Últimos artigos

Como o Linkedin pode ajudar a sua carreira profissional

Você não conhece o Linkedin? Se pretende manter-se atualizado sobre o mercado de diversas empresas, além de criar uma rede de contatos eficiente, você deveria ler este artigo. Acredite: O Linkedin pode mudar os rumos de sua carreira profissional.

A grande maioria dos usuários está acostumada com redes sociais apenas para a finalidade de entretenimento. Recordo-me do Orkut, em meados de 2005, quando se tornou um “boom” no Brasil, quase todos os meus amigos já utilizavam o sistema. Para o Google, foi uma idéia fantástica: manter um banco de dados com usuários disponibilizando interesses em comum de forma genuína. Não demoraria muito para que grandes corporações enxergassem o Orkut como um meio de descobrir o que o cliente queria e induzir processos de criação de produtos e serviços baseado nas opiniões dos internautas. Assim começou a nascer a idéia das Mídias sociais e toda uma sistemática sobre como as empresas podem utilizar de maneira eficiente  as redes sociais. Hoje em dia, o Facebook se tornou o pólo diferencial entre entretenimento e trabalho, dividindo o público entre compartilhamento de informações pessoais e empresas divulgando suas marcas. Me refiro apenas ao mercado de mídias sociais no Brasil.

O Linkedin já existe desde 2003, e somente agora, está conseguindo repercutir com eficiência no Brasil. Por que essa demora? O Brasil demorou um pouco para entender a dinâmica das mídias sociais, em nível de negócios. Até hoje, infelizmente, prevalece o número de empresas que não direcionam suas ações com necessária seriedade na internet. Gradualmente essa situação tem mudado. As campanhas de grandes marcas no Facebook compartilhando seus produtos e promoções em suas “fan pages” são um belo exemplo de como a mentalidade das empresas no Brasil tem caminhado a prosperidade na era digital. Em 2006, o preço de um clique comum no Google adwords era por volta de R$0,05-0,10 centavos, hoje para se manter na primeira página de uma campanha patrocinada com palavras chaves bastante utilizadas, cada clique custa não menos que R$0,50 centavos. Este é o reflexo de como o Brasil já tem mudado.

Mas como  o Linkedin pode ajudar em sua carreira?

“O linkedin mudou a forma como as pessoas procuram emprego” – Arvind Rajan, Vice-presidente de operações internacionais do LinkedIn

O Linkedin é simplismente a maior e melhor rede social para profissionais em busca de oportunidades de trabalho e criação de redes de contato. Através do Linkedin, você pode encontrar diversas empresas e manter contato com seus gerentes e funcionários em geral. Pode acompanhar vagas, processos seletivos e novidades no mundo do mercado em diversas comunidades criadas por empresas e usuários. No sistema, existe um campo de pesquisa direta de vagas, aonde você pode definir critérios como localização do trabalho, tipo, empresa, etc.. Nas comunidades, você pode compartilhar informações sobre a área de mercado em que atua e dividir conhecimento com outras pessoas interessadas no mesmo segmento, bem como divulgar oportunidades de empreendedorismo que serão aceitas por esse grupo. O próprio Linkedin já abriu há algum tempo espaço publicitário pago por empresas, o que de fato caracteriza que o site é definitivamente voltado para os negócios. Outra questão interessante apresentada é a possibilidade de recomendar um profissional que tenha trabalhado com você, seja ele sócio, chefe ou colega. Assim que realizada a qualificação, a mesma ficará visível no perfil profissional da pessoa, o que garante credibilidade perante a possíveis interessados.

Até o presente momento, a maioria dos seus usuários ( refiro-me a  brasileiros) se dá respectivamente pelo setor de TI, mas essa realidade provavelmente já deve mudar até o final do ano. Mas é possível encontrar alguns setores diferentes, pois existem várias empresas de RH já utilizando o sistema do Linkedin em processos seletivos.

Para se ter idéia da seriedade do projeto, o Linkedin se tornou uma empresa de capital aberto este ano na bolsa de Nova Iorque, e logo no primeiro dia, obteve um aumento de 109% das ações. Isto é apenas o reconhecimento público de que a empresa tem um potencial galáctico no mercado de mídias sociais de profissionais e empresas.

Linkedin e rede de contatos

Linkedin e rede de contatos

Portanto, agora é o momento de você criar o perfil na rede, buscando realizar contatos profissionais com conhecidos e empresas em que você já esteve associado, bem como outros que por ventura possa encontrar no sistema. As empresas tem olhado para o Linkedin com bastante seriedade e até mesmo tem utilizado como critério de avaliação um perfil na rede social. Sabendo disso, você pode criar um perfil descrevendo todas as suas atividades profissionais, seu conhecimento e formação educacional, de maneira prática e rápida.

Explicação sobre que é o Linkedin (é possível habilitar a legenda)

 Aproveite também e confira os eventos que são divulgados na rede, que fornecem a possibilidade de encontrar pessoas com interesses em comum e se aprimorar cada vez mais na sua área ou em algum setor que não domina.

 Lembre-se: A cada dia, o mundo se torna cada vez mais digital, quem for mais rápido, estará mais bem adaptado frente ao mercado de trabalho.

Blogueiro, entusiasta do marketing digital e apaixonado por Psicologia. Quer compreender o verdadeiro significado da expressão "Viver em excelência". Sua meta é viver com qualidade ajudando várias pessoas. E claro, ganhando dinheiro com isso. Confira meu perfil Google+.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>