Últimos artigos

Os melhores sites e ferramentas para criar um portfólio online grátis

Que o portfólio é uma excelente chance para os empreendedores mostrarem a cara, a qualidade do trabalho e o potencial criativo, isso você já sabe. No entanto, isso precisa isso precisa ser feito com transparência e responsabilidade: além de seguir um bom manual de boas maneiras nos perfis sociais (e evitar gafes com chefes, clientes e parceiros), é importante ter um bom portfólio online para aproveitar melhor as oportunidades que podem surgir.

Claro que esse é um recurso que deve ser utilizado apenas para profissionais que realmente têm um trabalho a ser mostrado – fotos, vídeos, imagens e flashes que retratem a sua atividade (ou pequenos fragmentos dela).

Vamos mostrar neste artigo que um bom portfólio é uma ótima mão no trabalho de divulgação, mas também para fazer networking e até mesmo conseguir boas vagas de emprego e/ou freelancer. Isso, claro, sem jamais mentir sobre algum dado ou informação da sua vida ou empresa, e sempre acrescentando valor às pessoas que conhecer.

O portfólio online é uma das melhores maneiras de mostrar o seu potencial enquanto empreendedor, e dar uma palinha ao público sobre o que você faz de melhor. Por isso aproveite as dicas que vamos mostrar aqui para criar ou incrementar o seu portfólio online.

Separamos 10 ferramentas muito úteis na hora de criar um portfólio bem apresentável. Veja só:

56_sites_portfolio1

10 sites para criar um portfólio online

1 – Adobe Portfolio – http://myportfolio.com/ (em inglês)

O novo sistema de criação de portfólios da Adobe promete muito: é gratuito para quem tem uma conta na Adobe (cadastro grátis) e é capaz de sincronizar seus trabalhos e contatos com outras ferramentas (como o Behance, que vamos falar mais à frente). O próprio ID “my portfolio” já demonstra a coragem do projeto de se tornar uma referência.

Eles contam com ferramentas próprias como personalização de domínio, layouts, biblioteca de fontes, entre outros recursos. Os planos custam a partir de 10 dólares.

2- Wix – http://pt.wix.com (em português)

Essa opção é bastante popular no Brasil graças ao grande investimento em divulgação logo nos primeiros anos de criação. Ele já começa já disponibilizando um vídeo com passo a passo de como criar a sua página juntamente com o “Editor Grátis Wix”, em que você consegue montar portfólios com praticidade, assim como construir galerias e adicionar quantas páginas quiser.

Caso esteja disposto a investir além do seu tempo, existe ainda a versão paga do Wix denominada “Premium” para aprimorar os serviços oferecidos. O chamado “pacote para empreendedores e freelancers” custa R$ 28,90 por mês e tem 10 GB de armazenamento.

3 – Carbonmade – https://carbonmade.com/ (em inglês)

O Carbonmade é um dos mais tradicionais e mais conhecidos sites criadores de portfólio. É muito intuitivo, leve, rápido, bem construído e otimizado para buscas, questão extremamente importante para o profissional aparecer melhor posicionado nos resultados do Google.

Na versão gratuita, há uma certa limitação em layouts, não oferecendo muitas opções de templates. No entanto, as opções disponíveis são bem legais.

Ele também conta com uma versão paga que permite inserir mais imagens e categorias, e custa a partir de 6 dólares ao mês.

4) – Kawek – www.kawek.net (em português)

Este serviço é gratuito e brasileiro. Com boa variedade de temas, e totalmente customizáveis, há 30 álbuns disponíveis para serem criados, cada um com até 20 imagens, flashes ou vídeos. Dá para escolher as cores, configurar o layout, editar o plano de fundo e personalizar tudo à sua maneira e gosto, deixando o portfólio com a sua cara.

Ainda é possível obter estatísticas com a sua conta Google Analytics.

A “conta pro” dá mais opções de personalização e outras vantagens, como espaço ilimitado. A assinatura mensal sai por 15 reais.

5 – PortfolioBox – http://www.portfoliobox.net/pt/ (em português)

O PortfolioBox é bem completo mesmo em sua versão gratuita. Permite até 50 imagens e a escolha entre diversos layouts diferentes para seu portfólio: tudo sem anúncios desagradáveis.

Na versão paga, a 9 dólares/mês, ele oferece muito mais que apenas uma vitrine. Inclusive permite a criação de um e-commerce junto com seu portfólio, entre outras funcionalidades bem interessantes.

6 – Cargo Collective – http://cargocollective.com/ (em inglês)

Já o Cargo Collective é um dos sistema de construção de portfólios mais completos do mercado.

Você pode escolher um entre muitos templates já na versão gratuita e ele é levemente customizado também (para quem entende um pouco de HTML e CSS). Mas se você não faz ideia do que seja isso, dá para usufruir bem das funções básicas – que não precisam de um grande conhecimento sobre programação web.

7 – Krop – http://www.krop.com/ (em inglês)

O Krop é relativamente limitado na sua versão gratuita. Nele você não pode personalizar o layout, mas consequentemente, não exige em nada conhecimento de HTML ou CSS.

O que diferencia esse de outros sistemas, é que ele tem um sistema próprio de vagas de emprego na área. Como o site não é nacional, as vagas também não são (mas isso pode ser encarado como uma oportunidade também).

8 – Behance – https://www.behance.net/ (em português)

O Behance tem um grande potencial como site de portfólio, mas também é conhecido no mercado como uma espécie de rede social de profissionais criativos.

É, sem dúvida, uma grande fonte de inspiração e oferta de trabalho para muitos empreendedores. Profissionais das diversas áreas da criação postam seus melhores trabalhos por lá e esperam por likes e comentários.

Assim como outros sites que falamos agora, ambos tem mural de vagas para vocês buscarem uma nova oportunidade.

Não há limites de fotos, uploads e customização: basta ter um e-mail e se cadastrar para utilizar a ferramenta. Nada mal, né?

9 – PhotoShelter – http://www.photoshelter.com/ (em inglês)

Esta é uma opção utilizadal por fotógrafos profissionais famosos, incluindo Zack Arias e Joe McNally.

Você pode escolher exatamente como você quer seu portfólio seja exibido: uma única imagem, foto parede ou através de uma apresentação de slides. Você também pode usar livremente o seu próprio nome de domínio, logotipo e marca d’água.

É permitido o upload de imagens ilimitadas e quase todos os tipos de arquivos populares, incluindo RAW, PSD, TIF, PDF e JPG.

O plano básico de PhotoShelter pode ser adquirido por 10 dólares por mês, e fornece nove modelos personalizáveis, 4GB de arquivamento de imagem e armazenamento em nuvem. Um plano Pro também está disponível por 50 dólares por mês e permite o arquivamento ilimitado em nuvem para seus projetos.

10 – DeviantArt – http://www.deviantart.com/ (em inglês)

Por fim, este site é bem conhecido em função da quantidade de usuários, em especial artistas. São 7 milhões de usuários e mais de 62 milhões de contribuições dos frequentadores!

Ele é o maior site artístico e a melhor forma de procurar informações, obras e muita inspiração para sua arte. É uma ótima pedida para profissionais em design e desenho.

Tenha um portfólio online único e relevante

Visto todas essas opções, vamos falar sobre um aspecto bem importante para levar em consideração na hora de criar e manter um portfólio online.

Um portfólio pode ter diversos formatos, feitios, cada um com um toque especial de quem o realiza. No entanto, ele precisa de ter sempre alguns aspectos para se distinguir dos outros.

Atualmente, o mercado procura profissionais além da capacidade de resolver problemas. Por isso, saber apresentar um projeto desenvolvido do início ao fim de forma profissional é essencial na hora de se pensar um portfólio.

Pense na possibilidade de mostrar o processo criativo completo de um projeto. Desde o planejamento, passando pela execução, até chegar ao produto final. Afinal de contas, nada surge do acaso: ao longo de um processo criativo, ideias e inspirações vão sendo somadas até chegar àquilo que queremos (ou que o nosso cliente exige).

Desta forma irá mostrar que é capaz de solucionar problemas e desenvolver um projeto do princípio ao fim.

Além disso, construir bons jobs e apresentar uma boa dose de criatividade continuam sendo critério de avaliação no mercado. Um bom portfolio online, bem elaborado e concebido sob uma perspectiva diferenciada (e até mesmo inusitada), pode trazer boas surpresas a você.

Exemplos de portfólios online altamente criativos para se inspirar

Há algumas profissões que dominam a área de portfolios online (como fotógrafos, designers, webdesigners e publicitários em geral).

Por isso, veja alguns exemplos de portfólios bem criativos que podem servir de inspiração para o seu trabalho.

56_sites_portfolio2

Resumo e até logo!

1) Suas fotografias, vídeos, ilustrações e flashes merecem um lugar em que você ganhe maior visibilidade e assim consiga atrair novos clientes: o portfólio online;

2) Além de divulgar seu trabalho nas redes sociais, invista seu tempo em criar uma plataforma online que tenha as ferramentas certas para você;

3) Existem muitas opções para você pesquisar, e cada uma delas oferece variadas opções de ferramentas: basta você encontrar uma que se adapte. Aqui separamos 10 opções;

4) Um portfólio bem elaborado e concebido sob uma perspectiva diferenciada (e até mesmo inusitada), pode se transformar em um passaporte para boas e novas oportunidades profissionais. Por isso, invista na criatividade!

Sabemos que existem vários outros sites do gênero, com funções bem atrativas. Se você conhece e recomenda algum outro, não deixe de comentar. Sua participação pode ajudar outros empreendedores como você a obter uma grande visibilidade na internet. Até o próximo artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>