O banco de dados ZoomInfo tem informações sobre mais de 135 milhões de pessoas de negócios e 8,5 milhões de empresas.

A ferramenta permite localizar informações de contato direto para profissionais com um perfil no LinkedIn.

É bem fácil de usar: basta instalar o plugin e encontrar o perfil da pessoa que você está interessado(a) em se conectar. Aí é só clicar no ícone do ReachOut e aproveitar a base de dados disponível para procurar um número de telefone direto e endereço de e-mail para essa pessoa.

O problema mesmo é que só é possível fazer 5 consultas por cadastro na versão gratuita.

Download – https://goo.gl/BjUvdH

19 – Rapportive - Recebeu um e-mail através do Gmail e não sabe quem é a pessoa? Esta extensão é capaz de desvendar várias informações sobre este contato – como por exemplo, em que redes sociais ele ou ela está.

O Rapportive permite ainda enviar pedido de conexão Linkedin diretamente do aplicativo e associar a pessoa ao Google+ ou segui-la no Twitter.

Download – https://goo.gl/Tw0b80

20 – Search WordPress.org Codex – Para finalizar, vamos mostrar 3 boas extensões para quem possui um blog ou site hospedado no WordPress, e costuma postar conteúdos com regularidade.

Existem milhares de plug-ins gratuitos para download no diretório do WordPress. Essas ferramentas acrescentam diversas funcionalidades ao seu site, blog ou loja virtual, como explicamos nesse post.

Na medida em que trabalhamos com WordPress, a procura por novos plug-ins e recursos é constante. As recorrentes visitas ao site tomam tempo, por isso existem extensões de navegadores para agilizar esse trabalho.

O primeiro deles que vamos mostrar é o Search WordPress.org Codex, que integra a barra de busca do navegador com o diretório do WordPress.org, possibilitando pesquisas sem visitar essa página. Ao invés de entrar no repositório, você busca diretamente na barra de endereços do Chrome ou com o botão direito do mouse ao selecionar uma palavra-chave. O mesmo vale para o Firefox com um add-on similar.

Download – https://goo.gl/YlRD4a

19 – WordPress Commentify – Uma das mais trabalhosas tarefas de blogueiro é a moderação de comentários, não é mesmo? Trabalho esse que exige paciência e agilidade, a depender do número de comentários que seu blog ou site recebe. E já explicamos aqui a importância de fazer uma interação correta com leitores e clientes. A boa notícia é que uma extensão do Chrome agiliza esse trabalho para quem usa WordPress. Essa extensão se propõe a notificar e moderar comentários em blogs WordPress sem necessidade de acessar o painel administrativo.

A extensão WordPress Checker alerta o blogueiro sempre que um comentário é publicado nos posts. A ferramenta permite adicionar múltiplos blogs, facilitando ainda mais a vida do usuário.

Um atalho do serviço irá aparecer na barra superior do navegador e sempre que alguém comentar nele, uma notificação será exibida. Clique sobre ela e opte para ser enviado ao painel de moderação. Simples assim, como deve ser.

Download – https://goo.gl/APhQWe

20 – WordPress Sniffer – Para finalizar, essa aqui é uma extensão bem interessante para quem costuma visitar outros sites, blogs e lojas virtuais para se inspirar (até mesmo os concorrentes, por que não?)

Sempre que você acessar um site em WordPress, o WordPress Plugin Sniffer identifica todos os plug-ins em uso. Não é o máximo? Desse modo, quando algum recurso te interessar, você terá o nome do plug-in com facilidade e rapidez. Outra vantagem é acessar a página de download da ferramenta com um clique.

Ao instalar a extensão no Chrome, um pequeno ícone aparecerá no canto da barra de endereços. Quando acessar a um site WordPress, aparecerá um novo ícone no mesmo local. Ao pressioná-lo, os demais serão exibidos, bastando clicar novamente para ir à página de download. No entanto, é bom lembrar que alguns plug-ins passam despercebidos pela função, pois não deixam rastros para serem identificados.

Download – https://goo.gl/dNWB7K

37_extensoes_chrome2

Para finalizar

E ai, gostou das 22 extensões do Google Chrome altamente produtivas para empreendedores digitais? Achou útil as informações que passamos? Gostaria de acrescer algo ou sugerir outra extensão do Chrome à lista que também pode ser útil para outras pessoas?

Deixe o seu comentário e compartilhe este post com os seus amigos e colegas de trabalho.

Aproveite para dar uma olhada em um outro artigo similar: ferramentas gratuitas na internet para aumentar a produtividade no trabalho. Boa leitura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>