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Como atrair clientes na internet e vender muito mais

Vender mais e melhor é o objetivo de toda loja, seja ela física ou virtual. Afinal de contas, se está na chuva tem que se melhor, e nesse caso, é necessário gerar renda para manter o negócio funcionando.

Quando se trata da internet, todos sabem o quanto ela revolucionou a forma como produtos e serviços são expostos, como o consumidor é atendido, e como o relacionamento por aqui funciona. Atrair clientes na internet exige atendimento de qualidade, relacionamento transparente e recursos que encurtem caminhos e facilitem o processo de compra.

Fato é que a internet pode ser uma grande aliada na conquista de novos clientes e na manutenção dos fãs mais fiéis. Descubra neste artigo como vender mais utilizando a internet a seu favor. Com isso, você pode aumentar o faturamento da sua empresa – loja virtual ou mesmo o site institucional.

Vamos lá?

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Atendimento de qualidade, como sempre

A primeira orientação que temos a dar para atrair clientes na internet é (mais uma vez) focar em um atendimento de qualidade. Isso certamente irá chamar mais gente para a sua página.

Sabia que 61% dos compradores preferem bom atendimento a preço baixo? Esse é o resultado de uma pesquisa feita pela revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios.

Para isso, estabeleça horários fixos para atendimento ao cliente (de x hora a y hora, em z dias da semana). Assim, o visitante pode se programar e contar com você na hora e dia certo. E claro, se combinou, cumpra: não adianta nada expor uma disponibilidade se na hora que o cliente precisar não tiver ninguém para atendê-lo.

Seja por telefone, mensagem, chat ou ao vivo, o importante é se mostrar presente, pronto para tirar dúvidas e ajudar o consumidor a resolver o problema dele. Atenção e boa vontade são fundamentais para vender mais on-line.

Atente-se também a incluir números de telefone para atendimento ao cliente em todas as páginas do site, e insira links de contato em várias páginas diferentes. Tenha o cuidado de mencionar quanto tempo vai demorar até o cliente receber uma resposta, para dar ainda mais credibilidade ao processo de compra.

Caso tenha endereço físico, informe ao consumidor na sua página, bem como dados de contato que possibilitem a ele ver que existem pessoas sérias por trás do negócio. Adicione, também, uma seção de avaliação nos produtos, para que compradores reais digam o que pensam e ajudem os novos a escolher. São duas maneiras eficientes para ganhar credibilidade em loja virtual.

Estrutura da plataforma para atrair clientes na internet

Em seu site, deixe as informações bem claras e amplie as possibilidades de visualização. Assim, mais pessoas poderão ver o que você tem a mostrar.

Como? Vamos dar alguns exemplos.

Já parou para pensar quantos sites você já abandonou por perceber que o produto ou serviço não tinha fotos convincentes? Ou simplesmente não tinham fotos? Alguns sites de imobiliárias por exemplo simplesmente optam por incluir registros fotográficos de alguns imóveis, e outros não. É claro que aqueles que possuem uma variedade maior de fotos, com vários ângulos de um imóvel, tem mais chance de despertar o interesse de um futuro inquilino, certo? Pense da mesma forma em seu site: se seu lance é vender produtos, explore ao máximo as fotografias, em frente, verso, com possibilidade de zoom, em um cenário branco e/ou em um cenário próprio de uso do produto. Com serviços, a mesma coisa: vídeos são bem aceitos para demonstrar como aquilo acontece na prática.

O conteúdo também precisa ser detalhado, de forma persuasiva, criativa, sem uso daqueles jargões publicitários como “imperdível”, “compre!”, “adquira já o seu”. Isso já está bem ultrapassado. Use técnicas de redação apropriadas para descrever seus produtos e/ou serviços, e gerencie melhor a produção de conteúdo do seu site com a utilização de ferramentas próprias para isso.

Pense sempre que a tomada de decisão por um produto ou serviço demanda o máximo de informações possíveis e disponíveis ao internauta. Essa transparência dá credibilidade e ajuda o cliente a escolher com segurança.

Invista também em uma navegabilidade dinâmica e intuitiva, que não desanime o internauta a deixar seu site nos primeiros 5 minutos. Para isso, Use procedimentos de navegação básicos, fáceis de seguir.A sugestão é otimizar páginas para melhorar a performance de sua presença na web.

Compatibilidade com celulares e tablets

Ninguém hoje em dia espera estar na frente de um computador para começar a pesquisar aquilo que deseja comprar. Com a facilidade de acesso aos smartphones e tablets, a pesquisa começa ali mesmo, utilizando redes sociais e acessando sites das empresas que oferecem os produtos/serviços em que o consumidor está interessado.

De acordo com indicadores do Google, mais de 50% dos internautas brasileiros usam dispositivos mobile na pesquisa de informações sobre produtos antes de comprar. Se o Google falou tá falado! Por isso, trate de criar ou adaptar seu site de forma 100% responsiva, ou seja, que se adapte à tela de dispositivos móveis e computadores.

O Google costuma jogar “lá pra trás” aqueles sites que não funcionam bem em versão mobile. Ou seja, se o seu não for compatível, nem terá a chance de aplicar as demais dicas que temos para dar.

Variadas formas de pagamento bem visíveis

Por que dificultar a tarefa que mais interessa: o pagamento?

Na mesma velocidade em que os hábitos de consumo aumentam, também crescem as possibilidades de pagamento, e a popularização dos smartphones e tablets fez com que as pessoas busquem formas ainda mais práticas de pagar por produtos e serviços.

Ninguém mais quer andar com muito dinheiro na carteira, e em tempos de crise, todo mundo procura acompanhar os gastos detalhadamente.

Existem empresas especializadas na prestação desses serviços. São operadoras de cartão que trabalham com a venda de máquinas de cartões de crédito e débito, como aquelas que nós vemos no comércio, em que o cliente insere uma senha numérica para confirmar a compra.

Há também opções que utilizam apenas a modalidade “crédito”, e que não precisam necessariamente de uma maquininha, só de um smartphone.

Não perca tempo e disponibilize formas diversificadas de pagamento, como boleto, cartão de crédito, transferência bancária e serviços especializados de pagamento on-line. Desse modo, o consumidor escolhe o meio que for mais conveniente.

Para que seja possível adquirir uma dessas máquinas de cartões (crédito ou débito) ou o serviço via smartphone (apenas crédito), você deve fazer contato com uma operadora. As taxas podem variar de acordo com o número de vendas que você realiza por mês, ou seja, o número de clientes que você atende e paga pelo serviço de maquiagem.

Investimento em garantias para vender mais e atrair clientes na internet

Já parou para pensar que a nova geração de consumidores espera muito mais da sua marca?

Os consumidores querem, cada vez mais, que os produtos tenham uma garantia maior para se certificar de que estão lidando com algo de qualidade, em razão da grande oferta de similares no mercado, com preços muitas vezes pouco diferenciados.

Por isso, diversas lojas e fabricantes têm oferecido a seus clientes uma opção adicional para proteger sua nova aquisição (e seu dinheiro): a chamada garantia estendida. Por valores que partem de 10% do preço do produto final, é possível esticar o tempo em que o eletrônico pode ser reparado sem outros custos por um período que varia entre 1 e 3 anos depois do término da garantia da fábrica — que pode durar de 90 dias a 2 anos, dependendo do caso.

Aproveitando o e-mail para facilitar contatos

Uma outra forma de atrair clientes na internet é incluindo um número de telefone e as redes sociais no texto do e-mail – na assinatura, de preferência.

Dentro da mensagem, inclua links que levem diretamente para páginas do site relacionadas com o tema abordado.

Se o cliente comprou um produto x, que tal oferecer um produto similar por e-mail? Sendo assim, inclua o link específico desse outro produto que você indica.

Aproveite o espaço para explicar todas as alternativas para compra e atendimento, de forma a convencer o leitor a comprar online.

De olho nas cores

Outra questão é estar atento à psicologia das cores para aumentar conversões, vendas e cliques. Dê uma olhada neste artigo e saiba mais sobre o assunto!

Por fim, não esqueça do pós venda para vender mais utilizando a internet

As empresas que fazem um pós-venda de maneira profissional e mantém o relacionamento como moeda de troca para a satisfação de seus clientes sempre estarão na frente.

Invista em conhecer melhor seus clientes, mostrar a eles que se importa com a sua rotina, necessidades e escolhas, e que está sempre perto para ajudar no que for preciso, mesmo após a conclusão da venda.

Uma boa pesquisa de satisfação é capaz de preparar o terreno para uma nova compra. Veja mais aqui.

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Para finalizar

Falamos aqui que:

1) Atrair clientes na internet exige atendimento de qualidade, relacionamento transparente e recursos que encurtem caminhos e facilitem o processo de compra;

2) A popularização dos smartphones e tablets fez com que as pessoas busquem formas ainda mais práticas de pagar por produtos e serviços. Quem está atento à essas transformações já percebeu que incluir várias formas de pagamento em seu site ou loja virtual pode trazer benefícios;

3) Investir em garantias extras e em e-mails de contato atraentes podem fazer seu público se aproximar mais;

4) Por fim, fique de olho na psicologia das cores e nas estratégias de pós venda para atrair ainda mais vendas.

E ai, gostou das dicas? Se tiver alguma outra sugestão ou experiência online que tenha deixado uma boa lição, compartilhe conosco e com nossos leitores através dos comentários. Até o próximo artigo!

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