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Instagram para empresas: o marketing que pode dar certo

Várias mudanças vêm acontecendo no Instagram neste ano, e muitas têm a ver com a forma como os negócios usam o aplicativo. Até pouco tempo, o Instagram para Empresas permitia criar publicidades usando o Facebook Ads. Aos poucos, os serviços publicitários do Instagram vão oferecer mais alternativas aos negócios. Uma delas é a possibilidade de consultar estatísticas e informações dos seus seguidores usando uma ferramenta muito parecida com o Facebook Insights. E isso é só o começo.

De fato, dados recentes mostram que a equipe do Instagram está atualmente trabalhando no desenvolvimento de vários recursos baseados ou inspirados pelos serviços da plataforma de publicidade Facebook. Estes são os principais:

  • Criação de perfis específicos para negócios (algo como as páginas do Facebook).
  • Oferecer mais informações sobre o desempenho de cada post feito por uma marca (mesmo as postagens não patrocinadas).
  • A capacidade de criar anúncios no Instagram a partir de dispositivos móveis, seja através de uma aplicação externa ou pelo mesmo app Instagram.

Todas essas mudanças possivelmente serão lançadas oficialmente nos próximos meses, é o que assegura essa série de artigos do Postcron.

Enquanto isso, vamos dar uma olhada no que pode ser feito para ter uma boa estratégia de marketing no aplicativo mais popular de fotos do momento. Vamos ver como aproveitar o Instagram para Empresas para melhorar a sua relação com a audiência e conversar corretamente com o seu público-alvo.

Desde que foi adquirido pelo Facebook, o Instagram, a rede social focada em conteúdo visual, tem gradualmente se posicionado como uma plataforma de comunicação e publicidade de muita rentabilidade.

Quem poderia acreditar que um aplicativo que o Facebook comprou se tornaria um lar para mais de 300 milhões de usuários ativos? Desde 2010, quando o Instagram surgiu, marcas conhecidas, influenciadores das redes sociais, celebridades e empresários inteligentes aproveitaram o aplicativo para engajar o público-alvo deles.

Agora vamos ver alguns dados para entender a importância que esta rede pode ter para o seu negócio:

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Por que usar o Instagram para empresas?

O Instagram tem duas vantagens fundamentais que o tornam um espaço ideal para chegar à audiência. Por um lado, a rede social foi adquirida pelo Facebook, plataforma que conta com os mais completos recursos publicitários da atualidade. E seus benefícios são compartilhados com o Instagram.

Por outro lado, os tipos de conteúdo que são publicados no Instagram são os mais compartilhados em Social Media. De acordo com estatísticas, os vídeos e as fotos estão entre as publicações mais compartilhadas em todo o mundo. Isso significa que são muito eficientes para atrair os usuários!

Mesmo que conte com uma versão para computadores – que tem menos funcionalidades -, é no app para celulares que o Instagram vira um sucesso entre os usuários. Sendo assim, a plataforma representa um espaço fértil para se conectar à sua audiência: 80% do tráfego da internet vem de Smartphones.

Em função do sucesso mundial do Instagram, não são somente as empresas que recorrem às ferramentas de difusão oferecidas por esta rede social, as celebridades e influenciadores digitais do momento também fazem uso dos recursos disponíveis.

O Instagram já passou do Twitter e do Skype e continua subindo na lista dominada pelas outras duas Redes sociais de Mark Zuckerberg e pelo seu aplicativo para celulares: Facebook, WhatsApp e Facebook Messenger.

A taxa de engajamento do Instagram (comentários e “likes”) é bastante alta, o que mostra que os usuários estão dispostos a interagir com o conteúdo que você compartilha. Por exemplo, de acordo com as estatísticas, 50% dos comentários são feitos até 6 horas após a publicação ter sido feita.

O Instagram para Empresas para impulsionar o seu negócio

Já que o Instagram é uma Redes Social focada na imagem, você tem um canal para transmitir o espírito do seu negócio de uma forma mais humanizada e próxima ao grande público. Além disso, conta com as vantagens informativas que as fotos e vídeos concentram, sendo essa uma maneira perfeita para exibir os seus produtos, ser criativo e entreter a sua audiência.

Algumas das vantagens do Instagram para Empresas, se olhamos pelo ponto de vista do Marketing digital, são:

  • Dispõe da gigantesca base de dados do Facebook que é usada para fins publicitários e tem à disposição o enorme poder de segmentação, tudo para oferecer anúncios personalizados e eficientes.
  • Permite ter acesso à uma base de seguidores em pleno crescimento.
  • Aqui no Brasil, a base de usuários do Instagram ganha um milhão de usuários por mês.
  • O Brasil é o segundo país em número de usuários, com 35 milhões. Só perde para os Estados Unidos.
  • O Instagram conta com a força das imagens para contar histórias (Visual StoryTelling), o que ajuda a transmitir os valores de uma marca melhor do que com outros tipos de conteúdos.
  • Fornece a eficiência do uso das #hashtags para se posicionar, um recurso que pode lhe exibir diariamente à sua audiência.
  • Dá a oportunidade de atingir diferentes tipos de objetivos nas suas campanhas publicitárias.

Anúncios oferecidos no Instagram para Empresas

Instagram é uma rede social voltada para dispositivos móveis e está se tornando cada vez mais necessário em campanhas Mobile Ads de sucesso. Nesse sentido, oferece excelentes ferramentas para que você possa executar suas estratégias de Branding (construção de marca) e de Performance ou Desempenho.

O Instagram também permite a criação de três tipos de anúncios com objetivos diferentes, atingir estas metas depende essencialmente de ter uma finalidade clara. De fato, para fazer uma campanha patrocinada no Instagram, você precisa escolher um dos seguintes objetivos:

  • Aumentar os cliques do seu site;
  • Promover a instalação do seu app;
  • Conseguir reproduções de vídeos em grandes quantidades;
  • Melhorar a imagem de marca.

1. Photo Ads: Ajuda a contar histórias e a exibir as suas propostas através de belas e atraentes imagens. Causa impacto na audiência de uma forma mais humana, original e criativa. São características interessantes na hora de executar uma ação específica ou quando a busca passa por transmitir os valores da sua marca.

2. Vídeo Ads: Permite a criação de anúncios de vídeo com os mesmos parâmetros de qualidade de imagem dos anúncios com fotografias. A diferença são as vantagens da combinação entre a comunicação visual animada e o áudio. Este tipo de anúncio pode ter até 30 segundos e tem que ser criado em formato horizontal (landscape).

3. Carrousel Ads: Essa modalidade permite melhorar o conteúdo da publicidade feita com Foto Ads pela exibição de várias fotografias no mesmo anúncio, as mesmas podem ser vistas pelo usuário ao deslizar o dedo sobre a tela. Também dá pra colocar um botão com uma chamada para ação para ajudar aumentar o tráfego web as vendas online.

Vantagens publicitárias “herdadas” do Facebook

Já que faz parte do grupo de companhias de propriedade do Facebook, o Instagram for Business compartilha vários recursos com a sua proprietária. Muitas das poderosas ferramentas promocionais estão à disposição no Insta. Entre as possibilidades, encontramos a de comprar e publicar anúncios específicos usando a mesma plataforma de autogestão.

Para usar a plataforma de autogestão, é preciso que as campanhas cumpram objetivos de performance ou Desempenho, tais como dirigir tráfego à uma página web através de clics em um link, promover a instalação de um aplicativo ou promover a visualização de um vídeo.

Por outro lado, os objetivos vinculados à criação de awearness ou consciência de marca  têm a ver com a publicação de fotos ou vídeos destacados no newsfeed dos usuários. Estes anúncios permitem precisam uma ordem de inserção e trabalham através de um sistema comercial atendido por companhias como a Kickads.

Três Casos de Sucesso do Instagram para Empresas

Veja três marcas que alcançaram o sucesso ao atingir suas metas de publicidade usando Instagram para Empresas

1. Cointreau – Essa famosa marca de bebidas francesa conseguiu aumentar 6 vezes o engajamento público através de campanhas de vídeo no Instagram;

2. McDonald’s Polônia – O McDonald’s da Polônia registou um amento significativo de 57 pontos no parâmetro Lembrança do Anúncio, tudo graças à uma campanha fotográfica criativa e atraente;

3. Coca-cola – A Coca-Cola Indonésia conseguiu um aumento de 7 pontos no parâmetro “Associação de Mensagem” com campanhas no Instagram que vinculam a Coca-Cola com conceitos como amizade e felicidade.

Para fechar

Você viu aqui que:

1) É sabido que a equipe do Instagram está atualmente trabalhando no desenvolvimento de vários recursos baseados ou inspirados pelos serviços da plataforma de publicidade Facebook;

2) Desde que foi adquirido pelo Facebook, o Instagram, a rede social focada em conteúdo visual, tem gradualmente se posicionado como uma plataforma de comunicação e publicidade de muita rentabilidade;

3) O Instagram para Empresas pode ajuda-lo  a melhorar a sua relação com a audiência e conversar corretamente com o seu público-alvo;

4) Em função do sucesso mundial do Instagram, não são somente as empresas que recorrem às ferramentas de difusão oferecidas por esta rede social, as celebridades e influenciadores digitais do momento também fazem uso dos recursos disponíveis;

5) Por fim, o Instagram também permite a criação de três tipos de anúncios com objetivos diferentes, atingir estas metas depende essencialmente de ter uma finalidade clara.

E aí, alguma sugestão de utilidade para o Instagram Business? Compartilhe conosco através dos comentários! Até o próximo artigo!

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