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As estratégias de marketing mais avançadas no Periscope

Cada nova rede social que surge na internet é uma nova oportunidade para empresas de diferentes setores. No caso do Periscope, é um canal de contato direto com seus público.

Esse aplicativo surgiu no mercado para agregar vídeos ao Twitter e têm a mesma missão de divulgar conteúdos em tempo real na web. Na prática, ele permite realizar transmissões de vídeos ao vivo, o que antes era possível apenas em um computador por meio da Twitcam. A ferramenta avisa aos seguidores do usuário sobre o início de uma transmissão, além de mostrar as transmissões mais populares de pessoas que não são seguidas.

A ideia pensada para o Periscope é que “as pessoas podem ver a vida por meio de outros olhos”.

São muitas as possibilidades de utilizar um app de transmissão de vídeos ao vivo. Mostraremos neste artigo, portanto, quais são as estratégias de marketing mais avançadas no Periscope.

Por se tratar de uma rede social relativamente nova, existe a chance da sua empresa ou negócio ser um dos pioneiros do seu segmento a entrar nesse caminho – e sair na frente dos seus concorrentes!

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Live Streaming: compreendendo como funcionam as transmissões ao vivo

Antes de iniciar o planejamento de marketing no aplicativo, um bom começo é acompanhar algumas transmissões de outras pessoas ou empresas. Assista, faça anotações, veja o que é tendência, como é feito, o que é dito, de que forma é gravado… não só contas aqui do Brasil.

Colocando a hashtag #Periscope no Twitter, e visualizando as últimas publicações relacionadas, você consegue encontrar tweets com links diretos para transmissões em todo o mundo.

Isso é importante para definir uma linha a ser seguida, uma inspiração para criar seu estilo próprio. Tudo isso irá ajudá-lo(a) a definir como você quer começar a transmitir conteúdos próprios.

Como funciona a interação

Para adentrar no mundo no Periscope marketing, é preciso antes de tudo definir um ou mais objetivos para o uso da ferramenta. Vamos mostrar mais à frente algumas possibilidades mais exploradas, para você identificar onde pode se encaixar.

Fazer streaming parece uma tarefa fácil – só ligar e começar a filmar. Mas saiba que o planejamento é tão importante quanto o conteúdo final.

Nem precisa dizer que é necessário um dispositivo mobile a mão com tecnologia iOS ou Android e internet, né?

Pois bem.

A interação no aplicativo começa pela definição de transmissões privadas (apenas para pessoas convidadas – ideal para selecionar melhor um nicho específico de espectadores e focar em uma campanha segmentada, por exemplo) ou públicas (em que o mundo todo pode ver e participar – todo MUNDO mesmo!).

Quem estiver assistindo uma transmissão pode enviar mensagens em tempo real ou dar likes, como no Instagram e Facebook.

Essas avaliações servem como um rankeamento para ganhar mais destaque nas transmissões, sobretudo se ela estiver pública – outras pessoas podem encontrá-lo(a) mesmo sem seguir sua conta.

Os vídeos transmitidos ficam disponíveis posteriormente por 24 horas, se assemelhando um pouco com a ideia de efemeridade do Snapchat.

É importante ainda desassociarmos a ideia de Periscope e Twitter como uma coisa só. Não são. No Periscope é possível criar um perfil social independente da conta no Twitter em que o app pode estar atrelado, inclusive com novos seguidores e um novo nome de usuário.

Desde o ano passado é possível fazer login com um número de telefone, ou seja, não é mais necessário ter uma conta do Twitter para utilizar o serviço.

Entendida essa parte?

Então vamos em frente.

Traçando objetivos

Criar uma conta no Periscope exige, além de programação, uma linha a ser seguida. Uma transmissão precisa ter a ideia de “continuidade”, ou seja, que ela não será a única e que há um propósito de continuar oferecendo conteúdos similares e também inovadores.

Por isso existem os mais variados objetivos para criar uma transmissão online. Veja:

1) Lançamento de produtos ou serviços

A primeira ideia que se imagina de explorar o Periscope Marketing é como estratégia direta de vendas. De fato, o lançamento de novos produtos e serviços no mercado é uma ótima forma de começar com o pé direito – principalmente se a oferta for algo inovador no segmento ou na área em que sua empresa atua.

Isso pode ser feito também quando um produto muito popular recebe uma atualização ou remodelagem. Se muita gente já o adquiriu, provavelmente vão se interessar em saber o que há de novo nele.

O Periscope pode servir para criar uma expectativa e apresentar algo em primeira mão – pode até ser transmitido no momento de testes, antes do lançamento oficial.

Pense sempre que o produto ou serviço lançado precisa ter um grande potencial de gerar expectativa em seu público. Essa é uma tendência para avaliar o interesse dos seus clientes naquela estratégia de venda, e melhorar o ruído em torno dos lançamentos de sua empresa.

2) Perguntas e respostas

Esse é um objetivo para, principalmente, conhecer os problemas que seus clientes têm com produtos ou serviços. A possibilidade de sanar dúvidas em tempo real é muito atrativo. Ao eliminar um questionamento, você pode determinar a intenção de compra por parte de algum consumidor indeciso.

Além disso, você humaniza a marca: leva ela para mais perto do público. É uma possibilidade real de receber feedbacks e insights de clientes fiéis e também dos futuros. Com essas informações em mãos, a sua marca pode otimizar processos internos e a forma como suas ofertas são apresentadas.

3) Demonstrações e manual de instruções

Uma solução para complementar a ideia de tirar dúvidas é reunir os principais questionamentos e organizar uma demonstração ou passo a passo ao vivo.

Sabe o velho manual de montagem ou manual de instruções? Isso pode ser aplicado na prática através de uma transmissão online.

É uma estratégia ideal para produtos e serviços com um maior “planejamento de compra” e também para o público que precisa de uma prova mais convincente para adquirir algo.

Por não tem cortes e nem edições, a transmissão ajuda a aumentar a credibilidade da marca e a confiança no produto ou serviço. Se algo der errado, todo mundo vai ver, não é mesmo?

Esse é o exercício das “portas-abertas”, algo que pode agregar transparência a seu negócio.

4) Transmissão de eventos

Quantas vezes você já organizou ou encomendou um evento que muita gente não pode participar?

Ou pela distância física, ou trânsito, ou mesmo falta de tempo de se deslocar.

Uma estratégia relativamente nova é associar o convite para presença física com um convite para quem quiser ou preferir acompanhar tudo via internet.

Com isso você pode multiplicar o público do seu evento.

O convite pode ser enviado por e-mail ou através das redes sociais, informando que o perfil transmitirá o evento ao vivo, e que os participantes terão a mesma oportunidade de fazer perguntas aos convidados – além de concorrerem a prêmios, por exemplo.

Isso pode aumentar também a chance de interação e sucesso de eventos que, muitas das vezes, passam a ideia de chatos e monótonos.

Para torna-lo mais atrativo, explore ambientes, crie experiências e sensações interessantes, e com isso, mantenha a atenção e a audiência.

5) Cobertura de eventos do setor

Se você está habituado(a) a participar de eventos e feiras do seu segmento, pode se tornar um “correspondente especial” para seus seguidores.

A ideia é mostrar e relatar cada item da programação, mostrar o que é novidade, e se trabalhar como um formador(a) de opinião. Pode ser qualquer funcionário(a) habilitado(a), com facilidade de se expressar bem.

Mas tenha o cuidado de avaliar se esse evento é interessante para o seu público. O que eles podem ganhar assistindo àquela transmissão? O conteúdo gerado precisa ser relevante, assim como os seus eventos próprios também precisam interessar à quem você quer que assista.

6) Entrevistas com clientes e convidados

A transmissão ao vivo pode ser utilizada ainda para entrevistar profissionais e personalidades que tenham a ver com seu negócio. Pessoas experimentando um serviço ao vivo, e dizendo em seguida o que acharam, o que pode ser melhorado…

Abrindo a interação ainda para os seguidores, uma verdadeira “mesa redonda” pode ser montada com perguntas ao vivo. Quem estiver assistindo de fato irá comprovar as vantagens do seu produto ou serviço, com esse acréscimo de credibilidade.

7) Treinamentos internos da empresa

Muitas empresas reúnem funcionários de várias unidades físicas para treinamentos internos, não é mesmo? Isso inclui gastos com deslocamento, hospedagem, reserva de tempo, e as vezes compromete até a paralisação de atividades nos setores que ficam sem funcionários por um determinado tempo.

Com o Periscope é possível reunir os colaboradores em uma transmissão, fazendo com que o instrutor possa tirar todas as dúvidas na hora, de todos os participantes. É uma grande economia e tendência do futuro nas organizações.

8) Linha do tempo diferente

O Periscope pode ser usado para mostrar a história da empresa (e reforçar a marca e imagem) a partir de uma ótica diferente. Claro que isso deve ser feito de uma forma criativa e atraente, fugindo daquela tradicional “linha do tempo”.

Os pontos mais marcantes de transição tecnológica da empresa pode ser um ponto de partida. Se a sua empresa tem mais de 10 anos no mercado, com certeza passou por algumas transformações e adaptações frente às novas tecnologias. A nova geração de internautas costuma ter curiosidade de saber como as coisas funcionavam antes da tecnologia.

9) Ofertas e descontos exclusivos

Você pode usar o Periscope ainda para divulgar um código promocional exclusivo para quem estiver assistindo. Essa é uma estratégia que falamos no artigo sobre o Snapchat, que costuma funcionar muito aqui também. Afinal de contas, quem não gosta de obter vantagens?

É possível divulgar ainda um link para que o seguidor possa entrar em uma outra página onde o desconto já estiver incluso. Ou uma página restrita, exclusiva para um público seleto.

Isso pode ser feito inclusive dentro de todas as ações que estamos enumerando aqui, e é uma ótima forma de chamar atenção.

Quem estiver de bobeira no Twitter e esbarrar com o “anúncio” de um desconto com certeza terá, no mínimo, curiosidade de saber do que se trata. E é nisso que a sua marca pode ganhar visibilidade e popularidade para quem ainda não a conhece.

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Broadcasting: como funciona a transmissão

Entendidas todas essas possibilidades, vamos falar um pouco sobre como funciona uma transmissão.

Para começar a transmitir vídeos é só clicar no botão de “broadcast” na tela inicial – um ícone laranja localizado na parte inferior direita da página. Aí você pode optar por uma transmissão com restrição ou não – através dos botões Public (público) e Private (privado).

Na sequência, aparecerá uma caixa de texto para dar um título. Esse é um passo importante, e funciona com a mesma intenção e atenção que um post ou texto merece: o título é a cereja do bolo, o que irá chamar atenção para os usuários – principalmente aqueles que não te seguem. Mas nada de título apelativo demais: ele precisa estar de acordo com o conteúdo apresentado.

O título e o seu nome de usuário são as únicas coisas que as pessoas vão ver enquanto estiverem rolando a barra do Periscope para encontrar vídeos atuais e recentes. Por isto, são itens que não podem passar desapercebidos.

Gaste tempo pensando em um título atrativo e “clicável”, que vá chamar a atenção das pessoas. Ele precisa descrever o que é aquela transmissão e porque um usuário deve assisti-lo.

Se o assunto for um pouco mais informal, pense em utilizar emoticons ou emojis para dar um caráter mais descontraído à transmissão. Os principais perfis do aplicativo têm usado essa estratégia nas redes sociais para atrair o público mais jovem.

Pronto! A transmissão está iniciada!

Cuidados e orientações

Mas não para por ai.

Ao longo da transmissão é preciso tomar alguns cuidados, principalmente quando falamos em uma transmissão pública.

Na internet tudo é muito rápido e nem sempre as pessoas têm tempo e vontade de acompanhar uma longa transmissão. Pelo smartphone a possibilidade de debando é ainda maior – provavelmente elas estarão se movimentando ou podem não estar com uma boa conexão de internet.

Por isso, considere transmissões curtas, para que o público não de disperse.

O ideal é que ela não ultrapasse 15 minutos. Mas antes de chegar nesse tempo, procure encerrar o assunto aos poucos, recapitulando o que foi visto (para aqueles que pegaram o bonde andando) e pedindo que o público mande sugestões de temas para a próxima transmissão. Ao finalizar, aproveite a deixa para informar quando ela vai acontecer.

Pense também nos cuidados que mostramos no artigo sobre filmagem no Youtube: fique atento à ruídos e lugares muito escuros, e também a locais que possam ter muita interferência externa. Se ninguém ver ou entender o que está sendo mostrado, ninguém vai querer continuar assistindo.

Observe também o enquadramento. Originalmente, o Periscope foi concebido para transmissões em modo retrato (vertical), e é o mais usual. No entanto, o app recebeu uma atualização para transmissões horizontais (modo paisagem) que costumam ter uma visualização muito mais agradável. Para quem assiste via Apple TV essa é uma solução mais adequada – quando a transmissão é assistida por uma sala no exemplo que demos de um treinamento. Preste atenção também no ângulo da imagem: o foco do seu vídeo deve ser na parte superior da tela, pois os comentários cobrirão a metade inferior.

Pense na consistência, horários e frequência das transmissões. Ninguém vai seguir uma conta fantasma e incoerente, ou mesmo acompanhar uma transmissão em horários que estiver ocupado(a). Veja quais são os horários que seu público está mais online para iniciar a transmissão de conteúdos e conseguir engajamento. Siga uma linha que tenha a ver com seu negócio – mas não quer dizer que você tenha que ficar limitado. Esteja sempre atento(a) ao comportamento dos seguidores para direcionar as formas e momentos que deve fazer as transmissões.

Mais dicas rápidas

  • Marque a localização do seu vídeo, mesmo se estiver transmitindo dentro da sede da empresa. Se a transmissão for de um evento fora, também não se esqueça de marcar. Assim as pessoas podem te procurar também através da geolocalização, mesmo recurso usado pelo Instagram (e que garante muitas curtidas por lá). Mas não se preocupe: a localização que aparece para o usuário será apenas geral e não o endereço exato do streaming.
  • Promova interação! Faça perguntas e estimule o público a interagir com a transmissão. Um bom começo pode partir de você: separadamente, interaja com as pessoas. Se houver algum velho conhecido te assistindo, ou mesmo um influenciador digital, faça questionamentos específicos para ele ou ela.
  • Tenha o cuidado de responder os comentários mais relevantes durante as transmissões. Se houver poucos, então pense na possibilidade de responder todos. É bem simples: só tocar na caixa de um determinado comentário e digitar a resposta. Este tipo de comportamento demostra atenção com os usuários e fideliza pessoas às suas futuras transmissões. Para mais orientações sobre como fazer uma interação correta com seguidores, veja esse artigo.
  • Caso alguém esteja tumultuando demais a transmissão, utilize a opção de bloqueio de usuários. Tenha apenas o bom senso de usar essa função caso alguém realmente passe dos limites: use palavras de baixo calão ou ofenda outros usuários. Críticas existem para serem respondidas. A opção “blocking followers” é postada no chat e todos podem ver quem são os usuários que foram bloqueados pela sua conta.
  • Como dissemos, após as transmissões os vídeos ficam disponíveis por 24 horas no modo replay. Mas você também pode salva-lo e compartilha-lo nas outras redes sociais da empresa – ou mesmo editar partes e postar separadamente. Assim, os seus seguidores que perderam uma transmissão ao vivo podem ver o vídeo em outro momento. Há ainda a opção de deletar os vídeos após as transmissões, impossibilitando que ele fique disponível 24 horas depois.
  • Aposte nas divulgações. Mantenha a opção “Twitter Post” habilitada nas suas configurações e o link será postado automaticamente no seu Twitter. A nova atualização também permite que os usuários compartilhem indicações e enviem links pelo Facebook.
  • Acompanhe outras transmissões logado(a) à sua conta empresarial. Ao interagir (curtir e comentar) outras transmissões, você acaba incentivando que outras contas retribuam a gentileza.
  • Quanto mais você recebe avaliações positivas, mais chances de aparecer no ranking do aplicativo. Para isso, você pode trabalhar uma estratégia de avaliar perfis interessantes para receber boas avaliações de volta.
  • Da mesma forma, procure seguir usuários que somem a sua área de atuação. Consumidores, formadores de opinião, influenciadores digitais, jornalistas e até concorrentes. O próprio aplicativo sugere usuários para serem seguidos de acordo com o seu perfil, assim como outras redes sociais fazem.
  • Mensure resultados periodicamente. Após finalizada a transmissão, você pode mensurar quantas pessoas assistiram, quantos corações foram espalhados, quantas pessoas compartilharam… E com a integração pelo Twitter, é possível analisar pelo Twitter Analytics. Isso é importante para saber quais durações, temas e tipos de vídeos devem ser promovidos com mais frequência e avaliar se a transmissão por aplicativos pode ser melhorada.

Similares e exemplos no Brasil

O principal concorrente do Periscope é o Meerkat, também disponível para iOS e Android. O lado ruim é que a transmissão feita através desse aplicativo não pode ser vista depois que termina.

Nessa avaliação feita pelo portal Tech Tudo, o Periscope sai na frente – daí a sua maior popularidade.

No Brasil, algumas marcas já usam o Periscope e se adaptaram muito bem, principalmente como “câmera de bastidores” – mesmo efeito que o Snapchat tem sido usado. Já artistas e celebridades têm utilizado as transmissões online para mostrar seus camarins e interagir com fãs.

Alguns exemplos de marcas que já entraram no mundo do Periscope: Vivo, Boticário, Visa, Magazine Luiza, Skol, ESPN, Giraffas, Multishow, SporTV, UOL, C&A, Jovem Pan, VEJA.

E ai, você acredita que o Periscope pode ser útil para seu negócio? Quais estratégias você pensa em aplicar ou já colocou em prática?

Esperamos que você tenha conhecido um pouco mais sobre as estratégias de marketing mais avançadas no Periscope e, a partir disso, que novas e boas ideias sejam despertadas.

O Periscope é mais uma ferramenta dinâmica e intuitiva que surgiu com um potencial enorme à ser explorado. Faça bom uso e compartilhe suas experiências através dos comentários!

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