Últimos artigos

A importância do portfólio para empreendedores de todas as áreas

O portfólio online é um recurso que deve ser utilizado por profissionais que realmente têm um trabalho a ser mostrado – fotos, vídeos, imagens e flashes que retratem a sua atividade (ou pequenos fragmentos dela). E é aí que pequenos, médios e grandes empreendedores levam vantagem: a ferramenta pode ser um excelente aliado na divulgação, networking e conquista de novas parceiras e projetos. Isso, somado à uma série de orientações, pode determinar o sucesso do seu negócio na internet.

O portfólio online é uma das melhores maneiras de mostrar o seu potencial enquanto empreendedor, e dar uma palinha ao público sobre o que você faz de melhor. A grande sacada é ser visto(a), mesmo fazendo um trabalho simples e com pouca repercussão. Com isso, ganhe tempo (tudo em um lugar só) e dinheiro (já que oportunidades desperdiçadas custam caro).

Aproveite as dicas que vamos mostrar aqui para criar o seu primeiro portfólio online, ou aprenda a melhorar a sua experiência com esse tipo de plataforma digital.

Afinal de contas, suas fotografias, vídeos, ilustrações e flashes merecem um lugar em que você ganhe maior visibilidade e assim consiga atrair novos clientes e projetos.

Vamos lá?

55_portfolio_online1

Trabalho de networking através de um portfólio para empreendedores

Um bom empreendedor precisa manter o hábito de trocar experiências e falar com outras pessoas da sua área, para seu próprio desenvolvimento. Quem já está no ramo sabe disso. Por isso, uma sugestão é que você divida seus perfis das redes sociais em suas páginas, para que os visitantes possam adicioná-los e interagir com eles, fazer perguntas, trocar opiniões, dar sugestões.

Não perca a oportunidade de poder conhecer profissionais na área em que trabalha. Isso é fundamental para criar e manter uma extensa rede de networking, que lhe dará muitos benefícios. A palavra-chave é “rede de contato”, um termo muito importante para quem leva a carreira a sério. Uma plataforma que une profissionais como você aumenta seu networking, além de abrir portas para novas experiências. Ferramentas como o Behance e Krop oferecem boas estruturas para facilitar a criação e o desenvolvimento dessa rede de contato.

Quando se cria um portfólio online, com palavras relevantes sobre suas experiências e habilidades, o Google dá uma força para te colocar nos melhores resultados, e facilitar a busca de quem está procurando profissionais como você de forma mais rápida e com total credibilidade.

No caso de designers, a ideia é ainda mais eficiente, já que você pode dizer adeus aquelas pastas gigantes e que nenhuma empresa vai olhar.

Outro ponto relevante de se criar um portfólio para empreendedores é que o tempo todo você cria ou inventa algo, certo? O recurso online permite que fique sempre atualizado com seus trabalhos mais recentes e os possíveis interessados também.

Dicas importantes sobre a ferramenta

O site FastCoDesign elaborou uma lista com dicas para quem deseja criar um bom portfólio online. As dicas, embora direcionadas para os profissionais de Design, servem também para outras áreas.

1. Qualidade e não quantidade – Ao invés de colocar todos os projetos que você já realizou no seu portfólio, procure selecionar apenas alguns dos seus trabalhos e se aprofundar sobre eles. Com isso você tem um espaço maior para mostrar os seus melhores projetos e maior controle sobre a qualidade deles. Se você simplesmente publicar todos os seus trabalhos, desde o mais interessante até aquele que ficou mais ou menos, corre o risco de ser julgado pelo mais fraco. Um trabalho mal feito, talvez porque “o cliente quis assim” só irá prejudicar a imagem do profissional. Caso seu problema seja a falta de trabalhos, experimente fazer projetos experimentais, como redesign de sites famosos. Ou ainda, você poderá oferecer gratuitamente seus serviços para ONG’s e instituições de caridade, como forma de ter um conteúdo para mostrar (além de ser bem avaliado por isso).

2. Visual bem aproveitado – Designers precisam tirar proveito do potencial visual de um portfólio online. Muitas vezes vemos versões de recursos visuais, imagens fora de contexto, ou elementos visuais que não melhoram a narrativa da obra. Se você é um designer de interface de usuário e dá valor aos detalhes, mostre os pixels com toda a sua glória em grande escala ou até mesmo ampliada. Se você é um pesquisador de usuário, mostre belas fotos de suas sessões de pesquisa de usuário, suas descobertas e como você as apresenta à sua equipe. Vale a pena gastar um tempo para selecionar e apresentar as imagens certas e contar uma história convincente

3. Interações bem visíveis – Os produtos de hoje têm muito mais interatividade. Os melhores portfólios de projetos de produtos mostram essa possibilidade. Principalmente para as startups este é um grande sinal de que você pode pensar em diferentes plataformas de produtos, fugindo do padrão estático comum. Crédito extra se você tiver um protótipo do aplicativo ou link para uma demonstração.

4. Abertura e familiaridade para executar projetos paralelos – Uma maneira maravilhosa de mostrar sua personalidade e o que você acha que tem de diferencial é dedicar uma parte de seu portfólio para projetos paralelos. Para muitas startups, projetos paralelos podem ser um bom sinal de que você é capaz de trabalhar com um grande conjunto de problemas quando necessário.

Um portfólio para empreendedores único e relevante

Um portfólio pode ter diversos formatos, feitios, cada um com um toque especial de quem o realiza. No entanto, ele precisa de ter sempre alguns aspectos para se diferenciar dos outros.

Atualmente, o mercado procura profissionais além da capacidade de resolver problemas. Por isso, saber apresentar um projeto desenvolvido do início ao fim de forma profissional é essencial na hora de se pensar um portfólio.

Pense na possibilidade de mostrar o processo criativo completo de um projeto. Desde o planejamento, passando pela execução, até chegar ao produto final. Afinal de contas, nada surge do acaso: ao longo de um processo criativo, ideias e inspirações vão sendo somadas até chegar àquilo que queremos (ou que o nosso cliente exige).

Desta forma irá mostrar que é capaz de solucionar problemas e desenvolver um projeto do princípio ao fim.

Provavelmente o principal ponto de avaliação que gerentes de projeto tocam é que eles querem que os designers tenham um grande processo criativo. Isso significa enquadrar bem o problema, colaborar de forma eficaz, explorar muitas opções e executar com alto nível. Se você não está mostrando o seu processo em um projeto, você está se privando da oportunidade de mostrar um dos ingredientes principais que as startups desejam.

Não tenha medo de escrever sobre o seu trabalho, falando sobre os objetivos, contexto, restrições e seu processo criativo. Uma dica é incluir as seguintes informações para cada projeto:

  • Contexto defina qual era o objetivo, quais foram as suas limitações e qual foi o cronograma pra fazê-lo;
  • Trabalho: detalhe todo o processo, desde pesquisas, esboços, simulações;
  • Resultados por que você está me mostrando esse projeto? Você tem resultados que mostram que ele atingiu seu objetivo pretendido?
  • Aprendizados: o que você teria feito diferente (com base no processo e no resultado o que você aprendeu e que faria diferente? Esta é uma ótima maneira de mostrar o amadurecimento profissional e autocrítica.

Mais benefícios de criar um portfólio online

  • Mais cedo ou mais tarde seu trabalho será encontrado;
  • Ele possibilitará que seu trabalho seja avaliado pelos clientes;
  • Surgirão as primeiras propostas devido ao meio natural de promoção;
  • Seu trabalho poderá ser notado por outros profissionais da área;
  • Você pode ser convidado para fazer parcerias;
  • Surgirão oportunidades de melhorias decorrentes do feedback dos clientes e dos parceiros.
  • Uma hora ou outra você será elogiado pelo seu trabalho (e isso não tem preço!).

Fontes de inspiração: portfólios bem criativos!

Há algumas profissões que dominam a área de portfolios online (como fotógrafos, designers, web designers e publicitários em geral).

Por isso, veja alguns exemplos de portfólios bem criativos que podem servir de inspiração para o seu trabalho.

55_portfolio_online2

Resumo e até logo!

1) Suas fotografias, vídeos, ilustrações e flashes merecem um lugar em que você ganhe maior visibilidade e assim consiga atrair novos clientes: o portfólio online;

2) Com as redes sociais, a oferta de plataformas gratuitas e que oferecem suporte para bons portfólios aumentou e já não é mais preciso pagar caro para criar algo que seja atraente;

3) Existem muitas opções para você pesquisar, e cada uma delas oferece variadas opções de ferramentas: basta você encontrar uma que se adapte;

4) Um portfólio bem elaborado e concebido sob uma perspectiva diferenciada (e até mesmo inusitada), pode se transformar em um passaporte para boas e novas oportunidades profissionais. Por isso, invista na criatividade!

5) A parte mais importante do seu portfólio é a área onde seus trabalhos estão expostos. Por isso, selecione bem quais os projetos irá mostrar. Dê preferência, claro, para os melhores e para aqueles que exigiram muito planejamento, pesquisa, esboços e correções.

E aí, captou a mensagem? Tem alguma outra sugestão de utilização ou outra característica dos portfólios online que deseja acrescentar à discussão? Utilize o espaço dos comentários e contribua para o desenvolvimento de artigos ainda mais úteis para empreendedores como você!

Crie seu portfólio com qualidade, mas estipule um prazo para que esse algo surja de verdade. Perfeição não pode ser um objetivo.

Ah, e se você quiser dar uma olhada nos melhores sites e ferramentas para criar um portfólio online grátis, veja este artigo que preparamos! Até o próximo artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>